13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Como a pandemia de Covid-19 pode nos ensinar a enfrentar a crise climática – por Carmino de Souza

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
30 de outubro de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Como a pandemia de Covid-19 pode nos ensinar a enfrentar a crise climática – por Carmino de Souza

Foto: Freepik

A pandemia de Covid-19 mudou a nossa vida de uma forma sem precedentes e tornou-nos muito conscientes da vulnerabilidade da nossa sociedade moderna. Demonstrou uma necessidade cada vez mais crítica de transformação sistêmica, baseada nos princípios de sustentabilidade e resiliência. Como “teste de resistência”, este surto pandêmico e a crise em curso já nos ensinaram várias lições importantes que devem ser consideradas para lidar com as alterações climáticas, um desafio fundamental e um risco para a humanidade no século XXI e adiante.

Desde a sua primeira aparição em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan, a síndrome respiratória aguda grave causada pelo Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) espalhou-se por mais de 200 países e territórios em todo o mundo, causando – a partir de 14 de agosto 2020 – cerca de 20,7 milhões de infecções confirmadas, incluindo mais de 751.000 mortes formalmente notificadas.

Os números reais são provavelmente substancialmente mais elevados, uma vez que os casos não notificados ainda permanecem elevados em países com instituições e bem-estar ainda reduzidos.

Até esta data, a pandemia de Covid-19 teve um forte impacto na vida social e econômica, estendendo-se desde o isolamento físico e o distanciamento social até ao aumento da fome global que afetou 265 milhões de pessoas, e para a maior recessão econômica global desde a Grande Depressão na década de 1930.

Embora a origem exata da Covid-19 ainda seja objeto de intenso debate (para uma compilação de artigos publicados on-line e impressos, consulte a Geneva Environment Network), é agora claro que o vírus faz parte das zoonoses, ou seja, é transmitido de animais para humanos.

Há também um bom consenso de que a origem desta transmissão zoonótica reside em invasões humanas em habitats naturais, devido a fatores como o crescimento populacional e econômico, práticas insustentáveis de uso da terra e degradação, desmatamento, redução da biodiversidade e comércio ilegal de vida selvagem.

Muitos analistas, especialmente representantes de grupos ambientalistas ou ecologistas, e até mesmo o Secretário-Geral das Nações Unidas, veem no aparecimento da Covid-19 um tiro de alerta claro e sem precedentes, sobre as consequências da degradação e destruição em curso do ambiente natural e da biodiversidade.

Os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 e pelas condições de confinamento associadas são múltiplos:

a) ambientais (no curto prazo): menor tráfego local; menos emissões de gases de efeito estufa (GEE); melhor qualidade do ar; espécies e recuperação de alguns ecossistemas, contrastadas pelo aumento do desmatamento ilegal e da caça furtiva (como consequência de menos controle governamental durante o bloqueio); interrupção de projetos de monitoramento ambiental, causando lacunas de dados; impactos no “super ano da biodiversidade 2020” e adiamento de vários cronogramas de trabalho político, como a COP26 e os prazos preliminares para relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

b) sociais: consciência social imediata e elevada; distanciamento físico e social; aumento da taxa de desemprego; migração doméstica forçada das áreas urbanas para as rurais; alteração das condições de trabalho (virtual, home office).

c) econômicos: elevado impacto nos setores que dependem de viagens (por exemplo, negócios e turismo); cadeias de abastecimento alimentar (parcialmente) quebradas (das zonas rurais às urbanas).

No contexto da crise climática, alguns dos impactos acima mencionados podem ter efeitos positivos para a mitigação ou adaptação às alterações climáticas, outros podem exacerbar as barreiras existentes. Sem dúvida, e tal como as alterações climáticas, a pandemia de Covid-19 afetou a todos, embora em diferentes níveis, ritmos e magnitudes.

É, portanto, importante analisar e monitorizar detalhadamente a forma como a pandemia foi enfrentada e gerida pelos diferentes governos e no seu contexto ambiental e sociocultural específico.

Aparentemente, os governos aprenderam a lidar com um novo risco (crise causada pela pandemia) e foram forçados a impor algumas medidas de cima para baixo (lockdown, restrições de direitos fundamentais, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, etc.), que não eram populares entre os cidadãos, mas foram amplamente aceitos sob a ameaça imediata do vírus.

Tem sido repetidamente comentado que a crise climática não é abordada com a mesma ênfase que a pandemia até agora, as ações são mais lentas e tomadas com menos urgência, embora a crise climática seja considerada uma ameaça mais fundamental para a humanidade.

