A Prefeitura de Campinas realiza nesta quarta e na quinta-feira (17 e 18), o agendamento para a castração gratuita e a microchipagem de cães e gatos de tutores que moram na região do Parque Floresta. O agendamento pode ser feito das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Ginásio de Esportes Jorge Mendonça, localizado na Rua Alziro Arten, s/n, no Conjunto Habitacional Parque da Floresta, distrito do Campo Grande. São 1.000 vagas disponíveis.
As castrações serão realizadas entre os dias 22 e 26 de julho. Para fazer o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente agendados.
Os bairros atendidos nesta edição são: Ch. Bom Jesus Pirapora, Ch. Colina Verde, Ch. Cruzeiro Do Sul, Ch. Maringá, Ch. Marisa, Ch. Morumbi, Ch. Paraíso, Ch. Primavera, Cid. Satélite Iris, Delta II, Fav. Jd. Maracana, Fav. Jd. Metanopolis, Fav. São Judas, Faz. Agro-Pec. Acácia, Faz. Bela Aliança, Jd. Campina Grande, Jd. Campo Grande, Jd. Florence, Jd. Itacolomi, Jd. Liliza, Jd. Lisa, Jd. Maracanã, Jd. Marialva, Jd. Maringá, Jd. Marlene, Jd. Metanopolis, Jd. Nova Esperanca, Jd. Novo Maracanã, Jd. Pampulha, Jd. Princesa D’Oeste, Jd. Recrelo Leblon, Jd. Rossim, Jd. São Caetano, Jd. São Judas Tadeu, Jd. Sta Clara Do Lago, Jd. Sta Rosa, Jd. Sul América, Pq. da Floresta, Pq. Itajaí, Pq. R Campina Grande, Pq. Valença I e II e Portal Campo Grande.
Castrar garante qualidade de vida
A equipe da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pelo programa de castração, reforça que a cirurgia é um ato importante, que assegura melhor qualidade de vida e longevidade aos animais. Evita fugas, comportamentos agressivos, marcação de território, ninhadas indesejadas e, por consequência, o abandono de filhotes.
Além disso, os técnicos explicam que a esterilização ajuda a prevenir doenças, entre as quais estão infecções e tumores de mama, útero, próstata e testículos.
Ao aderir ao programa, os tutores recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam os medicamentos necessários para concluir a recuperação dos animais em casa.
Microchipagem
Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, além de dados sobre o responsável, e seu endereço.
Os procedimentos ocorrem no Castramóvel, ônibus adaptado que circula pelos bairros de Campinas para realizar as cirurgias de castração e microchipagem de cães e gatos.