No último dia 29 de outubro, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Notre Dame de Campinas participaram de uma edição especial do projeto de RPG (Role-playing Game), que a escola tradicionalmente promove desde 2005.
Em um RPG, os jogadores assumem o papel de personagens e desempenham funções dentro de uma dinâmica, de forma colaborativa.
Neste ano, o evento trouxe um novo formato, inspirado no famoso programa “Shark Tank”, da emissora Sony Channel. O tema foi a “Instalação de Biodigestores no Ambiente Escolar”.
As três equipes participantes — Beta, Delta e Ômega — apresentaram projetos de biodigestores para uma banca composta por gestores educacionais e especialistas da área ambiental, que personificaram os “tubarões”. A banca avaliou as propostas em termos de viabilidade, inovação e impacto ambiental.
Projeto ganhador
Ao final, a Equipe Beta foi escolhida como vencedora, destacando-se com uma proposta que refletia um olhar atento à sustentabilidade e à gestão do lixo orgânico no ambiente escolar.
Ao conduzir uma pesquisa entre os alunos, a equipe revelou um dado impressionante: semanalmente, são gerados entre 30.000 e 40.000 litros de resíduos orgânicos no colégio.
A implementação de biodigestores, conforme destacado nas apresentações, foi defendida como uma solução prática e inovadora para essa realidade, promovendo a consciência ambiental e a redução de resíduos.
Organização pelos alunos e engajamento
O evento foi realizado pela equipe organizadora Alfa, composta por estudantes também do 2º ano do Ensino Médio, e contou com a presença ativa dos alunos, que demonstraram grande engajamento na busca por soluções sustentáveis para o ambiente escolar.
Confira fotos do evento: