O Guarani enfrenta a Portuguesa nesta segunda-feira (26) com a possibilidade de entrar no G8 na tabela de classificação da fase inicial do Campeonato Paulista pela primeira vez. Para isso, precisa vencer o adversário no encerramento da quinta rodada, às 20h, no Canindé.
Será o segundo jogo seguido fora de casa do Bugre, que conseguiu sua primeira vitória em 2026 no último compromisso, quando fez 1 a 0 no Velo Clube, em Rio Claro. A TNT e a HBO Max anunciam a transmissão do duelo na capital paulista.
Hoje, a situação do Guarani na tabela é perigosa. O time está no 11º lugar, com 5 pontos, apenas um a mais do que o Noroeste, que abre o Z2. Por outro lado, se vencer a Lusa, chega a 8, dá um salto na tabela e encerra a rodada entre os cinco primeiros colocados. A primeira fase chega a sua segunda metade. Os oito melhores avançam ao mata-mata.
Titular nas quatro partidas realizadas pelo Guarani até agora, Guilherme Parede foi o autor do gol da vitória do time contra o Velo Clube em cobrança de pênalti. O atacante celebra a sequência depois de um difícil 2025, quando estava no Vila Nova e atuou pouco por estar em recuperação de grave lesão. “Encaro esse 2026 como um recomeço. Estou tendo a sequência que preciso para poder ajudar o clube com gols e assistências”, diz.
Ele deve estar novamente entre os 11 iniciais diante da Portuguesa, já que a tendência é o técnico Matheus Costa repetir a formação titular dos últimos dois jogos. Depois da Portuguesa, o Guarani terá o Dérbi pela frente, sábado (31), às 16h, no Brinco de Ouro. O zagueiro Raphael Rodrigues, que vem jogando improvisado na lateral direita, e o meia Isaque são os jogadores do elenco pendurados com dois cartões amarelos. Caso voltem a ser punidos nesta segunda, terão de cumprir suspensão e desfalcam o Guarani no clássico.
Do outro lado
Na 9ª colocação, com 6 pontos, a Portuguesa joga pela terceira vitória seguida. Na última rodada, superou o São Paulo no Morumbis por 3 a 2. Expulso no duelo com o Tricolor, o atacante Renê cumpre suspensão, assim como Hudson, que foi punido com o terceiro cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA
Bertinato; João Vitor, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Caio Roque; Portuga, Zé Vitor e Gabriel Pires; Maceió, Ewerthon e Lohan (Cadorini). Técnico: Fábio Matias.
GUARANI
Caíque França; Raphael Rodrigues, Maurício Antônio, Jonathan Costa e Emerson Barbosa; Willian Farias, Nathan Melo e Isaque; Mirandinha, Maranhão e Guilherme Parede. Técnico: Matheus Costa.
Local: Canindé.
Horário: 20h.
Juiz: João Vitor Gobi.









