17 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Carro por assinatura: um novo hábito de consumo

Walmando Fernandes Por Walmando Fernandes
2 de setembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 2 mins
A A
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo notificou mais um bloco de devedores do IPVA 2021. Desta vez, foram notificados 1.850.395 proprietários de veículos, totalizando cerca de R$ 1,7 bilhão em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram notificados 151.088 contribuintes, que juntos, devem R$ 134.180.309,85.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo notificou mais um bloco de devedores do IPVA 2021. Desta vez, foram notificados 1.850.395 proprietários de veículos, totalizando cerca de R$ 1,7 bilhão em todo o Estado. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram notificados 151.088 contribuintes, que juntos, devem R$ 134.180.309,85.

O comportamento do consumidor vem mudando junto com as transformações do mundo moderno. Prova disso é o crescimento nos últimos anos, e evidenciado com a pandemia, do conceito on demand. Essa forma de consumo oferece ao cliente a liberdade de escolher aquilo que melhor lhe convém. Exemplos clássicos são as plataformas de streaming de filmes e séries, que permitem ao usuário selecionar o que assistir, quando e quantas vezes quiser. Ou seja, nesse modelo, ele precisa apenas escolher uma plataforma e assinar o serviço. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que 58% dos usuários de internet assistiram mais vídeos e TV on-line em streaming pago durante o isolamento.

O carro por assinatura é outra modalidade de serviço que tem crescido em ritmo acelerado dentro desse conceito sob demanda.

Levantamento feito pela Similarweb, empresa que fornece inteligência de mercado por meio de análises e monitoramento de comportamento on-line, mostra um total de 91,5 mil visitas em sites de buscas por esse assunto entre janeiro e maio desse ano. Um aumento de 457,9% se comparado ao mesmo período de 2020.

O mesmo estudo aponta que se trata de um novo hábito de consumo no Brasil. A modalidade de assinatura anual cresceu 135% nas buscas, quando comparada com o mesmo período de 2020.

O estudo indica que as pessoas estão interessadas em contratos de longo prazo e que o carro começa a ser percebido como serviço e não mais como um bem material.

Outra pesquisa, realizada pela Deloitte, aponta que 56% dos brasileiros das gerações Y e Z acreditam que é dispensável comprar um carro no futuro. Assim, o automóvel visto como um serviço tem se tornado tendência, acelerada pela pandemia de Covid 19 e por novas gerações que têm uma percepção maior sobre o uso e não a posse.

Esse é um movimento captado por grandes empresas e pelas principais montadoras, que estão investindo nesse modelo de aluguel de carros a médio e longo prazos – por 1, 2 ou 3 anos. Esse tipo de serviço permite que a pessoa tenha maior independência, flexibilidade, conveniência e praticidade, uma vez que só precisa se preocupar em abastecer o veículo escolhido, pois todas as burocracias, tarefas administrativas e consertos ficam a cargo da empresa.

Além da praticidade, os planos de longo período, que duram por 12, 18 ou 24 meses, podem custar até 6% menos que a aquisição de um veículo zero quilômetro à vista e ser até 24% mais baratos em caso de compras financiadas em 12 meses. Isso sem considerar impostos, taxas e depreciação do veículo, que surgem assim que o automóvel sai da concessionária.

Portanto, o serviço de assinatura é uma grande tendência para os próximos anos.

Acredito que é um comportamento que veio para ficar, baseado em uma visão moderna de consumo. Um modelo que traz praticidade, velocidade e flexibilidade para focar em atividades fins ou mesmo para gastar mais tempo com lazer. Aliás, o tempo é o nosso bem mais precioso nesse mundo que gira 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas

Tags: carro por assinaturacolunistascomportamentoConexão SeguroconsumoEconomiaHora Campinason demandtendênciaWalmando Fernandes
CompartilheCompartilheEnviar
Walmando Fernandes

Walmando Fernandes

Conexão Seguro

Notícias Relacionadas

Urna eletrônica: candidatos estão com campanhas nas ruas - Foto: Antonio Augusto/TSE

Divertindo-se com os chatos – por Carlos Brickmann

17 de agosto de 2022
Foto: Freepik

Da máscara de tecido para a máscara social – por Thiago Pontes

15 de agosto de 2022
Foto: Freepik

A essencialidade no tratamento do câncer – por Carmino de Souza

15 de agosto de 2022

O dia seguinte – por Carlos Brickmann

14 de agosto de 2022
Dia dos Pais: dicas de presentes e surpresas para celebrar a data em grande estilo - Foto: Freepik

Dia dos Pais, celebre em grande estilo! – por Daniela Nucci

13 de agosto de 2022

Consórcio: autofinanciamento e opção mais barata – por Walmando Fernandes

11 de agosto de 2022






  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • Loja interditada também apresentava condições precárias de higiene. Foto: Divulgação

    Loja de cosmético no Centro de Campinas é interditada pela Vigilância

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Com redução de preços pela metade, Ponte inicia venda de ingressos para o Dérbi 204

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Lula inicia campanha em frente à fábrica da Volkswagen

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Varredura apura corrupção contra Zé Carlos, presidente da Câmara

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Coalizão pelo Impacto é lançada em Campinas para atrair inovação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist