29 de abril de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Fogo consome ‘paredão ecológico’ de fazenda histórica em Jaguariúna

Proprietários e funcionários da Fazenda Santa Francisca do Camanducaia lutaram até a noite desta quarta-feira (21) para controlar os focos de incêndio

Gustavo Abdel Por Gustavo Abdel
22 de agosto de 2024
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Fogo consome ‘paredão ecológico’ de fazenda histórica em Jaguariúna

Uma extensa área de vegetação remanescente da Mata Atlântica ficou praticamente destruída pelas chamas - Foto: Gustavo Abdel/Hora Campinas

Uma das principais áreas verdes de Jaguariúna ficou sob o domínio das chamas durante 10 dias. A cada instante, novos focos de incêndio surgiam e o trabalho incansável dos funcionários e proprietários da histórica Fazenda Santa Francisca do Camanducaia parecia não ter fim.

 

O fogo foi controlado somente na noite desta quarta-feira (21).

 

Uma extensa área de vegetação remanescente da Mata Atlântica ficou praticamente destruída pelas chamas. Ainda na tarde desta quarta, enquanto a reportagem do Hora Campinas acompanhava de perto o trabalho de combate ao fogo, o cenário de destruição emocionava a proprietária do local, a advogada Ariani Bueno Sudatti, 46 anos.

Ela e a mãe Elizabeth, de 74 anos, ficaram todos esses dias na linha de frente combatendo as chamas, que avançavam rapidamente em direção ao Centro Cultural Estação Francisca, onde no passado funcionava a leiteria da centenária fazenda.

“Foram vários focos de incêndio, com chamas de até três metros. Esse é um paredão ecológico que praticamente separa o Centro da área rural, e ele está sendo destruído”, apontava Ariani para a mata queimada morro acima. A fumaça provocada pela queimada era possível ser observada da Rodovia Campinas-Mogi (SP-340), cerca de 10 km dali.

 

VEJA OS MOMENTOS MAIS CRÍTICOS DO INCÊNDIO/FOTOS: DIVULGAÇÃO

De onde se registrou os primeiros focos de incêndio, até o ponto onde naquela tarde os funcionários faziam um aceiro para evitar o avanço das chamas, são mais de dois quilômetros de distância. Diversas espécies de pássaros e pequenos animais silvestres foram vistos deixando a área de mata, e buscando abrigo em outro ponto próximo ao Rio Camanducaia.

 

“Em 98% dos casos os incêndios são causados pela ação humana, mesmo que culposa (sem intenção), mas é humano. Há vários empreendimentos imobiliários no entorno que a gente observa que a terra foi queimada para se fazer a limpeza. Cabe investigar e precisa ter a consciência de que isso é um crime ambiental gravíssimo, que é punível com reclusão de dois a quatro anos, com multa”, explicou Ariani.

 

Segundo ela, o Corpo de Bombeiros esteve na propriedade no início da semana, mas, por conta das chamas estarem em área de mata fechada, foi argumentado pelos profissionais de que não era possível realizar o combate.

Além disso, diversos outros focos foram registrados na cidade desde o último sábado (17), parte deles no Morro do Catão – região próxima à fazenda. Com isso, foram atendidas as situações em que ocorriam risco iminente à vida humana.

 

A área onde fica a Fazenda Santa Francisca do Camanducaia – Foto: Divulgação

 

UMA LUTA

“A gente saía correndo com trator, pegando água, mas a gente não conseguia, pois eram muitos focos”, contou Elizabeth, visivelmente exausta pelas noites sem dormir. “Nossa vizinha relatou que o fogo começou próximo a propriedade dela, e veio se alastrando pela mata”, continuou.

 

VEJA A DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO FOGO – FOTOS: GUSTAVO ABDEL/HORA CAMPINAS

 

Dos funcionários da fazenda que trabalhavam no combate, Valdomiro Macedo, 63 anos, já havia perdido as contas de quantos focos de incêndio surgiram ao longo dos dias. “O fogo mais forte ocorreu há uma semana. Agora a situação está praticamente controlada”, disse. Com o sereno da noite as chamas tendem a diminuir.

“A gente tem trabalhado pesado para a recuperação histórica e socioambiental da fazenda.. Há três anos que estamos aqui, já foram plantadas milhares de árvores nas margens do Rio Camanducaia. E ver essa destruição nos dá uma profunda tristeza. É preciso ter mais consciência”, pediu Ariani.

 

 

ESTADO DE ALERTA

Jaguariúna está em estado de alerta devido à baixa umidade, conforme informou a Defesa Civil da cidade nesta segunda-feira (19), quando foi registrado índice de 19,3% de umidade relativa do ar. Essa condição climática pode afetar a saúde da população e aumentar o risco de queimadas.

 

O estado de alerta ocorre quando a umidade do ar varia entre 12% e 20%.

 

Níveis tão baixos como os registrados representam um risco para a saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Entre os sintomas comuns de desidratação severa estão tontura, confusão mental e cansaço extremo.

 

A FAZENDA

A Fazenda Santa Francisca do Camanducaia ostenta um belíssimo casarão colonial do século XIX, que foi moradia da família de Amâncio Bueno, fundador da cidade de Jaguariúna. Traz em sua paisagem e construções um passado histórico que remonta à época áurea do cultivo do café no País.

 

O casarão colonial da Fazenda – Foto: Gustavo Abdel/Hora Campinas

 

A antiga fazenda colonial escravocrata, produtora de café, com a queda da bolsa de 1929, abraçou a monocultura da cana de açúcar e de grãos e a produção de aguardente. Posteriormente, os proprietários apostaram na criação de gado, na reprodução de gado de raça e na produção de leite.

Depois de alguns anos nas mãos de uma grande empresa transnacional da indústria do petróleo, que pretendia transformar o local em um clube de golfe para seus altos executivos, a fazenda foi vendida para a família Bueno, que, apesar do sobrenome, não tem ligações com os fundadores da cidade.

Tags: BombeiroschamasEstado de AlertaFazenda Santa Francisca do Camanducaiafogoincêndiojaguariúnamata fechadaMorro do Catãoparedão ecológico
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Abdel

Gustavo Abdel

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Vítima mata marido a facada após agressão em Campinas
Cidade e Região

Homem é baleado no Centro de Campinas após tentativa de assalto

Por Redação
28 de abril de 2026

...

Boldrini completa 47 anos como patrimônio de Campinas e referência na luta contra o câncer
Cidade e Região

Cirque Amar realiza nesta quarta-feira apresentação no Boldrini para crianças em tratamento

Por Redação
28 de abril de 2026

...

PF e PC fazem operação contra abuso sexual; uma prisão é feita em Hortolândia

PF e PC fazem operação contra abuso sexual; uma prisão é feita em Hortolândia

28 de abril de 2026
atestados médicos

Prefeitura de Campinas identifica oito atestados médicos supostamente falsos

28 de abril de 2026
João Jorge x Salles Oliveira volta a ter fiscalização por videomonitoramento

João Jorge x Salles Oliveira volta a ter fiscalização por videomonitoramento

28 de abril de 2026
Eleições 2026: prazo para regularizar pendências termina em uma semana

Eleições 2026: prazo para regularizar pendências termina em uma semana

28 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Vítima mata marido a facada após agressão em Campinas

    Homem é baleado no Centro de Campinas após tentativa de assalto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prefeitura de Campinas identifica oito atestados médicos supostamente falsos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Justiça suspende eleição da diretoria da Santa Casa de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.