As audiências da Vara do Júri de Campinas marcadas para o mês de outubro estão sendo reagendadas em razão da transferência da unidade do Palácio da Justiça para a Cidade Judiciária.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), diante do processo de mudança a manutenção das datas teria se tornado “inviável”. Com isso, cerca de oito júris e vinte audiências que aconteceriam no Palácio neste mês precisaram ser remarcadas. As novas datas e quais audiências não foram informadas.
O processo de mudanças de mobiliário, equipamentos de informática, documentos e pertences, readequação do novo espaço e cumprimento dos atos processuais necessários à realização das audiências no novo endereço teriam ocasionado os remanejamentos, informou o TJ, em nota ao Hora Campinas.
“A unidade tomou todas as providências para o remanejamento das sessões para os dias mais próximos possíveis, algumas neste ano, com prioridade aos casos que envolvem réus presos, conforme determina a legislação”, explicou a Justiça de São Paulo.
De acordo com o órgão, as atividades cartorárias seguem funcionando durante o período de transição e não haverá suspensão de prazos.
Naquele mesmo mês, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini (Republicanos), visitaram as instalações do Palácio da Justiça. Reforçaram, naquela ocasião, o pedido de cessão do Estado para a instalação da sede do legislativo no local.
Essa solicitação, inclusive, foi uma das bandeiras de campanha do atual prefeito reeleito, como projeto de “requalificação da área central”.
No final de julho, sete cartórios eleitorais que funcionavam no Palácio há 10 anos migraram para o Edifício Central Campinas, na rua General Osório, em frente ao Largo do Rosário.
Com a saída da Justiça Eleitoral, o prédio do Palácio ainda abriga o tribunal do júri, o serviço psicossocial a funcionários e juízes, posto de atendimento do Juizado Especial Cível, e outras unidades.







