De olho na tendência da digitalização de diversos serviços do dia-a-dia, a Cia Athletica está adotando o conceito híbrido em suas academias, incluindo as unidades do Galleria Shopping e Clube Cultura, em Campinas. O projeto já estava nos planos da empresa, mas a pandemia de Covid-19, a exemplo do que aconteceu em outros setores, acelerou os investimentos para adoção de uma plataforma onde os alunos podem manter a rotina de exercícios a qualquer hora e em qualquer lugar.
“Em 2019, estava tudo normal e os alunos estavam quase 100% do tempo presencialmente. Muito poucos consumiam ginástica de forma on-line. Em 2020, a pandemia bloqueou tudo e eles ficaram sem opção. Inserimos no nosso canal do Youtube diversas aulas de diferentes modalidades e as visualizações passaram de 1.100 para mais de 142 mil. Neste momento percebemos que poderíamos ser um provedor de conteúdos de ginástica com elevada relevância, pois a nossa marca é sinônimo de excelência técnica há mais de 30 anos. Além disso, constatamos que não seria algo passageiro e que precisávamos de uma solução para atender em qualquer lugar e situação”, explica Cacá Ferreira, consultor técnico do grupo Cia Athletica.
Para melhorar a experiência dos alunos, foi lançado o CiaGo, plataforma que concentra as aulas e treinos remotos dentro do aplicativo da Cia Athletica, o CiaOn. A ideia é que não apenas os alunos mantenham a rotina de atividades caso não possam ir presencialmente – como em caso de viagem ou algum impedimento físico –, mas também aumentem a frequência de práticas de exercícios físicos, uma vez que otimiza o tempo das pessoas, que não precisam se deslocar até uma unidade.
“Queremos motivar os alunos, quer estejam em casa ou viajando, a explorarem diferentes modalidades e propostas de atividades, complementando e ampliando o treino presencial. A ideia é aproximar e integrar cada vez mais o presencial ao remoto, por meio da tecnologia, trazendo ao aluno mais escolhas de treino e tornando a atividade mais prazerosa e pessoalmente motivada”, afirma Marcelo Marinho, gerente de P&D da Cia Athletica.
O programa está dando os primeiros passos, mas o objetivo é que a experiência seja totalmente omnichannel, ou seja, que a experiência do aluno seja a mesma presencialmente ou virtualmente. Isso porque as aulas e os treinos ministrados no CiaGo foram gravados por profissionais da Cia Athletica, os mesmos que, nas unidades, estão disponíveis para orientação sobre os exercícios.
“Inclusive, o objetivo é que a equipe técnica indique as melhores práticas dentro do aplicativo para complementar a atividade que foi feita presencialmente. Além disso, eles estão preparados para tirar possíveis dúvidas sobre exercícios do CiaGo. As questões são enviadas para a unidade onde o aluno está matriculado, assim, a resposta já considera o seu histórico”, explica Marinho.
Ainda que a digitalização seja inevitável, a Cia Athletica não será, pelo menos a médio prazo, uma academia totalmente digital ou que ofereça planos 100% remotos. Este é um conceito em alta em países como o Estados Unidos, onde academias digitais, como a One Peloton, ganham cada dia mais adeptos. “Isso porque o conceito não está em linha com o público-alvo da rede, assim a proposta de academia híbrida é a mais adequada”, avalia o gerente.