31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Campinas vira palco para festival de múltiplas linguagens artísticas

CRIE como quem LUTA - 2ª edição tem atrações do circo, dança, música e teatro em diversos espaços da cidade, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro

Redação Por Redação
21 de agosto de 2023
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Campinas vira palco para festival de múltiplas linguagens artísticas

Parte da equipe majoritariamente feminina do Festival. Foto: Nina Pires/Divulgação

Campinas recebe entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro o “Festival CRIE como quem LUTA – 2ª edição”, que conta com 10 atrações nas linguagens do circo, dança, fotografia, música, teatro e vídeo e é majoritariamente idealizado, produzido e apresentado por mulheres. Entre as convidadas desta edição estão Socorro Lira (música), Vulcanica Pokaropa (circo), Silvia Kamyla (dança) e Lilly Baniwa (teatro).

O festival ocupará diversos espaços, todos de fácil acesso e localizados na região central de Campinas, a maioria com entrada gratuita. Haverá apresentações no Largo do Rosário, SESI – Campinas, Sesc Campinas, Sala dos Toninhos e Teatro Castro Mendes.

Esta 2ª edição, idealizada e produzida pelo coletivo Caju Cultura (formado pelas produtoras Cassiane Tomilhero, Cristiane Taguchi, Júlia Conterno, Juliana Kaneto e Juliana Saravali), celebra a forma coletiva e integral com a qual o coletivo idealiza e executa seus projetos artísticos, reunindo nesta edição 34 mulheres na cena e também nos bastidores.

“A experiência do Festival CRIE como quem LUTA reafirma para nós uma maneira de trabalhar que a gente quer manter: uma forma coletiva, com equipes cada vez mais compostas por mulheres em toda sua diversidade, com valorização de todas as áreas, não só a artística, e em diálogo com as questões políticas de nosso tempo”, explica Júlia Conterno, integrante do coletivo Caju Cultura.

Além das atrações convidadas, o Festival CRIE como quem LUTA – 2ª edição abriu espaço para as artistas (do circo, da dança, da música e do teatro) da Região Metropolitana de Campinas por meio de uma convocatória para uma residência artística, recebendo a inscrição de 56 mulheres.

Lilly Baniwa. Foto: Cauã Borari/Divulgação

Oito foram selecionadas, sendo duas de cada uma das linguagens. Elas mergulharam na temática “Luta – as dores e as delícias que habitam seus corpos no mundo” e criaram coletivamente, com o apoio do festival, cenas que compõem um espetáculo que será apresentado no dia 3 de setembro às 19h no Teatro Castro Mendes.

A montagem foi concebida a partir das trocas entre as artistas durante o mês de agosto, com orientação artística de Cristiane Taguchi. Integram o elenco:  Ana Person (música), Ayumi Hanada (dança),  Bia Paias (dança), Caroline Novaes (teatro), Giovanna Zottis (circo), Isadora Ifanger (teatro), Luciene Bafa (circo) e Renata Alves (música).

O Festival CRIE como quem LUTA – 2ª edição é patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

 

Debate abre o festival

A abertura do Festival é um convite à reflexão por meio do Debate Gestão Cultural e Direitos Humanos, que será realizado no formato on-line, transmitido pelo canal de YouTube da Caju Cultura no dia 29 de agosto às 19h.

A atividade é direcionada aos trabalhadores da cultura, artistas, produtoras, gestoras culturais e pessoas interessadas na discussão sobre direitos humanos e culturais, com o objetivo de repensar e atualizar as práticas cotidianas enquanto trabalhadoras e trabalhadores da cultura.

O debate contará com as participações das pesquisadoras Dulci Lima (Brasil) e Romina Bianchini (Argentina) que foram convidadas a compartilhar teorias e práticas antidiscriminatórias no campo da cultura.

Vulcanica Pokaropa. Foto: Nina Pires/Divulgação

 

Largo do Rosário

O Largo do Rosário será palco para o espetáculo circense Tarântula Transita, com Vulcanica Pokaropa, que será apresentado no dia 30/08, às 16h. Tarântula Transita é uma fábula sobre sonhos, onde quatros amigas passam por adversidades e conflitos para chegar na tão sonhada ascensão que desejam e para isso vão precisar da ajuda do público.

A história é contada através da comicidade, bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos, trazendo o público para um universo lúdico.

A história do espetáculo é baseada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, que aconteceu no final da ditadura militar no Brasil e tensiona essa realidade que está no passado, mas que se faz tão presente.

A concepção, atuação, texto, direção de arte e produção é de Vulcanica Pokaropa, travesti formada em Fotografia, Mestra em teatro pela UDESC, Doutoranda em Artes pela UNESP. Sua pesquisa aborda a presença de pessoas transexuais, travestis e não bináries no Teatro, Performance e Circo.Ela integra a Cia Fundo Mundo de Circo formada exclusivamente por pessoas Trans. É performer, poeta, artista plástica e visual, além de produtora cultural. A direção do espetáculo é de Cibele Mateus que assina também, ao lado de Vulcanica, a criação dramatúrgica do espetáculo, que contou também com a provocação em comicidade de Karla Concá.

Socorro Lira. Foto: Patrícia Ribeiro/Divulgação

Teatro SESI Amoreiras

A poeta, compositora, intérprete, instrumentista e produtora cultural Socorro Lira apresenta o repertório de seu 15º álbum, Dharma, no teatro SESI Amoreiras no dia 31/08 às 20h. Dharma celebra seus 22 anos de carreira na música e conta com 12 canções compostas em parceria e com participações especiais de Ana Costa, Chico César, Jorge Ribbas, Ná Ozzetti, Ricardo Vignini, Swami Jr. e Zélia Duncan. Os arranjos e a direção musical são de Jorge Ribbas e Ricardo Vignini.

