A Secretaria de Saúde de Campinas lançou nesta quarta-feira (14) um chatbot para levar as principais informações dos serviços de saúde ao celular do paciente por meio da inteligência artificial. A ferramenta digital integra o “Acesso Fácil”, pacote de ações da Pasta para garantir comodidade e facilitar a entrada do usuário no SUS Municipal.
O recurso funciona da seguinte maneira:
– Na plataforma, a assistente virtual Ana permite que os usuários acessem as principais informações da Pasta, incluindo saúde da criança, orientações sobre dengue, saúde da mulher, saúde bucal, atendimento domiciliar, informações sobre zoonoses e listas de medicamentos e vacinas disponíveis em cada uma das unidades. Há, ainda, a possibilidade de obter resultados de exames on-line, a partir de dados ou uso de QR Code.
– A ferramenta também consegue disparar avisos importantes à população, como o alerta semanal da dengue, aviso de visitas de agentes para eliminação de criadouros, entre outras informações relevantes. Durante o Carnaval, por exemplo, foram enviados cards de cuidados para prevenção e combate à dengue.
“Isso vem para somar. Não estamos tirando médicos do presencial e transferindo para o virtual. Essas consultas são adicionais, vem para somar no atendimento que existe”, ressaltou o prefeito, Dário Saadi.
Em janeiro, a Secretaria de Saúde realizou testes via chatbot para oferta de teleconsultas em quatro especialidades: neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia.
Pacientes com encaminhamento dos centros de saúde (CSs) receberam mensagens da Ana, assistente virtual da Pasta, que propôs a mudança da modalidade presencial para digital e, com isso, a antecipação do atendimento.
Das 1.457 mensagens concluídas, 1.405 alegaram ainda precisar do atendimento. Deste total, 1.135, o equivalente a 81%, aceitaram a teleconsulta e os atendimentos digitais já começam nesta quinta-feira (15).
Já quem recusou a substituição segue normalmente na espera pela consulta presencial. Logo, a medida qualifica e “limpa” as filas de espera.
Saúde Digital
Campinas teve 3,4 mil atendimentos pela Saúde Digital em janeiro. O total inclui 2,5 mil teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico por meio de um computador ou celular.
O restante é referente às teleinterconsultas, quando profissionais dos CSs trocam informações e opiniões com especialistas de Policlínicas e outros parceiros do Município para otimizar a assistência em casos nas áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia.
Este recurso foi implementado em março de 2023. Desde então, a Saúde Digital atendeu 22,9 mil e, deste total, 13,9 mil foram teleconsultas.
O resultado mostra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.
Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 499 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 3,5% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma. A nota média de satisfação dos pacientes que usaram o serviço é de 8,9.
Vem mais pela frente
Dentro do “Acesso Fácil”, também está em fase implantação o WhatsApp Business, que permitirá aos pacientes “conversar” diretamente com a unidade de saúde de referência.