Os humanos se envolvem melhor com recursos visuais do que com texto. Essa é a razão por trás de considerar as imagens como a espinha dorsal da comunicação de marketing, como e-mails, blogs, postagens em mídias sociais, etc. As fotos interativas ajudam os visitantes a compreender de maneira fácil e instantânea a mensagem transmitida.
No entanto, o acesso aberto às imagens em quase todas as plataformas também cria o risco de roubo de fotos. Alguém pode aproveitar esse acesso fácil e usar suas imagens para enganar as pessoas usando seu nome. Portanto, você deve saber como evitar que suas fotos sejam copiadas.
Nesta postagem, forneceremos alguns métodos e técnicas úteis de prevenção que permitirão que você proteja suas fotos. Leia este artigo até o fim para examinar todos os termos importantes que você deve conhecer.
Incorpore sua autoridade em metadados
Metadados são informações ricas sobre uma imagem que incluem três tipos diferentes de detalhes: técnicos, descritivos e administrativos. Destes, os metadados técnicos são gerados automaticamente quando você captura uma imagem com uma câmera ou a gera com um software gráfico.
No entanto, você pode adicionar detalhes manualmente nas seções descritivas e administrativas. Os metadados administrativos incluem detalhes sobre o gerenciamento de direitos digitais. Aqui você pode se definir como criador ou proprietário da imagem e escrever outras instruções de uso.
Você pode mencionar sua propriedade escrevendo seu nome como detentor dos direitos autorais.
Você pode colocar facilmente todos os dados necessários para proteger sua imagem abrindo as propriedades da imagem. Lembre-se, este método apenas reduz o risco de roubo, mas não impede completamente que as pessoas roubem.
Monitore a internet e faça cumprir seus direitos
O melhor método para evitar que suas fotos sejam roubadas é monitorar frequentemente qualquer pessoa que use suas imagens sem sua permissão. Porém, como existem milhões de plataformas na internet, como você saberia onde sua imagem está sendo usada?
Aqui, uma técnica de pesquisa avançada chamada Pesquisa por Imagem permite que você descubra todas as plataformas onde sua imagem foi carregada. Muitos utilitários da web fornecem ferramentas especializadas de pesquisa de imagens que permitem pesquisar por imagem.
Ao obter a imagem de entrada, essas ferramentas combinam seus recursos exclusivos com os bilhões de imagens indexadas e identificam todas as imagens semelhantes junto com os links de origem. Basta percorrer os resultados, descobrir quem roubou a foto e tomar medidas rigorosas contra eles.
Adicione uma assinatura digital ou marca d’água
A marca d’água pode ser um elemento gráfico ou conteúdo textual exibido em uma imagem. Ele é mantido transparente para que o espectador possa ver todos os principais detalhes de uma imagem. A marca d’água é outra melhor opção para adicionar uma camada de segurança às suas fotos.
Ele pode ser facilmente adicionado a uma imagem por meio de um software de alteração de imagem ou de uma ferramenta online de marca d’água.
Você pode colocar seu logotipo ou linhas e colunas de texto com pouca opacidade, no sentido de uma marca d’água. Certifique-se de colocar a marca d’água no lugar certo.
As pessoas podem remover a marca d’água usando diferentes ferramentas online se você não a posicionar adequadamente. A marca d’água minimizará as ameaças de roubo porque exibe sua autoridade na imagem. É assim que marcas d’água ou assinaturas digitais impedem as pessoas de copiar suas imagens.
Termos de uso e licenciamento estaduais
Às vezes, você precisa educar as pessoas sobre o seu trabalho. Esta educação os ajuda a prevenir o uso indevido não intencional de seu conteúdo. Isso não apenas os impede de capturar suas fotos, mas também os alerta sobre quais serão os resultados se fizerem qualquer uso ilegal.
Portanto, em qualquer plataforma em que você carregue sua foto, você deve ter uma seção descritiva ou um post com instruções sobre seu trabalho visual. Essas diretrizes permitem que as pessoas saibam para que finalidades podem usar suas fotos e quando devem evitá-las.
Você também pode mencionar as consequências que as pessoas podem sofrer se roubarem seus dados de imagem.
Essas declarações alarmantes os impedirão de usar suas imagens sem autorização. Portanto, declare abertamente todos os termos para que sejam transparentes para todos os visitantes.
Registre os direitos autorais do seu trabalho
Se você estiver envolvido no gerenciamento em massa de fotos e não puder adicionar manualmente uma descrição de direitos autorais aos metadados de cada foto, registre suas fotos em um escritório de direitos autorais apropriado. Este registro será válido para todas as fotos que você enviar em qualquer plataforma.
Portanto, encontre uma autoridade de direitos autorais confiável e registre seu trabalho para ficar protegido contra roubo de imagens.
A autoridade oficial de direitos autorais monitora seu trabalho na Internet e avisa quando alguém envia sua foto, reivindicando-a como sua.
Além disso, se alguém usar sua imagem para enganar o público, a associação com o órgão de direitos autorais evita os danos do golpe. Além disso, também lhe dá autoridade para provar sua inocência e trazer violação de direitos autorais contra o golpista.
Resumindo
Resumindo, seja você um fotógrafo individual ou uma marca estabelecida, você deve manter suas imagens protegidas. Caso contrário, você poderá se envolver em alguns problemas desnecessários e enfrentar desafios indesejados.
Mencionamos acima algumas dicas práticas e eficazes para manter suas imagens sob um escudo forte. Esperamos que você considere as sugestões úteis e que ajamos de acordo com elas para ficar um passo à frente das pessoas que usam o trabalho de outras pessoas sem o devido crédito ou permissão.