Que tal dar um pulinho no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campinas, neste sábado (22), e, além de conferir a exposição SARJETA, participar da oficina gratuita de Lambe-Lambe, idealizadas pelo coletivo A Sopa Análises Marginais? Essa oficina, ministrada pela artista Maria de Lucas, acontece das 13h às 16h e as inscrições podem ser feitas pelo instagram @asopaanalises.
Outra opção para mergulhar no universo da arte marginal ocorre também no MIS, no dia 29 de julho, com a oficina de Zine que será ministrada pela artista Uarê, das 13 às 16h.
Com entrada gratuita, as atividades são um banquete para quem aprecia as várias formas das artes visuais. Para participar não é preciso levar nenhum material e as vagas são abertas para todas as idades, porém menores de 16 anos precisam estar acompanhados de seus responsáveis.
A exposição SARJETA fica em cartaz na cidade até o dia 31 de julho e, em agosto, a partir do dia 25, desembarca no MAC em Americana.
A exposição reúne 19 trabalhos, divididos em sete categorias de arte independente e descentralizada: artesanato; grafitti; lambe-lambe; performance; produções audiovisuais caseiras; slam e zine.
As obras são assinadas por Alice Domingues, Agnes Maria, Ágape Laços e Calçados, Ambar Pictórica, Cigana, Irmãos Figura, A Souza, Maria de Lucas, Odrus, MeuJaEla Gonzaga, Renato Reis, Renna Costa, Safihell, Silas Sena, Stanley Albano, Uarê , Karine de Souza, Você não sabe quem somos, Zilvan Lima.
Os artistas são de São Paulo (capital), Ubatuba e Santa Bárbara D’Oeste; Baixada Fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Recife (PE); Guapó (GO); Porto Alegre (RS); Belo Horizonte e Congonhas (MG); Belém (PA).
O que é A Sopa?
O coletivo A Sopa surgiu em 2018 buscando formas de exercitar ferramentas de análises acerca do discurso artístico por meio de material impresso ― que na ocasião recebeu o nome de pró-zine ―, encontrando a rua como espaço de circulação. Com a pandemia de COVID-19, o projeto passou a circular nas plataformas digitais Facebook e, principalmente, Instagram.
A Sopa trabalha a partir da curadoria de artistas marginais, a fim de inseri-los em um processo de descentralização e popularização da arte. Desde sua fundação busca fomentos financeiros em editais públicos, principalmente o ProAC.
O propósito do coletivo é de fortalecer a cena independente artística, proporcionando um espaço que dê visibilidade a projetos, trabalhos, coletivos que sejam autônomos e que recebam pouco ou nenhum fomento para promoção de seus conteúdos artísticos e culturais.
SERVIÇO:
Oficina de Lambe-Lambe com artista Maria de Lucas
Data: 22 de julho, sábado
Horário: das 13h às 16h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas
Participação gratuita
Oficina de Zine com artista Uarê
Data: 29 de julho, sábado
Horário: das 13h às 16h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas
Participação gratuita