Para participar de uma competição inédita, estudantes de engenharia da Unicamp foram os primeiros no mundo a construir na universidade um protótipo de veículo movido a hidrogênio – combustível limpo, que não polui e promete ser uma das apostas da indústria automobilística nos próximos anos.
O veículo fabricado pelos alunos é do tipo baja – modelo off road projetado para vencer terrenos acidentados. Em agosto último, o carro da Unicamp venceu a 1ª competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA-SP), que contou com oito universidades de várias regiões do país.
Diversas montadoras já preparam lançamentos de modelos com a tecnologia. A expectativa é que o uso do combustível cresça nos próximos anos, chegando até ao abastecimento de veículos maiores, como caminhões, navios e até aviões.
Como exemplo, em outubro foi lançado no mercado brasileiro o primeiro carro de série a hidrogênio do mundo, o Toyota Mirai, sedã que servirá como laboratório ao potencial do país no segmento.
Detalhes da Experiência
Patrocinadora da equipe baja elétrico movido a hidrogênio da Unicamp – e também da equipe Fórmula, da mesma universidade, mas nesse caso no projeto a combustão – a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic apresentou em seu quadro no youtube “Quimatic Visita” detalhes de como os carros foram construídos e como os estudantes avaliam a experiência:
Mais preparo para o mercado de trabalho
Na Unicamp, os projetos Fórmula e Baja contam com a participação de cerca de 50 estudantes em cada uma das equipes, com alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras especializações.
Na execução dos projetos, os estudantes – sempre supervisionadas por um professor – se organizam em departamentos (como se, de fato, estivessem em uma empresa), buscam patrocinadores para viabilizar seu veículo, fazem todos os testes em uma oficina montada por eles mesmos na universidade e, por fim, pilotam as máquinas.
Neste processo, as empresas patrocinadoras ganham importância para que os projetos saiam do papel. Além do apoio financeiro, muitas colaboram fornecendo conhecimento técnico, serviços e produtos para uso na construção dos veículos.
A Quimatic Tapmatic, por exemplo, já apoia os estudantes da Unicamp há alguns anos. Os produtos da empresa ajudam na montagem dos veículos e também nas manutenções antes, durante e após as provas. Um dos destaques neste ano foi o uso da Fita Isolante Líquida Quimatic para garantir maior qualidade no isolamento de componentes elétricos que fazem parte do sistema a hidrogênio.