PUBLICIDADE
28 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Editora e pasta da Educação iniciam recolhimento de livro com suástica na capa

Primeira fase da operação está sendo executada no almoxarifado da Prefeitura; depois, será feita nas escolas municipais

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
28 de novembro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Editora e pasta da Educação iniciam recolhimento de livro com suástica na capa

Obra que retrata a saga de Luiz Gama é retirada de almoxarifado: constrangimento e espanto pelo erro Foto: Divulgação

A Editora Mostarda, de Campinas, e a Secretaria Municipal de Educação deram início na manhã desta segunda-feira (28) ao recolhimento da obra sobre o abolicionista Luiz Gama. O livro, por um erro de edição, impressão e revisão, trouxe indevidamente uma imagem de suástica na capa, o símbolo nazista. A editora e o autor da obra, como mostrou o Hora Campinas em reportagem na edição deste domingo, são conhecidos por um notório trabalho de combate ao racismo e à intolerância.

O caso gerou grande repercussão, além de constrangimento aos gestores da Pasta e da editora, e também ao autor da obra, o jornalista e escritor Francisco Lima Neto, que integra o time do Hora Campinas. O profissional é um ativista assíduo de políticas de afirmação e de uma agenda voltada à comunidade preta, sempre com um olhar de acolhimento às pessoas vítimas de racismo e injúria racial.

 

A impressão dessa imagem indevida revelou-se uma falha, reforça a Mostarda.

 

 

No lado superior direito, os traços da imagem vetorial criaram, indevidamente, o símbolo nazista: “sujeira” já foi removida das novas capas Foto: Divulgação

 

A capa passou por várias instâncias sem que fosse percebida. Em nota a editora atribuiu o erro a um problema de impressão “no recorte da estampa étnica do fundo, que é vetorial”. Quem trabalha no mercado digital e impresso conhece o que é um arquivo em vetor. Ele é uma imagem gerada a partir de vetor matemático e não em pixel, como geralmente são as fotos em PNG ou JPEG, por exemplo. Uma imagem vetorial é derivada de um modelo matemático, portanto. O que teria levado a essa imagem uma espécie de “sujeira”, na linguagem popular de paginadores e de quem trabalha com design.

 

Retirada da obra das escolas

Diante do erro, que foi denunciado pela vereadora Guida Calixto (PT), de Campinas, os livros estão sendo levados de volta à editora. A obra foi adotada este ano pela Pasta da Educação. “Será feita a imediata substituição de cada exemplar que já tenha sido distribuído”, ressalta a Mostarda, em nota.

De acordo com a editora, começou nesta segunda-feira o recolhimento dos livros que ainda não haviam sido distribuídos no almoxarifado da Prefeitura de Campinas. “Este é primeiro passo que está sendo feito com a máxima agilidade”, realçou a Mostarda.

“Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas já comunicou os diretores das escolas que receberam os livros solicitando o recolhimento das obras que já foram entregues aos alunos. Em seguida, a Editora Mostarda irá em cada escola para recolher os livros, substituir a capa de cada livro para, em seguida, enviar novamente às escolas”, conclui a direção da empresa.

 

Operação-retirada do almoxarifado Foto: Divulgação

 

 

Pedido de desculpas

A Editora Mostarda, “mais uma vez”, se desculpou pelo ocorrido. E lembra que esse episódio “não expressa” os valores da companhia. “Nosso empenho é o de oferecer uma educação antirracista. Por isso, a editora jamais permitiria uma atitude proposital deste tipo, seria uma contradição dentro da proposta da Editora Mostarda”, acrescenta.

“Assim que fomos alertados deste erro, retiramos a capa da obra do site e interrompemos imediatamente a comercialização do título até que nova capa, que já está em impressão, esteja disponível. Todos os leitores que já tenham adquirido o livro também poderão solicitar a troca gratuita pelo site da editora”, conclui a Mostarda.

 

Quem foi Luiz Gama

A obra de Francisco Lima Neto tem o objetivo de jogar luz na história de mais um personagem negro da história que, ao longo do tempo, sofreu uma espécie de apagamento. É justamente isso que tem feito a Editora Mostarda com outros nomes do universo Black Power.

De acordo com o site E Biografia, Luiz Gama (1830-1882) foi um importante líder abolicionista, jornalista e poeta brasileiro. É o patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras. O texto do site informa que Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador, Bahia, no dia 21 de junho de 1830. Era filho de um fidalgo de origem portuguesa (cujo nome jamais citou) e da escrava livre Luiza Mahin que, segundo ele, participou da revolta do Malês em 1835 e da Sabinada em 1837 e, como consequência teve que fugir para o Rio de Janeiro, deixando o filho aos cuidados do pai.

