PUBLICIDADE
10 de junho de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Cemitério da Saudade: rotina de animais em túmulos e alamedas

Espaço vira refúgio de gatos: alimento levado por visitantes aos bichanos se soma à farta presença de insetos e roedores

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
20 de fevereiro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Cemitério da Saudade: rotina de animais em túmulos e alamedas

Gato espia atrás de estrutura de túmulo no Cemitério da Saudade: haverá urnas no Dia de Finados e opinião ta,bém poderá ser dada pela internet Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Um passeio rápido pelo Cemitério da Saudade, em Campinas, o maior da cidade, indica que há algo intrigante no espaço: a grande quantidade de animais, principalmente gatos, circulando por alamedas e buscando abrigo em túmulos, frestas e lugares sombreados. Eles estão por toda parte: andando calmamente pelas ruas internas e escalando árvores, muros e até veículos da própria Serviços Técnicos Gerais (Setec), a autarquia responsável pelo gerenciamento dos cemitérios públicos em Campinas.

Não é novidade que animais domésticos busquem refúgio em espaços urbanos como parques e cemitérios. Na Lagoa do Taquaral, por exemplo, os gatos costumam aparecer com frequência nas trilhas internas. Eles buscam alimento, que é levado pelos próprios frequentadores.

 

Gato observa ao longe: alimentos levados por frequentadores, além de insetos e roedores Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

No Cemitério da Saudade, a explicação é a mesma. Ao encontrar abrigo e conforto, considerando água e acomodações para dormir e descansar, os gatos também são “favorecidos” pelo hábito de parte dos visitantes que acabam levando ração ou outro tipo de alimento.

 

A Setec aponta também outra questão: a presença de insetos e roedores no cemitério atrai esses animais, que vivem “em colônia” e que buscam territórios com “segurança” para ficar.

 

A reportagem do Hora Campinas percorreu parte do Saudade na última sexta-feira e, além dos gatos, achou a carcaça de um animal. Pessoas contratadas para limpar os túmulos confirmam que os gatos são alimentados pelos frequentadores. “Tem gente que traz alimento e troca a água deles”, afirma uma mulher que cuida da limpeza de várias sepulturas.

 

Os gatos, aliás, aparentam ter boa saúde. Não têm visual famélicos, ao contrário, sinalizam ter peso adequado para o tamanho, além de pelagem saudável.

 

 

Suposto envenenamento

A cuidadora de túmulos que deu entrevista ao Hora acredita que a aparição de alguns gatos mortos no Cemitério pode ter relação com envenenamento, embora a Setec apure o eventual ataque de cães aos felinos “Acho que foi chumbinho”, opina, sem provas, contudo.

 

Medidas já adotadas 

Representantes da Serviços Técnicos Gerais (Setec) e da Associação dos Amigos do Animais de Campinas (AAAC) se reuniram nesta seman para avaliar medidas com objetivo de evitar os ataques de cães que têm acontecido no interior do Cemitério da Saudade. De acordo com Flavio Lamas, presidente da AAAC, as investigações feitas pela associação apontam que, provavelmente, são cães que vivem na rua com seus tutores que estão invadindo o cemitério e provocando a morte de gatos e saruês que vivem no local. Saruês é dos nomes do gambá. São marsupiais não domesticáveis. Podem atacar, se sentirem ameaçados. Na visita ao Saudade, a reportagem do Hora Campinas não encontrou nenhum saruê.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, também está mobilizado com esse tema.

 

Bichano descansa sobre a lápide: sombra, água e alimento levado por frequentadores, além de insetos e roedores Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Barras de ferro

No encontro, o presidente da Setec, André Assad Mell, havia informado que havia um plano de fechamento das saídas de água do cemitério, por onde estariam entrando os cães. Na última sexta-feira, por meio da assessoria de imprensa, o comando da autarquia confirmou que esse espaços foram obstruídos com “barras de ferro”.

 

A Setec também informou que desde que adotou essas barreiras, “não foram registrados novos ataques”.

 

A autarquia estime uma presença de aproximadamente 40 gatos no cemitério. “São animais que vivem em colônias, normalmente em locais onde há alimento (insetos e roedores) e segurança”, observou, em nota. “Saruês são difíceis de contar por ficarem mais escondidos”, ponderou a Setec. Os animais mortos encontrados foram destinados ao aterro sanitário por meio da coleta ambulatorial, de acordo com a assessoria.

 

Carcaça de animal em rua inerna do Saudade Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

 

Perfil do Saudade

O Cemitério da Saudade tem valor histórico, artístico e arquitetônico. Ele foi tombado como patrimônio cultural da cidade de Campinas em novembro de 2003. É considerado um dos maiores do País em termos de acervo de arte. Frequentadores, porém, apontam que a manutenção do espaço deixa muito a desejar.

Em suas 112 quadras, abriga desde pessoas simples, vítimas de epidemias, ilustres, barões, baronesas, monarquistas republicanos, políticos, médicos, juristas e outras personalidades, além dos conhecidos como milagreiro Maria Jandira, os três anjinhos e o escravo Toninho.

O maior valor cultural do cemitério são as peças esculpidas que ornamentam túmulos de famílias abastadas da época, final do século 19 e início do século 20, auge do período em que o café era o grande gerador de riqueza da região.

Ele ocupa cerca de 180 mil metros quadrados e foi inaugurado em 1881.

Tags: animaisataquescachorroscãesCampinasgambásgatossaruêsSetec
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Câmara decreta luto de três dias e faz ato simbólico pelo falecimento de servidora
Cidade e Região

Câmara decreta luto de três dias e faz ato simbólico pelo falecimento de servidora

Por Redação
9 de junho de 2025

...

Prefeitura divulga resultados do concurso com cargos da Saúde e geral
Cidade e Região

Prefeitura divulga resultados do concurso com cargos da Saúde e geral

Por Redação
9 de junho de 2025

...

Tarde Junina beneficente reverte verba para o Boldrini

Tarde Junina beneficente reverte verba para o Boldrini

9 de junho de 2025
Observatório de Campinas terá programação especial no Dia dos Namorados

Observatório de Campinas terá programação especial no Dia dos Namorados

9 de junho de 2025
Ceprocamp abre inscrições para cursos técnicos gratuitos; veja como fazer

Ceprocamp abre inscrições para cursos técnicos gratuitos; veja como fazer

9 de junho de 2025
TRE-SP derruba cassação de Dário Saadi por unanimidade

MP pede cassação de Dário Saadi por uso da máquina pública durante a campanha

9 de junho de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • TRE-SP derruba cassação de Dário Saadi por unanimidade

    MP pede cassação de Dário Saadi por uso da máquina pública durante a campanha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Negação científica: Por que isso acontece e o que podemos fazer? – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tragédia: homem mata esposa e filho de dois meses em condomínio de Limeira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe no próximo domingo o 2º Encontro de Radioamadores

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Confira as opções de Festas Juninas neste final de semana em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.