As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo durante esta semana causaram a morte de sete pessoas. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil estadual. Cinco dessas mortes foram registradas na cidade de Araraquara.
A chuva abriu uma cratera em uma avenida na cidade e um carro que passava pelo local acabou sendo engolido e arrastado pela água. Segundo a Defesa Civil, cinco pessoas da mesma família que estavam no veículo morreram e uma continua desaparecida.
A Prefeitura de Araraquara decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.
Em Campinas, onde o acumulado de chuva atingiu 183 milímetros, foi registrada a morte do técnico em eletrônica Guilherme da Silva, de 36 anos. O veículo que dirigia, da firma para a qual trabalhava, foi atingido em cheio por uma árvore de grande porte que desabou da área interna do Bosque dos Jequitibás. Ele morreu na hora com a força do impacto.
Em São Carlos, as chuvas foram ainda maiores e chegaram a 238 milímetros de acumulado, provocando a morte de uma mulher de 52 aenos que foi arrastada pela enxurrada. Em Itupeva, São João da Boa Vista, Sumaré, Capivari e Monte Mor, as chuvas deixaram diversas famílias desalojadas.
Balanço
Desde o dia 1º de dezembro até o último balanço feito pela Defesa Civil, que foi divulgado no fim da tarde desta quinta-feira (29), foram contabilizadas 13 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado de São Paulo. Três pessoas permanecem desaparecidas.
Segundo balanço da Defesa Civil, 303 pessoas ficaram desabrigadas por causa das chuvas ocorridas durante o mês de dezembro e outras 1.244 foram desalojadas.
Ao todo, 54 municípios paulistas foram afetados pelas chuvas de dezembro.
O alerta de chuvas feito pela órgão, na última terça-feira, vigora até esta sexta (30), podendo ser estendido até o fim de semana.
(Agência Brasil)