Em razão da grande procura proporcionada pelos moradores de Campinas e região, a Serasa decidiu prorrogar por mais uma semana a permanência do caminhão da empresa no centro da cidade. Entre terça e quinta-feira últimas, 1.486 pessoas receberam atendimento e formaram grandes filas no Largo da Catedral, a maioria delas interessada em renegociar presencialmente suas dívidas.
Dessa forma, o atendimento que estava previsto para se encerrar às 13h deste sábado, 9 de setembro, será retomado na terça-feira, dia 12, às 9h, no mesmo local – estendendo-se até dia o dia 16 de setembro (sábado).
Campinas é a única cidade incluída em um roteiro que só contempla capitais. No município, segundo a Serasa, a inadimplência atinge mais de 434 mil pessoas. Em média, cada devedor de Campinas tem cerca de R$ 6,1 mil em débitos.
Considerando toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), são 1,1 milhão de inadimplentes e R$ 4,4 milhões em dívidas
“Já passamos por quatro capitais e percebemos que a procura em Campinas está muito acima da média, inclusive com filas no feriado de 7 de setembro”, explica Amanda Castro, gerente da Serasa.
Além da renegociação de dívidas, motivo de maior interesse da população, a unidade móvel que está percorrendo o Brasil de Sul a Norte oferece também a possibilidade de consultar a pontuação de crédito (Score), solicitar empréstimo e cartões de crédito e aprender a monitorar seus dados pessoais.
Alerta de golpes
Como sempre ocorre quando há alta procura, também aumenta o número de golpes. Criminosos utilizam, principalmente, aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites falsos para oferecer acordos fictícios e descontos apelativos justamente para chamar a atenção do usuário.
Por isso, alerta a Serasa, é fundamental que os consumidores verifiquem a veracidade do canal e contato pelo qual estão negociando.
“Além do prejuízo financeiro ao pagar um boleto falso, há um impacto emocional gerado pela frustração de cair em um golpe”, comenta a gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa, Patricia Camillo. Para garantir uma experiência segura, a Serasa adota uma série de medidas preventivas e disponibiliza uma ferramenta que ajuda na identificação de boletos e códigos Pix falsos, chamada Validador de Boletos e Chaves Pix, que pode ser acessada gratuitamente no aplicativo e no site oficial da Serasa.
Confira três dicas básicas para evitar golpes ao negociar uma dívida:
♦ Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas
♦ Aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos. Muitas vezes, os consumidores podem receber mensagens com um boleto (semelhante a um original) pronto para o pagamento. Antes de pagar, revise todas as informações, inclusive, sobre o beneficiário indicado.
♦ Se ainda tiver dúvidas sobre a veracidade do boleto ou chave Pix, utilize o Validador de Boletos e Chaves Pix da Serasa.
Na dúvida, não clique
Algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios e descontos, entre outros. Se receber mensagens atrativas como “Sua fatura do mês chegou” ou “Temos uma oferta imperdível”, enviada por números ou perfis desconhecidos, desconfie antes de fazer qualquer operação.
Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação
O furto de dados pessoais pode começar com promoções tentadoras em telas falsas, que simulam sites reais. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico:
♦ possuir o “https” no endereço do site (URL)
♦ ter cadeado na barra de navegação
♦ conter a inscrição de “site seguro” (se não encontrar, desconfie!)
Canais digitais
Além do atendimento presencial no caminhão da Serasa, os consumidores também podem fazer suas negociações e acessar outros serviços por meio dos canais oficiais:
Site: https://www.serasa.com.br/
App Serasa no Google Play e App Store
No WhatsApp pelo número: (11) 99575–2096