O Guarani lutou desde o primeiro minuto, contou com o apoio da torcida e venceu a Portuguesa por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (8), no Brinco de Ouro da Princesa, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. Lucas Paraizo abriu o placar para a Lusa, e Isaque e Matheus Barbosa viraram a partida para o Bugre.
Vitorioso, o Alviverde alcança os sete pontos, sobe para a 12ª posição na classificação geral do Paulistão, abre três pontos em relação a Lusa, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, e continua na lanterna do Grupo B, agora apenas um ponto atrás do vice-líder Mirassol.
Derrotada, a Lusa estaciona nos quatro pontos, fica na 15ª colocação na classificação geral, dentro da zona de rebaixamento, e na lanterna do Grupo D, sete pontos atrás do vice-líder São Bernardo.
O jogo
A Portuguesa começou a partida com tudo e por pouco não abriu o placar logo no primeiro minuto. Gustavo Ramos recebeu ótimo passe, avançou em velocidade, finalizou, e o goleiro Tony fez bela defesa. A Lusa teve a segunda oportunidade em cobrança de falta de Pará. O lateral-direito chutou forte, e o arqueiro alviverde fez mais uma ótima intervenção.
O Guarani foi para o ataque e abriu o placar com Derek. No entanto, o atacante estava impedido no momento da finalização, e o gol acabou anulado. A Portuguesa continuou melhor partida e chegou ao primeiro gol. João Victor e Lucas Paraizo fizeram ótima jogada em velocidade, Paraizo finalizou, e a bola foi para o fundo do gol.
Atrás no placar, o Bugre foi com tudo em busca da virada.
Em ótima cobrança de escanteio de Jamerson, Richard Ríos desviou de cabeça, Bruno José chutou para o gol, mas a bola explodiu na rede pelo lado de fora. Em mais uma boa jogada, Bruno José cruzou, Isaque finalizou, e o goleiro Thomazella foi seguro para defender.
Destaque do Bugre no jogo, Bruno José foi derrubado na área após disputa com Thomazella, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Isaque chutou no cantinho e balançou a rede para garantir a igualdade no placar e fazer a festa da torcida alviverde presente no Brinco de Ouro da Princesa.
O Guarani continuou atacando e chegou à virada dois minutos depois. Bem posicionado, Matheus Barbosa aproveitou sobra, soltou uma bomba de fora da área, e estufou a rede para garantir o segundo gol do alviverde na reta final do primeiro tempo.
O time campineiro voltou bem para etapa final e quase ampliou a vantagem em cobrança de falta de Giovanni Augusto. O camisa 10 chutou com categoria, e Thomazella foi muito bem para garantir a defesa. Em busca do empate, a Lusa foi para o ataque e teve ótima chance com Richard. O atacante recebeu bola na área, cabeceou, e Tony foi muito bem para salvar o Alviverde.
Pouco depois de entrar na vaga de Matheus Barbosa, o volante Leandro Vilela teve uma bela chance. De fora da área, o camisa 5 finalizou bem, exigindo mais uma defesa de Thomazella. Com o jogo lá e cá, a Portuguesa por pouco não garantiu a igualdade no placar. Em cobrança de escanteio, Bruno Leonardo testou para o gol, e Tony fez uma defesa espetacular.
Aos 39′, Daniel Costa teve nova oportunidade para a Portuguesa em rebote na entrada da área. O meia finalizou bem, em direção ao gol, mas a bola saiu pela linha de fundo. O jogador da Lusa teve mais uma chance, o chute saiu forte, e Tony foi muito bem para fazer a defesa. Nos acréscimos, a equipe da Capital até esboçou a última pressão, mas o Guarani foi seguro na marcação e garantiu os três pontos.
Agenda
Na próxima rodada, os comandados de Mozart Santos tem o São Bento como adversário, neste sábado (11), às 19h, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. Os comandados de Gilson Kleina voltam a campo no domingo (12), diante do Corinthians, às 16h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
FICHA TÉCNICA: GUARANI 2X1 PORTUGUESA
Guarani: Tony; Diogo Mateus, Lucão, Luciano Castán e Jamerson (Mayk); Matheus Barbosa (Leandro Vilela), Richard Ríos e Isaque (Wenderson); Bruno José (Rafael Freitas), Bruninho (Giovanni Augusto) e Derek. Técnico: Mozart Santos.
Portuguesa: Thomazella; Pará, Victor Ramos, Bruno Leonardo e Thallyson; Naldo (Daniel Costa), Madison (Diogo Marzagão) e Tauã (Lucas Nathan) e Daniel Costa; Lucas Paraizo, Gustavo Ramos (Lucas Venuto) e João Victor (Richard). Técnico: Gilson Kleina.
Gols: Lucas Paraizo, aos 27′ do primeiro tempo, Isaque, aos 42′ do primeiro tempo e Matheus Barbosa, aos 44′ do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Thallyson e Diogo Marzagão (POR); Leandro Vilela (GUA).
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP).
Público total: 4.306 torcedores.
Renda: R$ 57.940,00.
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP).