O esperado domingo (17) de chuva persistente não ocorreu, conforme indicavam as previsões. Ela “atrasou” um pouco e “chegou chegando” nesta segunda-feira. O dia amanheceu com chuvas em uma ampla área do estado de São Paulo, chuvas estas que iniciaram de forma mais isolada ainda na noite do domingo.
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), quem precisou sair de casa teve que usar guarda-chuva. Dia cinzento e úmido se repete na maioria das cidades. As estradas registram pistas molhadas, o que exige mais atenção dos motoristas, conforme alerta a Polícia Militar Rodoviária.
De acordo com o Cepagri, a mudança no tempo é resultado de uma “convergência de umidade na baixa troposfera e pela ação de uma área de baixa pressão entre o Paraná e SP”.
Segundo o boletim, ao amanhecer, a temperatura estava em torno de 17ºC, e variou muito pouco nas primeiras horas da manhã. O dia seguirá com chuvas recorrentes ou persistentes (até as 11h o acumulado beirava os 20 mm).
A temperatura máxima hoje fica em torno de 20ºC.
Para terça e quarta-feira, segue a previsão de chuvas recorrentes ou persistentes, ainda sob a condição proporcionada pela convergência de umidade. O céu permanece nublado a encoberto, e as temperaturas ficam amenas, com pouca amplitude térmica.
Além disso, a partir da noite desta segunda-feira, os ventos adquirem velocidade moderada a forte, de origem Sudeste, transportando umidade e temperaturas mais baixas. Na terca-feira, as temperaturas ficam entre 16 e 19ºC e na quarta-feira, entre 14 e 18ºC.