Em um duelo de muitos significados, os Estados Unidos garantiram nesta terça-feira (29) uma vaga na próxima fase da Copa do Mundo do Catar. Após não conseguirem se classificar para a Copa do Mundo-2018 e interromperem uma sequência de sete participações, os americanos bateram o Irã por 1 a 0, com gol de seu principal jogador, o meia-atacante Christian Pulisic.
Os EUA passaram invictos pela fase de grupos. Com uma vitória e dois empates, somaram cinco pontos e ficaram na segunda colocação da chave, atrás apenas da líder Inglaterra, que fez sete. No sábado, o time americano inicia a disputa dos mata-matas contra a Holanda.
O resultado desta terça-feira premiou o tempo que buscou o ataque desde o início da partida. Como tinha grandes chances de avançar com um empate, o Irã abdicou de tentar ações ofensivas para ficar apenas marcando e não arriscou sequer uma finalização na etapa inicial.
Depois do intervalo, a situação mudou radicalmente. Os iranianos, aos poucos, foram se soltando e tentando investidas para buscar o empate. Mas os EUA, mesmo sem se acomodarem muito na defesa e ainda tentando uns contragolpes resistentes, nem tomaram tantos sustos assim.
A vitória interrompeu uma incômoda sequência de resultados ruins do time norte-americano. Antes do triunfo sobre o Irã, os comandados do técnico Greg Berhalter ficaram cinco jogos consecutivos sem vencer. A última vitória havia sido conquistada em junho (5 a 0 sobre o Granada, pela Liga das Nações da Concacaf).