Campinas sedia a partir desta terça-feira (29) a 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social, promovida pela Fundação Feac, com uma programação totalmente gratuita. A abertura contará com a aula magna de Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, na Colômbia, referência mundial em urbanismo social e reconhecido por ter promovido uma grande transformação positiva na cidade, dando protagonismo aos moradores.
O evento será a partir das 18h30, no Auditório 1 do campus 1 da PUC-Campinas, com capacidade para receber até 390 pessoas.
Jornalista, consultor e professor de Gestão Pública, Melguizo foi uma figura central na transformação de Medellín, que abandonou o estigma de uma das cidades mais violentas dos anos 1990 para se tornar uma metrópole vibrante, segura e voltada para as pessoas. Seu trabalho foi fundamentado no desenvolvimento através da educação e da cultura, com destaque para os parques-bibliotecas, que desempenharam um papel crucial nessa transformação urbana e social.
Melguizo adianta que mostrará as principais razões para ter reduzido a taxa de mortes violentas em 96,7%, por meio de ações urbanas, sociais, educacionais e culturais e mostrará os sucessos e fracassos dessa experiência, que podem servir de referência para muitas cidades do Brasil. “Falarei sobre a gestão pública e as parcerias público-privadas-comunitárias como uma das chaves para a sustentabilidade ao longo do tempo, apesar das mudanças nas equipes de gestão nas províncias e das mudanças nos partidos políticos no governo da cidade”.
“É grande a expectativa para a aula magna do Jorge Melguizo nesta primeira edição da Semana de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social, mas podemos garantir que nos próximos dias, as discussões também são muito interessantes e necessárias, afinal as mudanças climáticas são um alerta de que é preciso agir com maior agilidade para buscar soluções para a população que vive em situação de vulnerabilidade e é ainda mais afetada por esses desafios, que não são só ambientais”, ressalta José Roberto Dalbem, diretor executivo da Fundação FEAC
Com o tema “Transformação Territorial e Desenvolvimento Social”, a 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social acontece justamente no período em que é comemorado o Dia Mundial das Cidades (31/10).
A programação se estenderá até sexta-feira, 1º de novembro, contando com a parceria da PUC-Campinas, Unicamp, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e a Associação Somos Mais.
O principal objetivo é discutir estratégias e iniciativas teóricas e práticas que possam fortalecer o desenvolvimento territorial e a transformação social, impactando positivamente as comunidades locais.
A iniciativa marca a expansão da atuação da Fundação FEAC, que busca potencializar seu impacto e atuar como motor da transformação social, agregando ainda mais intensamente em sua estratégia de combate às vulnerabilidades a perspectiva do desenvolvimento territorial.
Na quarta, 30, e na quinta-feira, 31, a programação inclui mesas de discussão com temas voltados para o combate às vulnerabilidades sociais, inclusão produtiva, prevenção de desastres, tecnologias sociais e o papel do setor empresarial no desenvolvimento territorial. O evento contará com a participação de especialistas e instituições renomadas, inclusive da PUC-Campinas e da Unicamp, que serão sede desses encontros.
Serão três mesas a cada dia, sempre nos períodos da tarde e da noite, na Unicamp e na PUC-Campinas, em espaços com capacidade para até 100 pessoas por atividade.
Na sexta-feira, 1º de novembro, os interessados poderão participar de uma visita técnica na região dos Amarais, onde a Fundação Feac realiza o projeto Desenvolve Amarais, visando a transformação positiva da área.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site https://feac.org.br/semana-territorial/.