10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Catedral segue rotina celebrativa desde ataque de dezembro de 2018

Atirador matou cinco pessoas dentro da igreja e depois cometeu suicídio

Francisco Lima Neto Por Francisco Lima Neto
26 de dezembro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Catedral segue rotina celebrativa desde ataque de dezembro de 2018

Catedral Metropolitana de Campinas: Dia da Imaculada Conceição de Maria, padroeira da cidade tem programação especial. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

O ataque na Catedral Metropolitana de Campinas, em 11 de dezembro de 2018, que deixou incrédula a população da cidade, além de ter virado os olhos de todo o País e de várias partes do mundo para cá, acaba de completar três anos. Apesar do duro golpe, a comunidade paroquial se manteve firme, por meio da fé, e a igreja seguiu sua atuação sem alteração da rotina.

Naquele dia, o analista de sistemas, Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, morador em Valinhos, entrou na igreja, se sentou em um dos bancos, esperou a missa acabar, se levantou e passou a atirar aleatoriamente contra os fiéis da missa que tinha começado às 12h15. Ele entrou na Catedral, por volta das 13h e o ataque ocorreu às 13h15. Ao menos 20 tiros foram disparados por ele, que portava duas armas.

Sidnei Vitor Monteiro, de 39 anos, José Eudes Gonzaga Ferreira, de 68, Cristofer Gonçalves dos Santos, de 38, e Elpídio Alves Coutinho, de 67, morreram na hora. No dia seguinte, no hospital, morreu a quinta vítima, Heleno Severo Alves, de 84 anos.

A polícia invadiu o local e houve troca de tiros. Ao ser alvejado pela polícia, Grandolpho se suicidou com um tiro.

A Polícia Civil fez extensa investigação sobre o caso, analisou computador, celular e outros dispositivos do atirador e concluiu que ele agiu sozinho. Segundo as investigações, Grandolpho tinha problemas psiquiátricos, se sentia perseguido e por isso cometeu o crime. Ele já tinha feito tratamento contra depressão e provavelmente teve um surto psicótico por conta da doença.

 

Em frente

Padre Caio Augusto de Andrade, pároco da Catedral, diz que foi criada uma rotina celebrativa em memória das vítimas.

“Já faz três anos. Nós temos celebrado, em sufrágio das almas, sempre no dia 11 de dezembro, a missa das 12h15, que foi a missa do atentado. Criou uma rotina celebrativa, de fazer a memória, de fazer um momento de reivindicação de segurança, de pedir por paz”, diz.

Mas a rotina do templo não foi alterada por conta do atentado, segundo Padre Caio.

“Não houve grande mudança. O que mudou bastante foi mais a pandemia do que o fato do atentado. O atentado é um fato isolado, e nunca na história de Campinas aconteceu algo assim, principalmente no Centro, em um prédio histórico. O que mudou muito a rotina foi a pandemia, o distanciamento, tivemos de criar mais missas”, explica o pároco.

A empresa de segurança também foi trocada nesse período.

“Rompemos contrato com a empresa de segurança porque nós não achávamos que ela prestava um bom serviço. Temos dois seguranças contratados em nome da diocese, mas é só isso”, reforça.

Padre Caio conta que tentou manter a presença da Guarda Municipal, mas não teve êxito.

“Fiz algumas reuniões com os vereadores, tinha proposto para que colocasse, durante a abertura, a Guarda Municipal, já que é um prédio histórico, tombado, patrimônio da cidade. A Catedral é um patrimônio público só que não foi para a frente. Segundo eles dizem, a lei não permite porque seria favorecimento. Então, não consegui progredir para garantir mais segurança no prédio público”, conta.

 

Tragédia repetida

Essa tragédia que marcou a história da cidade e da igreja, porém, não foi a única a ocorrer no solo sagrado da Catedral Metropolitana de Campinas, conforme narra o advogado, historiador e presidente da Academia Campinense de Letras (ACL), Jorge Alves de Lima, em seu livro Carlos Gomes – A Última Morada, de 2019.

De acordo com ele, outra morte aconteceu na porta da igreja. Por coincidência ou não, a confusão que gerou essa morte ocorreu em 8 de dezembro de 1898, no Dia de Nossa Senhora da Conceição.

“Houve uma missa cantada, com comunhão dos fiéis e um sermão feito pelo Cônego Manoel Vicente. Mas ao meio-dia, houve uma gritaria no interior da Matriz Nova da Conceição – atual Catedral Metropolitana de Campinas –, seguida de luta entre pessoas que usavam suas bengalas como armas, e na sequência um sinistro ruído de tiro”, diz.

O jornal Diário de Campinas, na edição de sábado, dia 10, informou que o evento teve consequências traumáticas e lamentáveis.

Segundo o jornal, Clodomiro Salustiano de Souza, escrivão da Fazenda Santo Antônio, e Antônio Salles Nogueira, ajudante de guarda livros, mantinham uma longa e estreita amizade, mas que por questões familiares desconhecidas, esfriou. No domingo anterior ao fato, ambos estavam passeando pelo bairro Guanabara, quando passaram a discutir e fazer ameaças.

De acordo com a fonte jornalística, na quinta-feira, 8, ao meio-dia, Salustiano saiu da igreja acompanhado do professor Francisco da Costa Ribeiro, quando desceu o primeiro degrau da escada da porta principal, foi abordado por Nogueira, que foi tirar satisfações da discussão anterior e lhe deu uma bofetada. Salustiano tentou revidar com uma bengalada, mas não o acertou.

Ribeiro, em defesa do amigo, deu uma bengalada na nuca de Nogueira. Salustiano, na sequência, acertou uma sequência de golpes.

“Desesperado, como o disse na polícia, vendo-se agredido por tal forma, sacou de um revólver, apontou contra os agressores no intuito único de os atemorizar, desfechando-o por fim, ao ver que não cessavam de o espancar. A bala foi atingir Salustiano pelas costas e penetrando no quinto espaço intercostal e foi alojar-se no pulmão esquerdo”, traz trecho da reportagem do Diário de Campinas.

Nogueira afirmou às autoridades que não mirou no antigo amigo e que disparou o revólver inconscientemente. Salustiano foi levado à Farmácia Salles, onde foi examinado pelos médicos Domingos de Azevedo e Castro de Menezes. Após o exame, foi transportado para o Hotel de França, onde morreu na manhã seguinte, às 9h40.

“Nogueira foi preso em flagrante por dois guardas municipais que o entregaram ao delegado de polícia Benjamim Reinhardt”, completa a publicação.

Jorge Alves de Lima reforça que essa foi a primeira tragédia na Catedral.  “O templo sagrado da Catedral Metropolitana de Campinas, já naquele ano de 1898, foi palco de uma tragédia. Aqui se encaixa perfeitamente o bordão: a história sempre se repete”, conclui.

Tags: ataqueCampinasCatedralcelebrativodezembromissamortestirosvítimas
CompartilheCompartilheEnviar
Francisco Lima Neto

Francisco Lima Neto

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • TIC tem uma das maiores frentes de obras do estado entre Campinas e Jundiaí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.