No que diz respeito às interações que possam existir entre a Covid-19 e o clima, não existem até agora provas, com base nas publicações já existentes revistas por pares, que demonstrem uma influência direta do clima na propagação da Covid-19. Por exemplo, as primeiras publicações e avaliações para as quais foi feita uma simples correlação entre a temperatura e o número de casos de Covid-19 não são confiáveis.

Mas há evidências crescentes de uma relação indireta de que, por exemplo, as mudanças no clima alteram os comportamentos humanos, o que poderia levar a uma maior probabilidade de transmissão da Covid-19. Em geral, podemos retratar as interações entre a pandemia de Covid-19 e a crise climática como impactos compostos.

Estes são riscos que devem ser levados em consideração nos programas nacionais de emergência e na gestão do risco de catástrofes. Exemplos recentes são os intensos e extensos incêndios florestais e incêndios florestais de 2019/2020 na Austrália e na bacia Amazônica (Brasil, Bolívia), respectivamente, que são considerados como tendo uma relação com as alterações climáticas e foram diretamente seguidos pela pandemia de Covid.

 

Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Embora países ricos e desenvolvidos como a Austrália possam estar suficientemente preparados para responder com a necessária gestão de crises, outros poderão não estar. O pior cenário é quando ambos os impactos relacionados com as alterações climáticas e a Covid-19 se desenvolvem ao mesmo tempo, como por exemplo a seca prolongada, combinado com uma invasão de gafanhotos e a chegada e propagação da epidemia na África (Etiópia e Somália) ou nas inundações através do mundo.

As populações humanas com recursos e capacidades limitados tendem a ser mais vulneráveis a esta crise excepcional e, como tal, a Covid-19 exacerba as desigualdades existentes.

O isolamento de algumas populações, especialmente algumas comunidades indígenas, por exemplo, na Amazônia pode ser uma vantagem, desde que a pandemia permaneça no exterior, mas pode ser uma sentença de morte para comunidades indígenas inteiras, uma vez infectadas.

Outros os riscos latentes da propagação da Covid estão relacionados com as cadeias de abastecimento alimentar para as grandes áreas urbanas, tornando os seus habitantes mais vulneráveis do que nas áreas rurais.

A percepção e a experiência de vulnerabilidades mais elevadas nas zonas urbanas poderiam potencialmente desencadear a migração das cidades para as zonas rurais e, como consequência, levar a pressões mais elevadas e a dinâmicas aceleradas de mudança no uso do solo, nas zonas rurais, o que muito provavelmente agravaria a crise climática. Mas, ao mesmo tempo, muitos destes riscos podem ser transformados em oportunidades de longo prazo, especialmente em países com um planeamento estratégico de longo prazo baseado em dados científicos. evidências relativas à adaptação e mitigação das alterações climáticas.

Entre as oportunidades, encontram-se, por exemplo, uma consideração mais profunda de soluções baseadas na natureza, alterando as condições de trabalho, utilizando com mais frequência ou exclusivamente soluções renovação e diversificação do setor do turismo e mudança política em todos os níveis, em favor de soluções mais sustentáveis, por exemplo, dias sem carro.

Nossas experiências atuais com a Covid-19 não têm precedentes em ritmo e magnitude nos últimos tempos. Os exemplos acima mencionados mostram que já existem lições importantes retiradas da crise da Covid-19 que devem ser consideradas para a crise climática.

Nestas lições estão incluídos os compromissos entre as intervenções do governo central nos assuntos sociais e econômicos versus os processos democráticos e a liberdade individual, ou a experiência tangível de que todos os sistemas (sociais, ambientais, econômicos) estão interligados e que devem ser abordados através de uma abordagem holística e socioecológica.

A próxima pandemia pode chegar e a crise climática não será combatida com máscaras, confinamentos e injeções econômicas. Os planos de recuperação pós-pandemia são uma oportunidade para redesenhar estes sistemas como um todo,

 

Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020. Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022 e atual Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan.

Tags: assistênciaatendimentoCarmino de SouzacolunistascovidHora CampinasLetra de Médicomedicinameio ambientepacientesPandemiaredesaúde
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza
Colunistas

A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
12 de janeiro de 2026

...

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle
Colunistas

Existem países democráticos? – por Luis Felipe Valle

Por Luis Felipe Valle
10 de janeiro de 2026

...

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

Quando a diplomacia falha, todos perdem – por Luis Norberto Pascoal

9 de janeiro de 2026
Presidente interina da Venezuela defende agenda de colaboração

O perigoso negócio que mata – por Gustavo Gumiero

8 de janeiro de 2026
Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

Duro golpe na agenda climática – por José Pedro Martins

7 de janeiro de 2026
Janeiro Branco: quando o sofrimento pede lugar de fala – por Thiago Pontes

Janeiro Branco: quando o sofrimento pede lugar de fala – por Thiago Pontes

6 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.