O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, renova as esperanças do comércio, após quedas sucessivas nas vendas em razão da pandemia. De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Campinas e Região, deve haver um crescimento de 50% nas vendas na comparação com o ano passado, quando o setor trabalhou somente com entrega.
O otimismo é reforçado pelo fato de que, ao contrário do ano passado, restaurantes agora estão liberados para atendimento presencial, com restrição de capacidade e de horário. Na tentativa de aumentar o faturamento e evitar aglomerações, muitos comércios apostam em campanhas como “Semana dos Namorados”, para diluir o potencial de atendimentos, e nos tradicionais delivery e drive-thru.
Segundo Matheus Mason, presidente da Abrasel em Campinas e Região, em 2020 o faturamento do setor foi duramente abalado com o fechamento, obrigando a maioria dos restaurantes e bares a se reinventarem às pressas com o delivery, que representou apenas 20% do faturamento. “Neste ano, com a liberação parcial de atendimento e a consolidação do delivery, nossa projeção é de um aumento de 50% sobre o ano passado, o que representa faturamento de 40% a 50% de uma data comemorativa pré-pandemia”, explica.
Apesar de ainda estar longe dos dias normais, ele vê este aumento como positivo “É, sem dúvida, um alívio para o setor”, afirma. “Neste ano ainda vamos observar um consumo bastante dividido entre venda presencial e delivery”, comenta.