PUBLICIDADE
20 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Carro por assinatura: um novo hábito de consumo

Walmando Fernandes Por Walmando Fernandes
2 de setembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Carro por assinatura: um novo hábito de consumo

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo notificou mais um bloco de devedores do IPVA 2021. Desta vez, foram notificados 1.850.395 proprietários de veículos, totalizando cerca de R$ 1,7 bilhão em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram notificados 151.088 contribuintes, que juntos, devem R$ 134.180.309,85.

O comportamento do consumidor vem mudando junto com as transformações do mundo moderno. Prova disso é o crescimento nos últimos anos, e evidenciado com a pandemia, do conceito on demand. Essa forma de consumo oferece ao cliente a liberdade de escolher aquilo que melhor lhe convém. Exemplos clássicos são as plataformas de streaming de filmes e séries, que permitem ao usuário selecionar o que assistir, quando e quantas vezes quiser. Ou seja, nesse modelo, ele precisa apenas escolher uma plataforma e assinar o serviço. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que 58% dos usuários de internet assistiram mais vídeos e TV on-line em streaming pago durante o isolamento.

O carro por assinatura é outra modalidade de serviço que tem crescido em ritmo acelerado dentro desse conceito sob demanda.

Levantamento feito pela Similarweb, empresa que fornece inteligência de mercado por meio de análises e monitoramento de comportamento on-line, mostra um total de 91,5 mil visitas em sites de buscas por esse assunto entre janeiro e maio desse ano. Um aumento de 457,9% se comparado ao mesmo período de 2020.

O mesmo estudo aponta que se trata de um novo hábito de consumo no Brasil. A modalidade de assinatura anual cresceu 135% nas buscas, quando comparada com o mesmo período de 2020.

O estudo indica que as pessoas estão interessadas em contratos de longo prazo e que o carro começa a ser percebido como serviço e não mais como um bem material.

Outra pesquisa, realizada pela Deloitte, aponta que 56% dos brasileiros das gerações Y e Z acreditam que é dispensável comprar um carro no futuro. Assim, o automóvel visto como um serviço tem se tornado tendência, acelerada pela pandemia de Covid 19 e por novas gerações que têm uma percepção maior sobre o uso e não a posse.

Esse é um movimento captado por grandes empresas e pelas principais montadoras, que estão investindo nesse modelo de aluguel de carros a médio e longo prazos – por 1, 2 ou 3 anos. Esse tipo de serviço permite que a pessoa tenha maior independência, flexibilidade, conveniência e praticidade, uma vez que só precisa se preocupar em abastecer o veículo escolhido, pois todas as burocracias, tarefas administrativas e consertos ficam a cargo da empresa.

Além da praticidade, os planos de longo período, que duram por 12, 18 ou 24 meses, podem custar até 6% menos que a aquisição de um veículo zero quilômetro à vista e ser até 24% mais baratos em caso de compras financiadas em 12 meses. Isso sem considerar impostos, taxas e depreciação do veículo, que surgem assim que o automóvel sai da concessionária.

Portanto, o serviço de assinatura é uma grande tendência para os próximos anos.

Acredito que é um comportamento que veio para ficar, baseado em uma visão moderna de consumo. Um modelo que traz praticidade, velocidade e flexibilidade para focar em atividades fins ou mesmo para gastar mais tempo com lazer. Aliás, o tempo é o nosso bem mais precioso nesse mundo que gira 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas

Tags: carro por assinaturacolunistascomportamentoConexão SeguroconsumoEconomiaHora Campinason demandtendênciaWalmando Fernandes
CompartilheCompartilheEnviar
Walmando Fernandes

Walmando Fernandes

Conexão Seguro

Notícias Relacionadas

Bebê reborn e sanidade mental – por Thiago Pontes
Colunistas

Bebê reborn e sanidade mental – por Thiago Pontes

Por Thiago Pontes
20 de maio de 2025

...

Condições do imóvel para devolução ao locador – por Renato Ferraz Sampaio Savy
Colunistas

Condições do imóvel para devolução ao locador – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Por Renato Savy
20 de maio de 2025

...

Para não esquecer: o impacto da pandemia de Covid-19 na Atenção Básica à Saúde – por Carmino de Souza

Para não esquecer: o impacto da pandemia de Covid-19 na Atenção Básica à Saúde – por Carmino de Souza

19 de maio de 2025
Que tal ser parte da mudança que queremos ver no mundo? – por Luis Norberto Pascoal

Que tal ser parte da mudança que queremos ver no mundo? – por Luis Norberto Pascoal

16 de maio de 2025
Conferência Nacional do Meio Ambiente reiterou desafios – por José Pedro Martins

Conferência Nacional do Meio Ambiente reiterou desafios – por José Pedro Martins

14 de maio de 2025
Você tem tido motivos para sorrir? – por Thiago Pontes

Você tem tido motivos para sorrir? – por Thiago Pontes

13 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Há 43 anos, Ponte Preta goleava Seleção de El Salvador em amistoso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morte de ciclista na RMC gera debate público sobre bikes em rodovias

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia apreende 241 kg de cocaína e prende homem por tráfico em rodovia da região

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.