O Coletivo Infâncias se reunirá no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas, para o II Encontro de Infâncias Indígenas.
A programação, que ocorre no próximo sábado (23), começa às 14h com uma roda de conversas que traz ao mesmo espaço três mulheres indígenas de povos diferentes, cada uma com uma trajetória singular e uma relação profunda com os saberes do seu povo:
Yva Varyju é mulher Guarani Mbya, professora na Escola Estadual Indígena Djekupe Amba Arandy, artesã, agente ambiental e guardiã da floresta. Vive na Aldeia Tekoa Yvy Porã, na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo.
Jussimara Cordeiro, cujo nome de benzimento é Holi Pahkó, é da etnia Pira-tapuya (Waíkhana), falante da língua Tukano e graduanda em Ciências Farmacêuticas na Unicamp. Compartilhará com o público os benzimentos, ervas medicinais e práticas de cura do seu povo.
Larissa Ye’padiho Mota Duarte é indígena do povo Ye’pa Mahsã (Tukano), multiartista e articuladora da Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas -Katahirine. Estudante de Artes Visuais na Unicamp, ela também conduzirá a oficina Traços da Ancestralidade, uma vivência com grafismos e pinturas naturais aberta a todos os presentes.
O encontro será encerrado às 18h30 com a exibição do documentário Do Colo da Terra, longa-metragem que acompanha o cotidiano de crianças dos povos Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Baniwa e Khisetje e mostra como os saberes tradicionais são transmitidos às novas gerações.
A sessão conta com a presença de Keila Martines Fernandes, representante do povo Guarani Kaiowá, e de Renata Meirelles, co-diretora e roteirista do filme.
Renata é educadora, documentarista do Território do Brincar e uma das vozes mais relevantes do Brasil sobre cultura da infância. Escreveu livros, realizou mestrado sobre o tema e co-dirigiu os longas-metragens Território do Brincar e Do Colo da Terra, além de diversos curtas metragens e séries.
O encontro, voltado para público adulto, é organizado pelo Coletivo Infâncias no Casarão, que desde 2009 transforma o Casarão em um Território da Infância, espaço de brincadeira livre, cultura popular e reflexão sobre a diversidade dos modos de ser criança no Brasil.
SERVIÇO:
II Encontro de Infâncias Indígenas
DATA: 23 de maio de 2026 (sábado)
HORÁRIO: 14h – Roda de conversas | Oficina de grafismos | 18h30 – Documentário Do Colo da Terra
LOCAL: Centro Cultural Casarão – Rua Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo, Campinas
PÚBLICO: Evento voltado para público adulto
ENTRADA: Gratuita
INFORMAÇÕES: @infanciasnocasarao












