A pandemia do novo coronavírus tem imposto restrições de toda ordem. E com a chegada de mais um Dia das Mães, é o segundo ano consecutivo em que as famílias terão que se adaptar para celebrar a data, tendo em vista a necessidade de distanciamento social para conter o avanço da doença. É mais um ano que pais, filhos e avós vão precisar se manter afastados como forma de prevenção, ou então encontrar maneiras de comemorar este dia especial de maneira segura.
Pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo, aponta que justamente pela difícil realidade atual, oito em cada 10 brasileiros não pretendem realizar encontros nessa data. O levantamento, feito em parceria com a Scoregroup, mostra que, antes da pandemia, 52,9% comemoravam Dia das Mães na casa da mãe ou da sogra e, agora, em 2021, essa opção está nos planos de apenas 20,7% da população, já que 38,1% ficarão em casa e sem receber visitas.
Segundo o estudo, fazer uma videoconferência com a família é uma possibilidade interessante para 9,4% dos entrevistados. Sobre os costumes no Dia das Mães antes da Covid-19, 25,9% disseram que recebiam a família em casa e outros 19,3% indicaram que almoçavam em restaurantes.
A contadora Rosoilda Spis Carnevalli, de 74 anos, a Dona Rose, moradora em Campinas, não vai promover encontro de família. Ela, contudo, faz questão de ver os filhos gêmeos, Cláudia e José Antonio, de 46 anos, e a neta, Carol, de 11 anos, mesmo que seja de longe.
“Eu estou entre esses que não vão reunir a família. Enquanto não estiver todo mundo vacinado a gente não fica tranquilo”, diz.
Para contornar essas restrições Dona Rose usa a criatividade. “Eu cozinho aqui em casa com o meu marido e nossos filhos vêm buscar aqui na porta. Tive essa ideia no ano passado. É bom porque a gente fica bastante ocupado. O dia fica ocupadíssimo e a gente fica feliz porque compartilha a comida. Não dá para ficar triste não. A gente avisa o cardápio antes para ver se agrada a eles e eles respondem se querem ou não, mas eles sempre querem”, conta rindo, avisando que o cardápio desse ano é composto por estrogonofe com batata frita.
Para o próximo Dia das Mães ela deseja uma situação diferente. “Eu espero que a gente esteja junto porque faz falta a casa cheia no final de semana. Fica alegre, às vezes tem uma discussãozinha, mas até disso a gente sente falta”, confessa.
Reconhecimento
O levantamento revela ainda que o Dia das Mães é como se fosse uma data de reconhecimento para todas elas (33%) ou com uma simbologia importante (22,1%). Já 13,8% enxergam como uma chance de reunir a família. O que não pode faltar nessa data tão especial é a família (71,2%), almoço (35,7%) e presentes (12,8%).
As mães estão no topo da lista de presentes para esse dia tão especial para 73,6% da população, porém, 17,6% também se auto presenteiam, 12,1% não compram presente para ninguém e 11,6% compram sim, mas para as avós.
Segundo a pesquisa, para escolher o presente 52,9% apostam em algo que ela já queira, 22% algo que ela não espera e 21,9% escolhem algo útil para o dia a dia. Entre os segmentos de presentes mais populares estão vestuário (61,6%), calçados (44%), perfumes (40,3%), bolsas e acessórios (37,6%), beleza e maquiagem (26,5%) e joalheria (26%).
“Por conta de tudo o que estamos passando com a Covid-19, a nova pesquisa mostrou que 58,4% dos brasileiros colocaram a segurança em primeiro lugar e fizeram a compra dos presentes pela internet, com a entrega em casa. Uma porcentagem ainda alta, de 24,1%, assumiram o risco e fizeram a compra em lojas físicas, mesmo com a opção disponível de encomendar e retirar, opção que traz menos risco e considerada por 8,6% dos entrevistados “, diz, Lígia Mello, sócia da Hibou.
Segundo Lígia, é importante salientar ainda que a escolha pela compra on-line também reflete na idade da população e afinidade com internet e tecnologia, em que a maior fatia, de 69,7%, possui de 26 a 35 anos.
Cardápio
De acordo com a pesquisa, em relação à organização da comida e da cozinha, para 37,9% dos que responderam ao levantamento, todo mundo ajuda um pouco, 22,5% deixam a responsabilidade com a “mãe” da família, 13,7% acreditam que é tarefa de qualquer um, menos da “mãe” da família, 11,4% pedem em restaurante e 10,6% acham que quem tem que cozinhar é o dono da casa.
A pesquisa traz ainda os pratos mais amados no Dia das Mães: churrasco, lasanha, macarronada, pudim, maionese, macarrão, feijoada, pavê, carne assada e nhoque.