Socorro Lira nasceu no Estado da Paraíba, Nordeste brasileiro, e vive em São Paulo, capital, desde 2004. Formada em Psicologia Social, dedica-se à música desde 2001. Compositora, cantora, escritora e produtora cultural, sua discografia inclui 14 álbuns, 1 DVD e 3 singles e está disponível nas plataformas digitais.

Foi premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira. Seu trabalho tem sido plataforma para vários projetos que reivindicam espaço para expressão das vozes das mulheres, como no CD Cantos à beira-mar (2019) onde ela dá voz à poesia da primeira romancista brasileira, Maria Firmina dos Reis e o álbum Noturno, sobre poemas da escritora paulista Ruth Guimarães (2022).

Este show conta com intérprete em libras e o local é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Silvia Kamyla. Foto: Gabe Diniz/Divulgação

 

Sesc Campinas

As atrações de dança do Festival CRIE como quem LUTA serão realizadas no Sesc Campinas. No dia 1º de setembro, a bailarina Silvia Kamyla apresenta a intervenção de dança urbana solo “Uma andorinha só não faz verão” às 19h30 no Teatro de Arena do Sesc Campinas.

A performance retrata um momento conflituoso vivido por Silvia Kamyla, como parte da comunidade LGBT e aborda sentimentos como solidão e o medo, sensação de fragilidade diante das violência sofridas por ela e pessoas em sua volta, amigos sequestrados e machucados.

Depois da intervenção, a programação segue no mesmo local com a Batalha-Show: Diálogos Dançantes Improvisados. Silvia Kamyla irá dividir o palco com artistas da dança de Campinas: Hyorrana Lopes, B.Girl Marininha, Paloma Rodrigues e com a DJ Glenda Godoy e a MC Gi Sartori. Serão diálogos dançantes improvisados. O local é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda no Sesc Campinas, Silvia Kamyla realiza no dia 3 de setembro às 11h a oficina “Dança urbana em cena” para pessoas acima de 18 anos. A proposta é possibilitar o encontro das vertentes urbanas (vindas das comunidades latina, afro, americanas e seus fatores políticos e sociais), com a arte cênica que transforma o corpo urbano em objeto performático. Durante a oficina, serão experimentados modos de criação através de estímulos como questionamentos, pesquisa de movimento, reflexões, objetos e imagens.

As idealizadoras do Caju Cultural. Foto: Nina Pires/Divulgação

 

Sala dos Toninhos

A performance “Ser-huma-nós” que tem criação, direção e atuação de Lilly Baniwa será apresentada no dia 2 de setembro às 20h na Sala dos Toninhos. Nesta performance, a atriz, diretora, performer, ativista indígena, artista-pesquisadora une e resgata as memórias ancestrais contadas por mulheres indígenas.

Lilly Baniwa é uma mulher Indígena do Povo Baniwa, nascida na Comunidade Nazaré do Rio Içana no Noroeste Amazônico, próximo ao município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Saiu da aldeia quando tinha 13 anos para estudar.

 

Teatro Castro Mendes 

O encerramento do Festival será no Teatro Castro Mendes no dia 3 de setembro, onde serão realizadas três atividades da programação. No saguão do teatro, a partir das 18h, o público poderá conferir uma exposição fotográfica que reúne imagens registradas pelas integrantes (artistas, equipe técnica, de produção, administração e comunicação) do festival a partir de um programa performativo, com instruções em comum, desenvolvido por elas durante o festival.

A partir das 19h, serão exibidos os quatro episódios da websérie CRIE como quem LUTA, produzida a partir das captações de imagens feitas por Nina Pires dos quatro números artísticos criados na primeira edição do evento, em 2021.

Logo na sequência, o público poderá conferir o resultado da residência artística realizada na 2ª edição do festival com Ana Person, Ayumi Hanada, Bia Paias, Caroline Novaes, Giovanna Zottis, Isadora Ifanger, Luciene Bafa e Renata Alves. A produção executiva é de Quesia Botelho. Esta apresentação conta com intérprete em libras e o local é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Tags: apresentaçõesCampinascoletivo cajuespaçosFestival CRIE como quem LUTAgratuitasgratuitomulheres
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Obeijú: Feijoada no ponto certo para um sábado sem pressa
Arte e Lazer

Obeijú: Feijoada no ponto certo para um sábado sem pressa

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Curta-metragem musical ‘Não Me Olha’ estreia no MIS Campinas com entrada gratuita
Arte e Lazer

Curta-metragem musical ‘Não Me Olha’ estreia no MIS Campinas com entrada gratuita

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Coletivo NEx.Arte apresenta espetáculo infantil em Campinas

Coletivo NEx.Arte apresenta espetáculo infantil em Campinas

29 de janeiro de 2026
Formatura de palhaços leva no sábado espetáculo gratuito à Pista de Skate do Nóbrega

Formatura de palhaços leva no sábado espetáculo gratuito à Pista de Skate do Nóbrega

29 de janeiro de 2026
Sinfônica de Campinas retoma apresentações com concertos gratuitos que marcam despedida de Carlos Prazeres

Sinfônica de Campinas retoma apresentações com concertos gratuitos que marcam despedida de Carlos Prazeres

28 de janeiro de 2026
Zeca Pagodinho

Festival Repique volta à região com Zeca Pagodinho

27 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.