16 de maio de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Dário Saadi faz elogio público a João Doria por liderar vacina

Prefeito discursa em evento RetomaSP e exalta "protagonismo" do tucano

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
18 de setembro de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Governador de São Paulo, João Doria, e prefeito Dário Saadi conversam no evento RetomaSP, nesta sexta-feira, no Largo do Rosário: vacina será tema forte em 2022 Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Governador de São Paulo, João Doria, e prefeito Dário Saadi conversam no evento RetomaSP, nesta sexta-feira, no Largo do Rosário: vacina será tema forte em 2022 Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

O lançamento em Campinas do RetomaSP, programa estadual de oferta de serviços de qualificação, investimentos, emprego e renda para a população paulista, reservou um agradecimento público do prefeito Dário Saadi (Republicanos) ao governador João Doria (PSDB). Dário exaltou o “protagonismo” do tucano por liderar a corrida em busca de uma vacina contra a Covid-19.

No palanque montado dentro da tenda que abrigou os estandes do evento e diante de vários prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), deputados estaduais e vereadores da cidade, Dário reforçou que o governador teve papel essencial na pandemia por, junto com autoridades sanitárias e de saúde paulistas, garantir parceria com o laboratório chinês Sinovac em 2020. Esse acordo permitiu que o Instituto Butantan recebesse insumos para a produção do imunizante CoronaVac, enquanto o País não tinha vacinas compradas ou acordadas por meio do Ministério da Saúde.

O elogio público de Dário Saadi, que é médico, pode ter, além do natural reconhecimento ao papel sanitário do governador, um impacto político.

Doria é pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB e oponente feroz do presidente Jair Bolsonaro, a quem, na campanha de 2018, apoio de forma contundente.

Sobre o “BolsoDoria” do passado, o governador tem reiterado em entrevistas que se arrependeu do apoio, que as pessoas mudam, que Bolsonaro é um desastre no governo e que não havia outra alternativa para ele, já que do outro lado estava o PT de Fernando Haddad, partido que Doria culpa seguidamente pelos escândalos de corrupção e pela crise econômica dos últimos anos.

O governador vai disputar as prévias de seu partido para tentar se cacifar como candidato oficial ao Planalto, em 2022. Neste sentido, tem tentado se colocar como “terceira via”. Sempre que é perguntado sobre a campanha, reforça que o Brasil não merece nem Bolsonaro nem Lula.

 

 

Vacina chinesa

A CoronaVac foi desdenhada pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início. No radar dele, não só o embate político com o governador, seu adversário, mas também as diferenças ideológicas que jamais escondeu com a China. Segundo o Butantan, o contrato com o Ministério da Saúde para a entrega de 100 milhões de doses do imunizante já foi cumpida. Na verdade, o governo paulista queria cumprir esse acordo até o final de agosto, mas houve atraso e acabou invadindo setembro.

A vacina, portanto, será uma ferramenta política na campanha de 2022.

 

Dados dos governos federal e estaduais indicam que já foram aplicadas no Brasil 219 milhões de doses. Com esse programa de vacinação, 37% da população brasileira está totalmente imunizada. Em relação aos imunizantes, a vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida pelo laboratório federal de Biomanguinhos (Fiocruz), no Rio, é a mais distribuída para os postos de saúde no País. Em segundo, vem a CoronaVac. No mundo, porém, a vacina chinesa é a mais aplicada, de acordo com informações da empresa britânica de informações e análise Airfinity.

As falas de Dário

“Governador, falo com toda a clareza, tivemos um dos momentos mais dificeis das últimas décadas com essa pandemia. E o senhor teve um protagonismo, teve a iniciativa de tomar a negociação para a produção de vacina, foi protagonista nesta produção e o Brasil está hoje controlando a pandemia graças a isso”, ressaltou o prefeito.

Dário lembrou que os prefeitos, como ele, tiveram de tomar medidas duras e impopulares para restringir a circulação e derrubar os índices de internações, mesmo com a pressão econômica. Segundo ele, mesmo com essas iniciativas, não fosse a vacina, a pandemia não estaria no estágio que está hoje. “Vai aqui o nosso reconhecimento. Parabéns”.

O prefeito de Campinas lembrou também que o governo paulista teve papel importante na manutenção dos investimentos, com impactos positivos nos municípios. “Resultado do ajuste econômico e dos investimentos que o senhor tomou”, repetiu Dário.

Dário finalizou seu discurso afirmando que Campinas “honrou” a vacina que “o senhor foi protagonista”. Dário enfatizou que o Município “já aplicou 1,5 milhão de doses com hora marcada e sem aglomeração, sem demora”. “Campinas e a população deram um exemplo de organização e um show de cidadania”, finalizou o prefeito.

RetomaSP

O programa Retoma SP prevê investimentos de R$ 47,5 bilhões no estado de São Paulo e tem a expectativa de gerar diretamente 200 mil empregos, em obras de infraestrutura, rodovias das cidades, rodovias estaduais, portos, aeroportos, infraestrutura de saneamento, hospitais, novas escolas, repasses de recursos para os municípios, investimentos mais robustos em saúde, em proteção ambiental e proteção social.

“O RetomaSP é uma ação capilarizada entre o poder público, que tem capital político e institucional, e o setor privado que determina o crescimento econômico. Juntos somos mais fortes no combate à pandemia e na retomada da economia. Onde houver um brasileiro, nós temos que estar ao lado para ajudar e apoiar”, declarou Doria.

Os eventos do RetomaSP em Campinas foram organizados pela InvestSP, agência estadual de promoção de investimentos e competitividade, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Associação Comercial e Industrial do município.

Tags: BolsonaroCovid-19crise sanitáriadário saadieleições 2022João DoriaPandemiaPolíticaRetoma SPVacina
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Notícias Relacionadas

Lideranças políticas e convidados de evento ocorrido no Royal Palm, em abril, destinado ao lançamento do livro dos 20 anos da RMC Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Eventos corporativos turbinam a ocupação da rede hoteleira

15 de maio de 2022
Utensílio doméstico é temido na cozinha, e com razão: procedimentos inadequados podem provocar acidentes fatais Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Panela de pressão? Saiba como evitar explosão e acidentes graves na cozinha

15 de maio de 2022

Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 45 milhões

15 de maio de 2022
hand holding Orange Ribbon for Leukemia, Kidney cancer day, world Multiple Sclerosis, CRPS, Self Injury Awareness month. Healthcare and word cancer day concept

Flash mob nesta segunda-feira, na Glicério, marca o Maio Laranja em Campinas

15 de maio de 2022
Pela parceria, o templo religioso, que professa qualquer fé, pode se cadastrar, o que permite que a Cimcamp tenha acesso às imagens Foto: Divulgação

Templos religiosos de matriz africana entram no circuito público de ‘espiões’

15 de maio de 2022
Vacinação na UBS 12 de Setembro: um total de 6.486 doses já foram aplicadas no público de 5 a 11 anos na cidade Foto: Ivair Oliveira/PMJ/Divulgação

Jaguariúna: todas as doses contra a Covid para público a partir de 12 anos

15 de maio de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Hortolândia realiza seis concursos para preencher 446 vagas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Declaração gordofóbica de Bolsonaro foi dirigida a vereador de Holambra

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Jogador do Corinthians é preso suspeito de chamar atleta do Inter de “macaco”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Luto: morre em Campinas Ulisses Dupas, fera da mecânica de bikes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “A Última Transmissão”: filme sobre adeus de Brasil de Oliveira estreia nesta sexta em Campinas; confira agenda

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist