A biologia define ecossistema como o “conjunto formado por um meio-ambiente e os seres vivos que, em relacionamento mútuo, o ocupam”. Não por coincidência, o termo “ecossistemas do varejo” é o que norteia a 11ª edição da Retail Conference, um dos mais consolidados eventos voltados ao segmento varejista do País, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
A edição 2023 será no próximo dia 23 de maio, terça-feira, a partir das 8h, no Expo Dom Pedro, e deve reunir cerca de dois mil empresários e empreendedores de todo o estado de São Paulo.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do evento.
Em 2023, os números seguem audaciosos. São mais 50 empresas parceiras e ao menos 12 horas de programação ininterrupta, com a presença de 25 palestrantes renomados no mundo dos negócios.
Além das palestras sobre estratégias e tendências que nortearão o varejo no futuro próximo, o Retail Conference 2023 oferecerá ao público a oportunidade de participar de uma grande rodada de negócios. Entre os nomes confirmados para o Retail 2023 está o do escritor Marcos Piangers, conhecido na internet por palestras relacionadas à felicidade e ao real sentido de vida, que irá abordar o tema “protagonismo e a coragem” para gerar mais resultados.
“O evento tem a missão de fazer compreender de que forma os ecossistemas podem criar oportunidades para a inovação e criação de valor, por meio do uso de tecnologias inovadoras, que melhoram a experiência do cliente e aumentam a eficiência do varejo”, diz a presidente da Acic, Adriana Flosi.
Para ela, assim como em um ecossistema natural, o do varejo é complexo e dinâmico e cada vez mais se constrói inspirado no modo como vivemos e em fatores como a cultura, política, economia, tecnologia e o meio ambiente.
“Com o passar dos anos, é possível identificar as transformações ocorridas no ambiente à nossa volta, principalmente devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, impactando diretamente em como vivemos em sociedade”, ressalta.
Desenvolvimento
Neste cenário, o Retail Conference 2023 é pensado para apoiar o desenvolvimento das empresas de Campinas e região, assim como tem sido desde a 1ª edição, juntando os principais profissionais do setor para demonstrar as relevantes alterações do varejo e como é possível aproveitar as oportunidades que surgem com as transformações sociais.
Além das palestras e das rodadas de negócios – estas com a dinâmica do programa ACNetworking, que em 2022 gerou mais de R$ 26 milhões em negócios -, também serão destacados ( e estudados) casos de sucesso e histórias de inovações disruptivas que estão transformando o mercado.
Outros palestrantes confirmados são Fernando Gambôa (Sócio KPMG Brasil – Líder do Setor de Consumo e Varejo no Brasil e América do Sul); Alan Camilo (fundador e CTO na Blue Shift); Paulo Matos (diretor-geral Tommy Hilfiger Brasil) e Palomma Contatore (ex-diretora de RH Warner Bros/Discovery) – ambos em uma mesa sobre cultura e novas gerações; e Vitor Peçanha (CEO e cofundador da Rock Content); entre outros.
O Retail Conference foi criado pela Acic em 2013 como Fórum Regional do Varejo e, em 2019, a marca e o seu conceito foram reposicionados em adequação à sua atuação, que ultrapassou os limites da Região Metropolitana de Campinas.
A programação completa da edição 2023 está disponível no site do evento: https://retailconference.com.br
Números da edição 2023:
+2 mil empresas participantes
+50 empresas e associações parcerias
+12 horas de programação
+25 palestrantes de renome no varejo
Serviço: Dia 23 de maio, a partir das 8h, no Expo Dom Pedro (Parque D. Pedro Shopping) – Ingressos: a partir de R$ 299,00 – associados da Acic possuem desconto.