Em busca da segunda vitória consecutiva, o Guarani encara o Náutico neste sábado (4), às 17h15, no estádio dos Aflitos, em Recife, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na oitava posição na tabela de classificação com 33 pontos, o Bugre busca o triunfo para chegar a 36 pontos, superar o rival pernambucano e se aproximar ou até entrar no G4. Sétimo colocado com 34 pontos, o Timbu também quer o resultado positivo para voltar a vencer na competição, se manter na frente da equipe campineira e voltar a ficar perto dos líderes da competição.
Para a partida deste sábado (4), o técnico Daniel Paulista conta com o retorno do meia Régis, recuperado de lesão de grau 2 na panturrilha esquerda. O atleta participou normalmente dos últimos treinos, viajou para Recife e deve iniciar a partida no banco de reservas, já que entrou em campo pela última vez no dia 31 de julho, quando o Alviverde foi derrotado pelo Vila Nova. A tendência é que Andrigo seja mantido entre os titulares.
Apesar da recuperação de Régis, a comissão técnica do Guarani tem o zagueiro Ronaldo Alves como desfalque confirmado, suspenso após ser advertido com o terceiro cartão amarelo na última rodada. Carlão volta a ser titular. O lateral-direito Samuel Santos, regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), e o goleiro Arthur Gazze, ainda não regularizado, ficam fora do jogo. Em tratamento de uma lesão no tornozelo, Diogo Mateus continua recuperação e também não joga, dando lugar a Mateus Ludke
Sem imprevistos de última hora, o Bugre deve ser escalado com Rafael Martins, Mateus Ludke, Thales, Carlão e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade e Andrigo (Régis); Bruno Sávio, Júlio César e Lucão do Break.
E o Náutico?
De olho na recuperação após a saída do técnico Hélio dos Anjos, o Náutico derrotou o CSA e empatou com o Vitória nas duas últimas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Para a partida de hoje, o técnico Marcelo Chamusca, vice-campeão da Série C 2016 pelo Guarani, quer que o Timbu volte a vencer em casa, algo que não aconteceu nos últimos quatro jogos no estádio dos Aflitos.
Titular da equipe desde o início da Série B, o atacante Vinícius foi expulso na última partida e deve ser substituído por Iago Dias. Apesar do desfalque, Chamusca conta com o retorno do volante Djavan, suspenso no último do jogo, e Matheus Trindade, livre de desconforto muscular. Lesionados, o lateral-esquerdo Breno Lorran, além dos atacantes Kieza e Caio Dantas, ficam fora do confronto decisivo.
Sem novidades de última hora, o Náutico deve entrar em campo na tarde de hoje com Alex Alves; Hereda, Camutanga, Rafael Ribeiro e Bryan; Djavan, Rhaldney e Jean Carlos; Iago Dias, Tailson e Paiva.
Jejum
Na história, Guarani e Náutico se enfrentaram em 22 jogos, com dez vitórias do Bugre, três empates e nove triunfos do Timbu. Em Pernambuco, o retrospecto registra três triunfos do Alviverde, dois empates e seis resultados positivos a favor do time da casa.
Além do número desfavorável fora de casa, o Guarani venceu o Náutico pela última vez, em Pernambuco, no dia 24 de setembro de 1989, por 2 a 1, com gols marcados por Marcos Roberto e Tatu, enquanto Bizu descontou. Desde então, são cinco jogos em Recife, um em Caruaru, com seis triunfos da equipe da casa e apenas um gol marcado pelo Bugre.
O último confronto entre as equipes, em Recife, ocorreu no dia 1º de dezembro de 2020 e o Náutico venceu por 2 a 0, com gols de Bryan e Kieza. No primeiro turno da Série B 2021, Guarani e Náutico se enfrentaram no Brinco de Ouro da Princesa e o Timbu mais uma vez garantiu os três pontos com gols de Vinícius, Kieza e Erick. Régis descontou para o Guarani.