A Emdec – empresa que disciplina o sistema de trânsito em Campinas – vai implantar novas faixas exclusivas para o tráfego de ônibus, na região central da cidade. As duas primeiras fases do projeto preveem 2,5 km de faixas exclusivas e são focadas em vias que possuem três faixas de rolamento, no Centro. Na primeira etapa, as faixas preferenciais existentes nas Av. Dr. Moraes Salles e a Senador Saraiva (pistas externas) serão transformadas em faixas de uso exclusivo do transporte público. Na sequência, a Emdec definirá as próximas vias que serão integradas ao sistema.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros.
As novas faixas exclusivas nestas duas avenidas beneficiarão, ao todo, 35 linhas e 100 mil usuários do transporte coletivo do município. Em ambas as vias, as faixas funcionarão de forma permanente nas 24 horas do dia. A previsão é que a fase inicial seja totalmente implementada no início do segundo semestre, incluindo a sinalização viária.
Na Avenida Dr. Moraes Salles (pista externa), as faixas exclusivas serão implantadas no trecho entre o Terminal Central e a Rua Irmã Serafina. A Moraes Salles recebe a circulação de 16 linhas de ônibus, que transportam cerca de 39,5 mil passageiros diariamente. São 74 ônibus circulando por hora ou 1,2 ônibus circulando por minuto.
Já na Avenida Senador Saraiva (pista externa), o trecho de faixa de uso exclusivo do transporte público está localizado entre a Rua Marechal Deodoro e o Terminal Central. A via recebe a circulação de 19 linhas de ônibus, que transportam cerca de 60,6 mil passageiros diariamente. São 103 ônibus circulando por hora, o que corresponde a quase dois ônibus circulando por minuto.
Vantagens
De acordo com a Emdec, entre as vantagens da ampliação das faixas exclusivas estão a redução do conflito e da disputa pelo uso da via; otimização do tempo das viagens na região central; diminuição do consumo do diesel e da emissão de poluentes. Além disso, a priorização dos ônibus no uso do espaço viário impacta a competitividade do transporte público nos deslocamentos em relação ao automóvel.
Campinas possui 4,3 mil quilômetros de vias, sendo que em 32% do sistema viário – o correspondente a 1,4 mil quilômetros – existe a circulação de ônibus do transporte público. Porém, neste conjunto de vias onde o ônibus circula, menos de 1% conta com faixas exclusivas – são 19,7 quilômetros.
Segundo dados da Emdec, atualmente, as viagens motorizadas representam 73% dos deslocamentos no município. Desse total, 40% das viagens são realizadas por meio do transporte público coletivo. O tempo médio de viagem gasto no transporte coletivo (46 minutos) é quase o dobro do tempo gasto pelo transporte individual (24 minutos), razão da necessidade de ampliar o tratamento diferenciado para o transporte público.
Onde estão as faixas
Atualmente, são 19,7 km de faixas exclusivas no município, implantadas nas seguintes vias: Lix da Cunha, Francisco Glicério, Dr. Campos Sales, Corredor Central (pista interna das vias Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina), Benjamin Constant, Andrade Neves, José Paulino, Carolina Florence, Buarque de Macedo, Saudade e Abolição. Nas quatro últimas vias, as faixas exclusivas funcionam apenas nos horários de pico; as demais apresentam funcionamento em tempo integral (24 horas).