Quando você pensa na sua liderança, reconhece o valor da sua comunicação e da sua oratória?
Não dá para negar que, à medida que os profissionais avançam em suas carreiras, a comunicação torna-se um facilitador essencial para expressar suas ideias, impulsionar o crescimento nas organizações e cultivar relações sólidas.
Na minha perspectiva, a comunicação é a base para um gerenciamento eficaz. A habilidade de se comunicar define a eficácia da liderança, e a maneira como você apresenta suas ideias é a sua principal ferramenta para influenciar e alcançar objetivos.
Influenciar as pessoas por meio das palavras significa ter uma oratória que conecta, que engaja e que mobiliza as pessoas a seguirem suas ideias e alcançar os objetivos que você visualiza.
Você também já se viu em uma situação em que a sua habilidade de comunicação afetou sua capacidade de se posicionar de forma convincente em uma reunião de trabalho?
Isso pode estar acontecendo porque você não está se posicionando com clareza ou seja, seu modo de se apresentar não está comunicando o valor da sua mensagem. O que significa que você não está praticando a Oratória Influente.
O que é a Oratória Influente?
A Oratória Influente é a fala que desperta o desejo de ouvir, direciona e provoca as pessoas a expandirem suas ideias e abre espaço para o outro.
A pessoa que pratica a Oratória Influente não é aquele que sabe tudo, mas o que sabe extrair o melhor de cada situação e das pessoas.
Ela se apresenta com clareza, usa palavras que o conectam com a audiência e demonstra uma visão ampla e positiva das situações.
Listo abaixo características essenciais na comunicação de líderes que o levam a ser ouvidos, considerados, procurados, consultados por pessoas em todas a esfera que o envolve no cenário de trabalho e também fora dele:
• Demonstração de respeito que conecta: quando um líder se aproxima das pessoas ao seu redor e demonstra interesse genuíno por elas e pelo que estão dizendo, ele mostra que se importa e é um bom ouvinte.
• Discurso que comunica uma visão positiva das situações: palavras que direcionam a atenção das pessoas para possibilidades, soluções e resultados
• Mensagem que mostra responsabilidade pelo o que decide e o que faz
• Contato visual forte e constante: o olhar firme transmite energia e indica interesse e abertura, além de ajudar a demonstrar foco e autenticidade.
• Uso de gestos firmes: os gestos de um executivo, quando bem colocados, confirmam a credibilidade da sua mensagem.
• Domínio da modulação de voz: a habilidade de variar o tom de voz de forma eficaz é uma estratégia que ajuda a destacar pontos-chave e manter o público envolvido, além de auxiliar na comunicação de emoções e sentimentos.
Uma liderança que domina a Oratória Influente sabe conduzir discussões produtivas, contribui para um ambiente de trabalho colaborativo e inspira a todos ao seu redor: sua equipe, seus pares e os líderes com cargos mais altos que o seu.
Por isso, afirmo que essa é uma competência indispensável para aqueles que buscam se diferenciar e alcançar o máximo de impacto e eficácia em suas atividades.

Cecília Lima é fonoaudióloga, especialista em Oratória e Comunicação para Líderes. Há 20 anos, dedica-se a guiar líderes a colocarem suas ideias com confiança, clareza e assertividade, conquistando a influência que precisam para crescerem na carreira e na vida. Conheça:@cecilialimaoratoria











