A DPaschoal, empresa com DNA campineiro e muito identificada com a cidade em que construiu sua longeva história, está escrevendo um novo capítulo de seu livro. O grupo Stellantis, controlador de marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, anunciou nesta sexta-feira (19), em Campinas, a aquisição de 70% da Comercial Automotiva, dona da DPaschoal.
A transação estava desde julho de 2023 sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão público brasileiro responsável por analisar e fiscalizar as atividades de fusão e aquisição de empresas, sob a ótica da livre concorrência e da competitividade. Por estar em ‘período de silêncio’, o valor do negócio não foi revelado pelos executivos da Stellantis, durante a coletiva com a imprensa.
A história da DPaschoal remonta aos anos 40 em Campinas.
Donato Paschoal, o patriarca, inaugura em 1949 na Avenida Campos Salles, 708, a DPaschoal & Cia Limitada, apresentando o nome fantasia de Casa dos Pneus. Inicialmente, a empresa tinha como sócios Donato e sua esposa, Marcelina. Alguns meses depois, Donato convida os irmãos Orlando e Waldemar para entrar na sociedade.
Nestes mais de 70 anos, a empresa se modernizou e se tornou uma companhia admirada não só pela rede de atendimento, mas também por conduzir as operações baseadas em princípios de governança e em respeito ao meio ambiente. A Dpaschoal é uma das principais apoiadoras da educação no Brasil.
Como fica agora?
O empresário Luis Norberto Pascoal, então dono do grupo, ficará com os 30% restantes do negócio e seguirá como vice-presidente do Conselho de Administração. A Comercial Automotiva (DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, dentre outras) é uma empresa familiar fundada em 1949 em Campinas, que já contou com três gerações, e que presta serviços automotivos especializados nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas.
Presidente da Stellantis na América do Sul, o italiano Emanuele Cappellano afirmou que a aquisição da DPaschoal foi um “um passo coerente” que se soma à recente aquisição da Norauto, na Argentina – empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos.
“Tenho a maior convicção de essa aquisição vai trazer o máximo para a Stellantis como também para DPaschoal, que é uma empresa com capacidade de olhar para o futuro, e possui um DNA inovador”, avaliou o executivo.
Em números, a DPaschoal encerrou 2023 com o faturamento de R$ 2,6 bilhões. Atualmente são mais de 120 lojas próprias que trabalham com reposição de peças de fabricantes independentes e de reposição (IAM) – que responde a 80% do setor no Brasil.
A aquisição mira justamente um mercado que movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil (e de mais de R$ 90 bilhões na América do Sul), que é o de manutenção de veículos com quatro anos ou mais de existência.
“Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, explica Paulo Solti, vice-presidente de peças e serviços da Stellantis América do Sul.
A marca DPaschoal não será alterada, e Solti garante que irá trabalhar no reforço da imagem.
“Queremos ampliar nossa cobertura territorial, hoje mais presente no Sul e Sudeste, e muito apoiado na parceria que já existe com as nossas concessionárias. Nosso foco também é ser número um da satisfação dos clientes, em todas as pontas”, completou.
Futuro positivo
O acordo comercial selado com o grupo Stellantis veio após 13 meses de conversas, e significou um presente na carreira de Luis Norberto Pascoal, que neste sábado completa 77 anos. “Eles estão cometendo um erro nessa apresentação dizendo que compraram 70%. Eu comprei 30% para DPaschoal se tornar sócia”, brincou Pascoal.
“Eu fiquei feliz porque era tudo o que eu queria. A gente vem procurando parceiro internacional para expandir a rede, algo que eu não estava tendo mais condição de fazer, pois é um desafio enorme”, argumenta.
“A gente tem as plataformas, os sistemas eletrônicos, mas precisava de mais energia. A Stellantis trouxe essa equipe que precisa fazer uma evolução no grupo, e fomos escolhidos para somar as competências nas nossas plataformas de serviço”, completa Pascoal.
Luis Norberto revelou que a DPachoal já não tinha mais capacidade econômica para abrir franqueados, e com a transação, dará mais força para o comprador de carros Stellantis ter certeza que ele terá um carro com 10 anos e ter serviço de qualidade mesmo fora da garantia.
Ele também destacou que o grupo injetará recursos na Fundação Educar, uma organização sem fins lucrativos mantida pela DPaschoal, que desde 1989 incentiva projetos em diversas áreas da cidadania, valorizando o protagonismo jovem e colocando a educação em evidência.
“A Fundação Educar vai receber mais aporte da Stellantis. Nós queremos convidar outros empresários da cidade para remontar o projeto Vida Melhor, para ajudar a cidade a enfrentar esses desafios que estamos vivendo muito seriamente esse ano”, finalizou Luis Norberto.
Perfil dos dois grupos
A Comercial Automotiva/DPaschoal é uma das mais tradicionais empresas de serviços automotivos do País. Atua no setor automotivo desde 1949 e concentra suas atividades na prestação de serviços automotivos especializados e na revenda e distribuição de pneus e peças multimarcas.
Conta com mais de 120 lojas próprias, localizadas em oito estados, e oferece produtos e serviços nos segmentos de veículos leves, pesados e agrícolas, além dos 28 centros de distribuição de pneus e peças, com atuação em todo o território nacional. Trabalhando com a multicanalidade, a DPaschoal oferece diversas plataformas para atender os diferentes tipos de clientes e parceiros, com propostas B2B e B2C, atuando em e-commerce e lojas físicas.
Sua gama de produtos e serviços multimarcas, abrangem um portfólio vasto de peças automotivas, pneus, óleos e filtros, acessórios, além de som e multimídia.
A história da empresa é marcada pelo pioneirismo em diversas áreas. Em 1986, por exemplo, a DPaschoal criou o primeiro curso de mecânica básica para mulheres. Contrariando a ideia de que oficina mecânica não é “coisa de mulher”, o curso buscou contribuir para a inclusão das mulheres nos assuntos automotivos, compartilhando conhecimentos teóricos e práticos sobre os cuidados com o carro, dicas de segurança e manutenção, avaliação dos itens para saber a hora certa de trocar e muito mais.
Em 2007 foi criado o programa Economia Verde que visa a conscientização e a redução do impacto ambiental gerado pelo descarte de produtos. Através de ferramentas de diagnose que medem e testam a vida útil dos componentes do veículo, a troca dos produtos só é feita se realmente for necessário.
Além de atuar no setor automotivo, a DPaschoal estruturou ao seu redor diversos negócios em diferentes segmentos com base em seus princípios e valores. As empresas que compõem o bloco adquirido pela Stellantis atendem às áreas de Automotivo, Educação e Capacitação, além de Tecnologia e Inovação.
A Stellantis
O grupo Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de obilidade do mundo. Suas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.
Impulsionados pela diversidade, aspiramos ser, cada vez mais, uma empresa de mobilidade sustentável.
Siga o Hora Campinas nas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook, WhatsApp e LinkedIn)