A Unicamp está promovendo a 13ª edição da competição Desafio Unicamp. O programa apresenta conteúdos e caminhos para quem busca empreender como carreira, com treinamentos e capacitações oferecidos gratuitamente aos participantes da competição de modelagem de negócios, organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Para participar é preciso montar um grupo de 3 a 5 pessoas, escolher uma tecnologia selecionada para o programa e inscrever a equipe em inova.unicamp.br/desafio. As inscrições vão até o próximo dia 30 de março.
A competição é o principal programa de promoção ao empreendedorismo e inovação da universidade. Em 12 anos, o Desafio Unicamp já capacitou mais de 3.480 pessoas. A última edição da competição, em 2022, contou com a participação de 181 participantes, das cinco regiões do país – representatividade que foi inédita no programa.
As melhores equipes nas categorias Geral e Impacto Socioambiental podem levar até 15 mil reais para casa – sendo R$ 3 mil para cada integrante do grupo vencedor, além de outros prêmios, como a oportunidade de aceleração para Startup com a Baita Aceleradora, acessos a plataforma de treinamentos da FM2S e isenção na inscrição da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) para levar o negócio adiante. A equipe escolhida pelo Voto Popular e outras finalistas também recebem benefícios exclusivos oferecidos pela Inova e pelos patrocinadores.
Os times inscritos no Desafio Unicamp 2023 desenvolvem um modelo de negócio a partir de uma tecnologia da Unicamp, com alto potencial de inovação. A tecnologia é escolhida pelos próprios participantes dentro de um grupo de 50 perfis da Unicamp selecionados pela organização da competição.
A competição é gratuita e acontece 100% on-line. Durante três meses, as equipes inscritas participam de webinares e recebem mentorias acadêmicas e de especialistas do mercado. Um dos principais eventos da competição, o Workshop do Desafio Unicamp, apresenta a metodologia Lean Canvas e ensina aos participantes como planejar uma proposta de negócio de valor. Ao final, os seis times finalistas têm a oportunidade de se apresentar para uma banca convidada.
Neste ano, o Desafio Unicamp quer ampliar ainda mais a diversidade das equipes participantes. Para incentivar a pluralidade de participantes, a competição oferecerá pontuação extra na primeira entrega para as equipes com competidores que se enquadrem nos quesitos de diversidade de gênero, raça ou cor declarada, nacionalidade e pessoa com deficiência.
“O principal objetivo da competição é fomentar a criação de spin-offs, empresas baseadas nos conhecimentos e tecnologias da Unicamp. Os participantes recebem capacitações gratuitas em metodologia Lean Canvas e treinamento de pitch. Têm acesso a conteúdos sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, conversam diretamente com os inventores das tecnologias e recebem mentorias com especialistas do mercado nacional e internacional”, explica Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.
Pelo segundo ano, a Fundação Educar, organização sem fins lucrativos mantida pela Companhia DPaschoal, é patrocinadora do programa na categoria Impacto Socioambiental e oferece a premiação para a equipe que se destacar em temas de inclusão e sustentabilidade aplicados aos negócios.
A categoria Impacto Socioambiental foi inserida na competição em 2022 e engajou as equipes, resultando em trabalhos que se concretizaram na criação de empresas preocupadas, desde seu início, com o desenvolvimento produtos e processos que reduzam o impacto no meio ambiente ou promovam melhorias sociais.
A Diretora Executiva da Fundação Educar, Isabela Pascoal Becker, destaca que a Categoria de Impacto Socioambiental foi pensada junto à Inova Unicamp justamente para incentivar os futuros empreendedores a desenvolverem um olhar mais abrangente e consciente sobre o impacto que geram na sociedade. “Fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto socioambiental não é só necessário, é urgente. O espaço da Universidade já é muito promissor para o desenvolvimento de novos negócios e para a possibilidade de criar soluções que gerem valor para a sociedade e para o meio ambiente. É um caminho que mistura oportunidade de negócio com valor para a sociedade”, ressalta Isabela.
*Com informações do Inova Unicamp