Em 1840, com 10 anos, Luiz Gama foi levado, por seu pai, para o Rio de Janeiro e vendido ao negociante e alferes Antônio Pereira Cardoso, para pagar uma dívida de jogo. Pelo fato de ser baiano, que tinha fama de insubordinado, o comerciante não conseguiu vendê-lo e o levou para sua fazenda no município de Limeira.

 

Com 17 anos, Luiz Gama conheceu o estudante Antônio Rodrigues do Prado, hóspede da fazenda de seu pai, que lhe ensinou a ler e escrever.

 

Em 1850, Luiz Gama casou-se com Claudina Gama, com quem teve um filho. Ainda em 1850, Luiz Gama tentou ingressar no curso de Direito do Largo de São Francisco, mas a faculdade recusou sua inscrição porque era negro, ex-escravo e pobre. Mesmo sendo hostilizado pelos professores e alunos, ele assistia às aulas como ouvinte.

 

Em 1854, após uma insubordinação na Força Pública, ele ficou 39 dias preso, sendo em seguida expulso da corporação. Mesmo sem ter se formado em Direito, adquiriu conhecimentos que lhe permitiu atuar na defesa jurídica dos escravos. Em 1856 tornou-se escriturário da Secretaria de Polícia da Província de São Paulo.

Em 1864, junto com o ilustrador Ângelo Agostini, Luiz Gama inaugurou a imprensa humorística paulista ao fundar o jornal Diabo Coxo, que se destacou por utilizar caricaturas que ilustravam as reportagens dos fatos cotidianos da conjuntura social, política e econômica, o que permitia os iletrados compreenderem os fatos.

 

Em 1869, junto com Rui Barbosa, fundou o Jornal Paulistano. Colaborou com diversos jornais progressistas, entre eles, Ipiranga e A República.

 

Luiz Gama esteve sempre envolvido nos movimentos contra a escravidão, tornando-se um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Em 1873 participou da Convenção de Itu, que criou o Partido Republicano Paulista. Nos tribunais, Luiz Gama usava uma oratória impecável e com seus conhecimentos jurídicos defendia os escravos que podiam pagar pela carta de alforria, mas eram impedidos da liberdade por seus donos. Defendeu os escravos que entraram no território nacional após a proibição do tráfico negreiro de 1850.

 

Participava de sociedades secretas, como a Maçonaria, que o ajudava financeiramente.

 

Luiz Gama projetou-se na literatura em função de seus poemas, nos quais satirizava a aristocracia e os poderosos de seu tempo. Muitas vezes ele se ocultava sob o pseudônimo de Afro, Getulino e Barrabás. Luiz Gama faleceu em São Paulo, no dia 24 de agosto de 1882, aos 52 anos, por complicações da diabetes.

De acordo com o E Biografia, “vítima do apagamento histórico por mais de um século, aos poucos, o papel de Luiz Gama vem sendo resgatado.

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO

 

Educação recolhe livro com símbolo da suástica em capa; editora pede desculpa

 

Tags: CampinasEditora MostardaEducaçãointolerânciaLuiz Gamaracismosuástica na capa
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Cândido Ferreira elabora plano para propor novo convênio à Prefeitura de Campinas
Cidade e Região

Natal do Cândido Ferreira começa nesta sexta com arte, gastronomia e economia solidária

Por Redação
27 de novembro de 2025

...

Evento reúne churrasco, cerveja artesanal e Bar nas Alturas em shopping de Campinas
Cidade e Região

Brasa no Parque tem segunda edição a partir desta sexta-feira em Campinas

Por Redação
27 de novembro de 2025

...

Papai Noel chega nesta sexta no Largo do Rosário e abre programação em Campinas

Papai Noel chega nesta sexta no Largo do Rosário e abre programação em Campinas

27 de novembro de 2025
Coleta de lixo será antecipada em 1 hora a partir de segunda-feira em Campinas

Coleta de lixo será antecipada em 1 hora a partir de segunda-feira em Campinas

27 de novembro de 2025
Ação ofertará em Campinas serviços gratuitos, doações e vagas de emprego; veja data e local

Ação ofertará em Campinas serviços gratuitos, doações e vagas de emprego; veja data e local

27 de novembro de 2025
Bosque dos Jequitibás recebe no final de semana ações de educação ambiental

Bosque dos Jequitibás recebe no final de semana ações de educação ambiental

27 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Operação contra uma das maiores fraudes fiscais do país tem alvos na RMC

    Operação contra uma das maiores fraudes fiscais do país tem alvos na RMC

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Coleta de lixo será antecipada em 1 hora a partir de segunda-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia Civil fecha fábrica de doces que tinha fezes e urina de ratos em meio a produção

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Ponte Preta conhece grupo e local da Copinha 2026

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher morre após colisão e atropelamento na Dom Pedro I, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.