Em 2022, 151 pessoas morreram em 143 acidentes fatais em Campinas, sendo 76 (50,33%) em vias urbanas e 75 (49,67%) em rodovias no perímetro urbano. O excesso de velocidade e a direção após o consumo de bebida alcoólica responderam por 60% de 130 sinistros fatais analisados.
Os dados foram apresentados ontem (4) pelo coordenador da área de Gestão da Base de Dados da Prefeitura de Campinas, Marcelo Luiz Antônio; e pela representante do Departamento de Vigilância em Saúde da cidade, Ana Paula Crivelaro Ferreira, durante a cerimônia de abertura da campanha Maio Amarelo 2023.
O lema deste ano é “Toda vida importa”. O movimento intersetorial busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. A abertura do movimento foi realizada pelo prefeito Dário Saadi.
Em ato simbólico, flores amarelas foram depositadas em um memorial instalado no Paço Municipal, que lembrou as pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito nas vias urbanas e rodovias no ano passado.
Dos 151 óbitos, 71 (47%) eram motociclistas; 48 (31,8%) eram pedestres; 25 (16,6%) ocupantes de demais veículos; e sete (4,6%) eram ciclistas. Os homens representam 88% (133) das vítimas fatais e as mulheres 12% (18). A faixa etária entre 30 e 59 anos responde por 51,6% dos óbitos.
No evento foram também apresentados números que mostram que os sinistros são a décima causa de morte entre os residentes de Campinas e a primeira causa de morte da população de 15 a 20 anos. “Que as ações do Maio Amarelo sejam utilizadas para fortalecer as políticas públicas voltadas a preservação da vida no trânsito”, disse Ana Paula.
“O número de mortes aceitável sempre será zero. Só uma família que perdeu alguém em um acidente de trânsito sabe o tamanho dessa dor. É papel de todos nós fazer de Campinas uma cidade com o trânsito mais seguro”, disse o prefeito Dário Saadi. “Importante destacar que nos 18 pontos onde novos radares foram instalados, apenas uma morte foi registrada. É realmente um avanço e uma evidência de que, apesar de serem uma medida impopular, os equipamentos de fiscalização salvam vidas”, ressaltou.
Fiscalização e Educação
As ações de engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito realizadas pelo município para reduzir sinistros ao longo de 2022 foram apresentadas pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.
Entre elas, indicou Riverete, estão as intervenções realizadas em 50 pontos críticos para acidentalidade, incluindo reforço de sinalização e obras de geometria.
Um dos destaques foi o resultado obtido na Avenida John Boyd Dunlop, que passou de 13 vítimas de acidentes de trânsito em 2021 para oito em 2022, redução observada durante o período da campanha de segurança viária “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, lançada em 2022.
“Os dados mostram que o município conseguiu reduzir os óbitos, no eixo urbano, de motociclistas, ciclistas e ocupantes dos demais veículos. Ainda assim, nas vias urbanas e rodovias, foram 151 mortes, que poderiam ter sido evitadas. A diferença de um minuto para chegar ao destino, não vale o preço de uma vida”, enfatizou Riverete.
Riverete também anunciou o compromisso de apresentar à população o Plano de Segurança Viária de Campinas, que busca reduzir pela metade a taxa de mortes no trânsito até 2030.
Programação Maio Amarelo
Entre as intervenções urbanas do Maio Amarelo 2023 estão a iluminação de prédios públicos; a instalação de laços amarelos iluminados em diversos pontos da cidade; e a pintura de silhuetas representando corpos em pontos onde ocorreram acidentes fatais.
A programação conta ainda com palestras e dicas de segurança viária, comandadas pelo piloto de testes Cesar Urnhani, apresentador do Programa Autoesporte. Nas redes sociais da Prefeitura e da Emdec, Urnhani também protagoniza uma série de vídeos que convidam a sociedade a participar do movimento. No eixo de fiscalização, está previsto um treinamento sobre abordagens de alcoolemia, voltado às forças de segurança.
“Os pedestres receberão orientações sobre travessias seguras em cruzamentos com alta acidentalidade. Motociclistas serão orientados em blitze educativas e por meio de um workshop sobre condução preventiva. Os ciclistas poderão participar de oficinas educativas na região do Taquaral e de um passeio ciclístico no Campo Grande”, detalhou a Administração Municipal.
Também estão previstas blitze da campanha “Beber e dirigir pode matar” em bares da cidade; simulação de ponto cego para motoristas do transporte público coletivo; e um simulado de atendimento às vítimas de trânsito. A programação completa, com as respectivas datas e locais, pode ser consultada no hotsite do Movimento, no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que simboliza atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.
Além da Emdec e da Secretaria de Transportes, o Movimento Maio Amarelo envolve o Comitê de Análises de Acidentes do Programa Vida No Trânsito; a Secretaria de Saúde; as Ligas do Trauma Puccamp e da Unicamp; e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global.