Quando a diretora pedagógica do Colégio da Villa, Elaine Verdenacci, evocou o educador Rubem Alves numa recente apresentação de alunos e professores no Teatro Zona Zenaide, em Jaguariúna, a plateia logo assentiu. Suas palavras ecoaram com significado. Havia concordância no que mencionava no palco do teatro durante o espetáculo Matilda, que envolveu alunos, professores, pais e funcionários num show de grande repercussão na cidade e extraordinária audiência do público.
Elaine dizia que o colégio – que oferece do Infantil ao Ensino Médio por meio de três unidades – era um espaço que não funcionava como uma “gaiola”, sentido literal para espaços que aprisionam a criatividade e enquadram tudo sob uma ótica de confinamento diário.
O Colégio da Villa (unidades I e II) e o Villa Bambini (infância) têm uma forma de encarar a educação como ponte para voos de conhecimento e experimentação, valorizando o aluno como um protagonista, reforça Elaine.
“Eu tive a honra de ouvir Rubem Alves por três vezes. Ele exalava uma paixão pelo mundo letrado, como se referia à leitura em qualquer âmbito. E sempre mencionava as escolas gaiolas”, recordou a diretora no evento que ocorreu no final de 2023.
Neste sentido, o colégio segue sua missão educadora confiando numa visão de ensino que “desperta a inquietação da consciência, a alegria de conviver e a paixão em aprender”, conforme define o seu guia de trabalho, bússola devidamente afixada em forma de cartaz nos corredores da escola e na mente de seus gestores e colaboradores.
E é assim que o Villa, carinhosamente chamado, começou mais um ano letivo em 2024.
Para o diretor executivo da escola, Roberto Teixeira, a missão e a visão do Colégio da Villa vão além de um protocolar acordo com as famílias que confiam a ela a educação de seus filhos. É um processo de construção contínua, um elo muito forte entre o colégio, os pais, os estudantes, professores e funcionários.
“Como não se apaixonar? Tenho certeza que ensinar, proteger, cuidar e encantar crianças e adolescentes são das ações mais importantes que qualquer um pode se candidatar a fazer. Penso que estas ações realmente compõem um conjunto essencial para o bem geral e para a contínua construção de nosso país”, avalia Teixeira.
“Adiciono que, pessoalmente, estar à frente de uma escola é muito prazeroso! Há um clima leve, alegre e de curiosidade para o mundo. Não estou só apaixonado. Estou encantado!”, complementa o diretor executivo.
Eixos estruturantes
As disciplinas da grade curricular oficial estão no escopo de todos os turnos e ciclos. Há, porém, grande vitalidade e interdisciplinaridade na escola, de forma a valorizar projetos correlatos e ideias de inovação.
O Colégio da Villa, aliás, adota o sistema de ensino Poliedro e oferece formação bilíngue por meio do TED Ed Student Talks, uma plataforma internacional de palestras, onde os alunos participam de programas e debates.
No inglês, aliás, estão outras virtudes da escola: utiliza materiais Oxford e realiza simulados com este selo. Neste ano, com a novidade da estruturação do Centro Aplicador de provas internacionais da Oxford. O Colégio da Villa é ainda membro do Programa de Escolas Associadas à Unesco/ONU.
Roberto e Elaine enfatizam que a escola vai além dos pilares universais do conhecimento.
A escola se notabiliza por incluir dentro da agenda dos alunos (Fundamental ou Médio) disciplinas adicionais, tanto artísticas e socioemocionais quanto adequadas aos desafios contemporâneos.
Vale a pena citar Teatro, Dança, Criação de Jogos, História da Arte, Produção Textual, Leitura e Interpretação, Estudo Dirigido, Educação Tecnológica, Educação Financeira, Sustentabilidade, Italiano, Espanhol, High School, Orientação de Estudos, Treino Esportivo e Comunicação/Atualidades.
Esta última tem trabalhado com os estudantes do Ensino Médio temas como fake news, fontes confiáveis, jornalismo, temas relevantes da atualidade e dependência digital, entre outros assuntos.
Há também o projeto Duelo de Ideias, que se ancora nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. E, ainda, horários permanentes para tirar dúvidas dos estudantes e fazer aprofundamento em Exatas (Matemática e Física).
O Colégio da Villa iniciou 2024 com várias palestras ao corpo de professores e funcionários, entre elas uma especialmente dedicada à educação socioemocional no ambiente escolar. Neste encontro, a neuropiscóloga Jéssica Pontes Gama, do Poliedro, falou sobre a importância do socioemocional no dia a dia, com ênfase no desenvolvimento integral dos alunos. Ela destacou que os desafios cotemporâneos têm exigido uma capacitação dos professores que vai além do domínio técnico de sua disciplina.
Valores essenciais
A escola tem alguns pilares como valores essenciais, dos quais os gestores dizem não abrir mão: ética; respeito aos direitos e deveres individuais; respeito à infância e adolescência; qualidade e confiabilidade; responsabilidade socioambiental; harmonia; profissionalismo; inovação e sustentabilidade. Uma das três unidades da escola, por exemplo, usa energia solar como fonte limpa de abastecimento.
É neste contexto, de uma escola que busca estar antenada aos grandes desafios globais, que um dos slogans adotados pelo colégio em suas plataformas digitais é ser “uma escola dinâmica e transformadora, referência na formação de seres humanos”.
Veja vídeo institucional: