O comportamento do consumidor vem mudando junto com as transformações do mundo moderno. Prova disso é o crescimento nos últimos anos, e evidenciado com a pandemia, do conceito on demand. Essa forma de consumo oferece ao cliente a liberdade de escolher aquilo que melhor lhe convém. Exemplos clássicos são as plataformas de streaming de filmes e séries, que permitem ao usuário selecionar o que assistir, quando e quantas vezes quiser. Ou seja, nesse modelo, ele precisa apenas escolher uma plataforma e assinar o serviço. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que 58% dos usuários de internet assistiram mais vídeos e TV on-line em streaming pago durante o isolamento.
O carro por assinatura é outra modalidade de serviço que tem crescido em ritmo acelerado dentro desse conceito sob demanda.
Levantamento feito pela Similarweb, empresa que fornece inteligência de mercado por meio de análises e monitoramento de comportamento on-line, mostra um total de 91,5 mil visitas em sites de buscas por esse assunto entre janeiro e maio desse ano. Um aumento de 457,9% se comparado ao mesmo período de 2020.
O mesmo estudo aponta que se trata de um novo hábito de consumo no Brasil. A modalidade de assinatura anual cresceu 135% nas buscas, quando comparada com o mesmo período de 2020.
O estudo indica que as pessoas estão interessadas em contratos de longo prazo e que o carro começa a ser percebido como serviço e não mais como um bem material.
Outra pesquisa, realizada pela Deloitte, aponta que 56% dos brasileiros das gerações Y e Z acreditam que é dispensável comprar um carro no futuro. Assim, o automóvel visto como um serviço tem se tornado tendência, acelerada pela pandemia de Covid 19 e por novas gerações que têm uma percepção maior sobre o uso e não a posse.
Esse é um movimento captado por grandes empresas e pelas principais montadoras, que estão investindo nesse modelo de aluguel de carros a médio e longo prazos – por 1, 2 ou 3 anos. Esse tipo de serviço permite que a pessoa tenha maior independência, flexibilidade, conveniência e praticidade, uma vez que só precisa se preocupar em abastecer o veículo escolhido, pois todas as burocracias, tarefas administrativas e consertos ficam a cargo da empresa.
Além da praticidade, os planos de longo período, que duram por 12, 18 ou 24 meses, podem custar até 6% menos que a aquisição de um veículo zero quilômetro à vista e ser até 24% mais baratos em caso de compras financiadas em 12 meses. Isso sem considerar impostos, taxas e depreciação do veículo, que surgem assim que o automóvel sai da concessionária.
Portanto, o serviço de assinatura é uma grande tendência para os próximos anos.
Acredito que é um comportamento que veio para ficar, baseado em uma visão moderna de consumo. Um modelo que traz praticidade, velocidade e flexibilidade para focar em atividades fins ou mesmo para gastar mais tempo com lazer. Aliás, o tempo é o nosso bem mais precioso nesse mundo que gira 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas