Campinas ganhará a primeira faixa de pedestres em “X”, utilizada para travessia do cruzamento na diagonal. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) testa a nova sinalização viária no cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara, no Centro.
A implantação será nesta quarta-feira (1º) e, por conta disso, haverá necessidade de bloqueios viários, no período das 8h até as 13h.
O local foi definido em função da circulação de pedestres e veículos; de ambas as vias terem sentido único de tráfego; pela necessidade de poucas intervenções de infraestrutura; calçadas estreitas que geram acúmulo de pedestres esperando para realizar a travessia tradicional; e pelo desejo de interesse de travessia na diagonal entre o Largo do Rosário e unidade de cartório localizado na esquina entra as vias.
As cores da nova sinalização seguem o mesmo padrão das faixas de pedestres tradicionais. Além das faixas de pedestres na perpendicular, também haverá duas faixas ligando as diagonais do cruzamento.
A nova sinalização privilegia o deslocamento ativo e o pedestre, que economiza o tempo de travessia no cruzamento das vias. Caso queira efetuar a travessia na diagonal, em vez de efetuar o deslocamento em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, ele realiza em uma única vez.
Para realizar a travessia na diagonal, o pedestre somente precisa seguir a mesma lógica que se aplica a qualquer outro cruzamento na cidade: andar sobre a faixa de pedestre, ou seja, sobre as listras brancas pintadas no pavimento. E respeitar o tempo semafórico de travessia. O tempo de “vermelho” total para todos os veículos no cruzamento será aumentado.
Os testes terão duração entre três a seis meses. O local será monitorado, com a avaliação do “antes” e “depois” da implantação da nova sinalização.
“É um projeto piloto. Vamos testar a viabilidade da nova sinalização, sempre considerando a segurança na travessia e o respeito à nova sinalização. Vamos fazer as análises técnicas e verificar a possibilidade de efetiva implantação; e, com resultados positivos, avaliar a ampliação para outros locais que atendam as características para o uso desse tipo de travessia”, revela o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Os pedestres, futuramente, responderão um questionário sobre a percepção da nova forma de travessia, avaliando tópicos como segurança, travessia mais rápida e aprovação.
As faixas de pedestres em “X” são comuns em Tóquio, no Japão. Também em Londres (Inglaterra) e Chicago (Estados Unidos). No Brasil, o município de São Paulo começou a utilização em 2014. A mesma sinalização também é empregada em cidades como Goiânia (Goiás) e Fortaleza (Ceará).