Sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça farão, neste domingo (30), um espetáculo nos céus de Campinas. O evento faz parte da programação dos 250 anos da cidade e deve levar entre 7 mil e 10 mil pessoas à Praça Arautos da Paz. Antes da apresentação, a partir das 9h30, a Banda da EsPCEx promete animar o público.
“Sem dúvidas será um show aéreo inesquecível, para todas as famílias. Faz muito tempo que a Esquadrilha da Fumaça não vem a Campinas e será maravilhoso ver aquelas manobras lindas no céu da nossa cidade”, disse a secretária de Cultura e Lazer, Alexandra Caprioli. “Para completar o espetáculo, teremos a Banda da EsPCEx, que dará um brilho especial ao evento”.
A Esquadrilha da Fumaça, chamada oficialmente de Esquadrão de Demonstração Aérea, conta com mais de 4 mil apresentações realizadas no Brasil e em outros 21 países e fica sediado na Academia da Força Aérea de Pirassununga.
“Estou honrado em poder apresentar para a população de Campinas um pouco do trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Nos empenhamos ao máximo durante os últimos treinamentos para fazer uma bela apresentação neste domingo”, disse o Capitão Aviador Pereira.
Com mais de 75 anos de história, a Banda da EsPCEx é composta por 35 músicos, sendo regida pelo 2⁰ tenente Azevêdo e tem como contramestre o Sub Tenente Wellington. Além de apresentações em formaturas e desfiles da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e das Organizações Militares da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a banda também é responsável por promover a manifestação artística, atuando junto à comunidade de Campinas e região, criando um vínculo com a sociedade local.
Segurança e comodidade
A Prefeitura de Campinas adotou medidas de segurança para que as pessoas possam assistir ao espetáculo com tranquilidade. No local, além do Samu, haverá duas viaturas da Unimed (parceira do evento), patrulhamento da Guarda Municipal e reforço da Polícia Militar.
A secretária aconselha que as pessoas cheguem mais cedo, para não perder nenhuma manobra. “O show vai começar às 10h10 em ponto, mas é importante que as pessoas cheguem mais cedo, sem correria. Além de encontrar um bom lugar para ver o espetáculo, quem chegar mais cedo também vai poder apreciar a Banda da EsPCEx.