Na próxima quinta-feira (15), às 10 horas, será inaugurada a Oficina Ortopédica da Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, após quase oito meses de construção. Com essa unidade, a instituição passa a oferecer, além da adaptação e conserto de cadeiras de rodas, todo o processo de produção de órteses e próteses, desde o atendimento ao paciente até a confecção do dispositivo, de forma gratuita. Inicialmente, serão oferecidas órteses e próteses para membros inferiores (do quadril até o pé).
O novo prédio é composto por salas de produção de órteses e próteses; e salas de administração, avaliação e atendimento. Para obter informações sobre como conseguir agendamento para a confecção de órtese e/ou prótese, é necessário ligar para o telefone (19) 2127-7236 da oficina da CCP.
“Essa unidade representa uma grande conquista para reabilitação e inclusão de pessoas com deficiências físicas. Desde 2018, a CPP realiza adaptações e consertos de cadeiras de rodas, que é uma parte dos serviços realizados por uma oficina ortopédica. Com a ampliação, será uma oficina ortopédica completa, possibilitando melhor qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência física do município. É mais uma meta alcançada por nossa instituição, que este ano completou 70 anos de atividades ininterruptas. No futuro, teremos um setor de conserto de cadeiras de rodas motorizadas, pois hoje atendemos apenas os modelos manuais”, diz Norberto Mattei, presidente da CCP.
O projeto da oficina representa um investimento de R$ 2,162 milhões, valor financiado pelos parceiros Fundação FEAC, The Edward Gostling Foundation, Ministério Público do Trabalho (MPT), Juizado Especial Criminal (Jecrim), vereador de Campinas Marcelo Silva e deputados federais Carlos Sampaio, Tabata Amaral e Jonas Donizette, além de recursos próprios da entidade.
Com uma equipe de sete profissionais, entre técnicos em órteses e próteses, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e administrativo, estima-se que a oficina terá capacidade para a produção de até 100 próteses e 200 órteses por ano, a depender da demanda. “Enquanto as obras dessa unidade eram realizadas e os equipamentos adquiridos, nossa equipe passou por cursos para melhor atender os pacientes, pois nosso objetivo é sempre estar atualizado quanto às novidades do setor”, ressalta Mattei.
Fundada em 17 de janeiro de 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, pedagogia e tecnologia assistiva, além de orientação à família.
Ao longo de 70 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição, que foi escolhida como uma das 100 organizações não governamentais do País para receber o Prêmio Melhores ONGs 2022, realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.