Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) apontam que, em 2024, foram registrados mais de 219 mil atendimentos relacionados à doença em todo o Estado. Já em 2023, foram 192 mil. A campanha Novembro Azul reforça a importância do cuidado com a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer mais comum entre os homens, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o câncer de próstata, e os principais fatores de risco incluem a idade e o histórico familiar. O risco aumenta com o envelhecimento, e é ainda maior em homens que possuem parentes próximos, como pai, irmão, avô, tio ou filho, diagnosticados com a doença.
“Grande parte dos homens ainda busca o serviço de saúde apenas por incentivo da família. O Novembro Azul reforça a importância de incorporar os check-ups de rotina como parte dos hábitos de saúde, estimulando uma mudança cultural necessária”, orienta Valter Dell’Acqua Cassão, urologista da rede estadual.
O médico explica que as mulheres mantêm um acompanhamento regular desde cedo, enquanto muitos homens só procuram ajuda profissional quando percebem algum problema de saúde.
“É fundamental deixar de lado o medo e a vergonha e compreender que a prevenção é sempre o melhor caminho”, destaca.
Prevenção
O câncer de próstata costuma não apresentar sintomas nas fases iniciais, o que torna essencial a adoção de medidas preventivas. A realização de exames periódicos, associada a uma alimentação equilibrada, à prática regular de atividades físicas e à redução ou abandono do tabagismo do tabaco, são atitudes fundamentais para reduzir riscos e preservar a saúde masculina.
“Os homens devem fazer um check-up anual, especialmente a partir dos 50 anos. O exame de toque e o de sangue (PSA) são essenciais para detectar qualquer alteração na próstata ainda em fase inicial, algo comum com o avanço da idade”, explica o urologista.
Os exames são simples, indolores e fundamentais para o diagnóstico precoce. “A avaliação é rápida, feita com anestesia local e sem riscos”, completa.
Filho que ama leva o pai ao AME
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, criou o programa Filho que ama, leva o pai ao AME, voltado à prevenção e diagnóstico precoce nas especialidades de cardiologia e urologia para homens. Esta ação oferece check-ups gratuitos para homens a partir dos 50 anos, realizados nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).
Os exames podem ser solicitados com a ajuda do aplicativo do Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000, pela Central de Regulação de Oferta de Serviços (Cross). Os atendimentos acontecem aos sábados, das 7h às 13h, no AME mais próximo da residência do paciente.







