A etapa de intervenções nas calçadas das obras de requalificação da rua José Paulino foi iniciada nesta terça-feira (30). Houve a retirada do calçamento atual com maquinário para futura colocação de piso intertravado, no trecho entre a rua Marechal Deodoro e a avenida Orosimbo Maia. A interdição é parcial, apenas a faixa esquerda ficará interrompida ao tráfego nesta quadra, de forma contínua até a finalização dos trabalhos.
Antes da implantação do novo calçamento, haverá nivelamento do piso. A requalificação da rua José Paulino ocorre sob a gestão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). As obras são realizadas pela Comercial e Construtora Fênix Ltda.
A etapa preliminar contemplou vistorias técnicas para finalização do projeto geométrico, que incluiu mapeamento das redes subterrâneas existentes (água e esgoto). Em dezembro, a empresa contratada concluiu o levantamento topográfico.
A requalificação da rua José Paulino prevê acesso seguro e prioritário para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A iniciativa integra o projeto de Rua Completa e está inserido dentro do Programa Revivacidade.
O projeto
Anunciado em outubro de 2023, o projeto abrange o trecho da José Paulino entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Orosimbo Maia – 835 metros e nove quadras. Além da substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado, a requalificação inclui recapeamento asfáltico, nova sinalização horizontal e vertical, implantação de piso podotátil direcional, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, além de balizadores para contenção de fluxo.
Os pisos das calçadas terão tonalidades distintas para diferenciar a faixa de serviço (postes de iluminação, colunas de sinalização vertical e mobiliário urbano) e faixa de circulação (área destinada
O projeto de requalificação da rua José Paulino prioriza a mobilidade ativa (circulação de pedestres e ciclistas) e o transporte coletivo. Para melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento das calçadas. Serão implantadas uma ciclofaixa à esquerda da via e faixa exclusiva para os ônibus à direita da via. O limite de velocidade na via será reduzido para 40 km/h.
Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos padrão “Glicério”, sendo que duas delas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.
Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio, proporcionando a fluidez nos calçadões. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.
Serão investidos cerca de R$ 4,4 milhões no projeto, com verba da Secretaria de Transportes (Setransp). O prazo estimado para execução de todo projeto é de 12 meses.
Sobre a José Paulino
A rua José Paulino atravessa o “Rótula” (Corredor Central, formado pelas vias Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva). A via forma um sistema binário (uma via vai e outra volta) com a avenida Francisco Glicério. A José Paulino faz cruzamento com vias importantes, como Benjamim Constant, Campos Sales e Treze de Maio (calçadão).
Levantamento realizado pela Emdec, em 2017, aponta a circulação de 21 mil pedestres por dia na via. Pela José Paulino circulam, diariamente, 33 linhas do transporte coletivo municipal e 183 ônibus; e outras nove linhas intermunicipais.
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