28 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Comoção e alívio: o drama após a parada cardíaca de jogador dinamarquês

Partida da Eurocopa entre Dinamarca e Finlândia era transmitida ao vivo; síncope ocorreu no gramado

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
12 de junho de 2021
em Esportes
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Jogadores da Dinamarca pedem atendimento a Eriksen: cenas seguintes foram de desespero, e geraram uma comoção mundial Foto: Divulgação

Jogadores da Dinamarca pedem atendimento a Eriksen: cenas seguintes foram de desespero, e geraram uma comoção mundial Foto: Divulgação

Era para ser um sábado de diversão; acompanhar bons jogos da Europa no conforto do lar, pela TV. A partida entre Dinamarca e Finlândia, em Copenhague, com público no estádio, seguia disputada, quando um pouco antes do final do primeiro tempo, o jogador Christian Eriksen, da Dinamarca, caiu no gramado, após uma síncope.

Ele é o principal atleta da seleção e referência de bom futebol pelos grandes clubes por onde passou, entre eles o Tottenham, da Premier League inglesa. Espanto, perplexidade e tensão tomaram conta dos jogadores, torcedores, comissões técnicas e milhões de telespectadores mundo afora. Os minutos que se seguiram após a queda foram de drama extremo. Imagens da geradora da partida mostravam a equipe médica tentando reanimá-lo. Após mais de sete minutos deitado perto da linha lateral, Eriksen ainda não dava sinais de que fora reanimado.

Colegas da seleção dinamarquesa fizeram um cordão para que a sua agonia não fosse captada por cinegrafistas e fotógrafos. A transmissão da Sportv, liderada pela narradora Renata Silveira, a primeira mulher a transmitir ao vivo um jogo em TV aberta, fato ocorrido este ano, segurou a cobertura ao lado de outros comentaristas do Grupo Globo. Impossível não se envolver com o drama do jogador. A cada tempo que passava sem notícia oficial de seu estado de saúde, a agonia só aumentava. No estádio, aos prantos, estava a mulher do jogador.

 

A tensão só se dissipou mais de 30 minutos depois do início do atendimento, quando, no Twitter, o perfil oficial da Europa postou uma imagem de Eriksen acordado, com os olhos abertos, mão na testa e com o pescoço levemente levantado. A foto foi feita por um fotojornalista da France Press. Estava sendo levado para a ambulância, que o conduziria ao hospital onde passou por exames e novas intervenções. Esse hiato de informação, natural pelas circunstâncias dramáticas e pelo respeito necessário à família do atleta, angustiava ainda mais quem acompanhava o jogo, por TV ou do estádio. Os torcedores, aliás, não deixaram a arquibancada até saber notícias oficiais do estado de saúde de Eriksen. Obviamente, o jogo foi suspenso. Ninguém tinha condições psicológicas ou físicas de dar sequência ao duelo.

 

Eriksen é a referência técnica da boa equipe da Dinamarca Foto: Divulgação

 

Na transmissão, o Sportv ouviu o cirurgião e intensivista Luis Fernando Correia, responsável pela coordenação médica da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Comentarista para plataformas de rádio, TV e internet, o profissional criticou duramente o atendimento a Eriksen, observando que houve demora e que vários protocolos de socorro em campo não foram seguidos. Ele entendeu que logo depois do desmaio era preciso estar em campo não os médicos protocolares das comissões técnicas, mas sim a equipe treinada para casos extremos, o que ocorreu vários minutos depois da síncope.

A história de desespero e tensão de Eriksen, transmitida ao vivo para milhões de telespectadores, só trouxe relativa tranquilidade após pronunciamento oficial da Euro, informando que ele estava acordado, em estado estável, no hospital. Agora, os médicos vão dizer o que exatamente ocorreu e qual o futuro do atleta. Depois que os atletas souberam que Eriksen estava bem e que passava por uma bateria de exames, a partida foi reiniciada. A Finlândia ganhou da Dinamarca por 1 a 0. Por conta do drama, o nome do jogador entrou para os assuntos mais vistos e comentados no mundo neste sábado, 12 de junho.

Tags: atendimento médicoChristian EriksenDinamarcaEurocopaFifaFinlândiaFutebolHora Campinasparada cardíacasíncopeUefa
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Notícias Relacionadas

Meia Giovanni Augusto desfalca o Guarani diante do Ituano. Foto: Guilherme Veiga/Especial para o Guarani FC

Guarani tem desfalques para o duelo contra o Ituano no Brinco

27 de junho de 2022
Renato Cajá marcou um dos três gols da última vitória da Ponte Preta sobre o Vila Nova, em 2014. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Ponte não vence Vila Nova há 8 anos; relembre última vitória com golaço de Cajá

27 de junho de 2022
Foi a 13ª medalha de Ana Marcela em Mundiais. Foto: CBDA/Divulgação

Ana Marcela é ouro na maratona aquática de 5km do Mundial

27 de junho de 2022
Delegação camineira celebra a premiação no Troféu Brasil de Atletismo 2022: trabalho árduo recompensado pela brilhante posição Foto: Divulgação/CBAt

Orcampi é vice-campeã do Troféu Brasil de Atletismo

26 de junho de 2022
Com empate sem gols com o Sampaio Corrêa, Ponte completou quatro jogos sem vitória no Majestoso. Foto: Ponte Press/Álvaro Jr.

Maio e junho, meses de seca no Majestoso

25 de junho de 2022
Chamusca e Michel fora: treinador encerra a sua segunda passagem pelo Bugre com um fraco aproveitamento de 27,7%. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Guarani ‘degola’ técnico, superintendente e parte da comissão técnica

25 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Com submetralhadoras em posição de tiro, policiais vasculham corredor do Shopping D. Pedro: noite de tensão e medo em Campinas Foto: redes sociais/reprodução

    Assalto no shopping D. Pedro: veja fotos e vídeos da correria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assalto dentro do Shopping D. Pedro provoca pânico e correria entre clientes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Grande público acompanha a 22ª Parada do Orgulho LGBT; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Três suspeitos são presos e outro morre após fuga de assalto no shopping D. Pedro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Parada LGBT espera 20 mil em Campinas; veja o que muda no trânsito

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist