Os 250 anos de Campinas serão comemorados neste domingo (14) com uma série de eventos culturais, gastronômicos e de lazer. Abrindo a programação, às 7h, acontece a 7ª Maratona de Campinas, que promete levar 2,5 mil inscritos às ruas da cidade, com largada e chegada na avenida Norte-Sul. E para fechar o dia, a Arautos da Paz receberá um show com a Orquestra Sinfônica Municipal e a dupla Chitãozinho e Xororó, a partir das 18h.
Ao longo do domingo, a Praça Carlos Gomes será palco da 10ª edição do Chefs Campinas. O evento, que começa às 10h, reunirá 22 restaurantes e nove cervejarias do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A cada ano, a organização busca estabelecer um tema para nortear o evento e, para 2024, como não podia deixar de ser, o tema escolhido foi os 250 anos de Campinas.
Estão confirmados os seguintes restaurantes: Armazém Cambuí, Bronco Burger, Cacau Craveiro, Casa Malta, Chef Daniel Valay, Daoravida, Delícias Árabes & Campinas Café Festival, Elixir Restaurant & Lounge Bar, Estação Marupiara, Forneiro Churrasco & Pizza, GBK D. Pedro, Kansas BBQ, Kindai, Obeijú Restaurante, Original Cheesecake, Outback, Pallure Gelateria, Prime Italian, Raízes Zen, Sulina Parrilla & Restaurante e Team Meat.
Já as cervejarias presentes no evento são Cervejaria Campinas, Daoravida, Gravetos, Grifo, Landel, Maali, Marés, Seo Carneiro e Tábuas. E outra novidade especial: para os amantes de um bom vinho, o evento contará com a presença da Audace Wine, com vários rótulos e o espumante “Coreto”, feito especialmente para o Chefs Campinas, com rótulo comemorativo aos 250 Anos da cidade.
Sinfônica
O domingo de aniversário termina com a apresentação da Sinfônica junto da dupla Chitãozinho e Xororó, na Arautos, com entrada gratuita. A regência será do maestro Carlos Prazeres.
“O Chitãozinho e o Xororó são cidadãos campineiros e nada melhor do que trazê-los como presente de 250 anos de Campinas. E eles vão cantar junto com nossa Orquestra Sinfônica, um patrimônio da cidade. Tenho certeza de que é um show para todas as idades”, disse o prefeito Dário Saadi.
O repertório promete agitar o público com os maiores sucessos dos sertanejos, entre eles “Evidências” e “Fio de Cabelo”. Para a dupla, fazer parte da celebração do aniversário da cidade será especial.
“Campinas faz parte da nossa história, é aqui que vivemos, realizamos sonhos e formamos nossas famílias. É uma honra para gente fazer parte desta comemoração tão especial, de 250 anos da cidade”, comenta Chitãozinho.
“Vai ser uma noite muito especial apresentar o nosso show acompanhado da Orquestra Sinfônica de Campinas, que faz um excelente trabalho e é admirada pelos campineiros. Vai ser muito especial. Esperamos por vocês”, completa Xororó.
Em 1998, os artistas receberam o título de cidadãos campineiros e, em 2012, o Diploma de Honra ao Mérito.
No local, serão reservados mais de 460 lugares para pessoas com deficiência e 60+, além de um acompanhante por pessoa. A liberação das cadeiras será por ordem de chegada.
Banda do Exército
Outro evento do aniversário de Campinas será a apresentação na Banda Sinfônica do Exército, no dia 27 de julho, a partir das 20h, na Escola de Cadetes. O repertório será variado e terá uma peça de abertura em homenagem ao ilustre compositor campineiro Carlos Gomes. O grupo, composto por 48 músicos, será regido pelo subtenente Daniel da Silva Filho. As vagas são limitadas e os interessados farão inscrição pela internet, em link que será divulgado em breve.
Exposição
A exposição “Histórias da Cidade no Acervo do Arquivo Municipal de Campinas” pode ser vista no saguão do Paço Municipal até o próximo dia 31. A mostra é composta por 15 painéis de 1,80m por 0,80m; nove abordam temáticas relacionadas ao Centro e à história da cidade e seis sobre os distritos de Barão Geraldo, Sousas e Campo Grande.
Após 31 de julho, parte do material, que é focado nos distritos, irá para os “Agilizas” de Barão Geraldo, Sousas e Campo Grande. A mostra terá QR Code para que os visitantes possam ver as referências utilizadas nos painéis e os documentos apresentados.