No quarto episódio do podcast Os Incomodados, uma produção da Fundação Educar, a apresentadora Iara Silva tem uma conversa inspiradora com Elvira Pimentel, pedagoga e pesquisadora dedicada aos temas da ética, diversidade étnico-racial, social e de gênero no ambiente escolar.
Com uma trajetória marcada pela atuação prática e pela pesquisa em educação, Elvira compartilha reflexões sobre os conflitos escolares, o bullying e a violência, sempre a partir de um olhar atento às interseccionalidades e aos marcadores sociais que atravessam o cotidiano das escolas.
Licenciada pela UEFS, com intercâmbio na Universidade de Évora, mestre em Educação e atualmente doutoranda na Faculdade de Educação da Unicamp, Elvira atua na formação de educadores, coordena grupos de estudos em raça e gênero e participa de projetos voltados para transformar a convivência escolar, como o programa EntreNós.
Mais do que identificar problemas, Elvira propõe caminhos possíveis para promover uma convivência mais ética, empática e inclusiva nas escolas, que são espaços onde se reproduzem desigualdades, mas também onde pode florescer a transformação social.
“Trazer temas como ética, gênero e raça para o debate sobre o ambiente escolar é essencial para estimular reflexões que impactam toda a sociedade. Acreditamos que o diálogo é o primeiro passo para construir relações mais respeitosas, acolhedoras e transformadoras, dentro e fora da escola”, afirma Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar.
Confira o episódio completo, no canal do YouTube e no Spotify “Os Incomodados Podcast”. Link YouTube: mailto: youtube.com/@OsIncomodadosPodcast
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. Paschoal de Participações. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica.
Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.











