Após um hiato de dois anos causado pela pandemia da Covid-19, a Expoflora abre as portas da sua 39ª edição para o público, em Holambra, nesta sexta-feira (2). A exposição traz inspirações de decoração, paisagismo, arranjos, além de novidades de plantas, flores e vasos. Até o dia 25 de setembro, a expectativa é de que 240 mil pessoas visitem o evento, que é maior da América Latina.
A Expoflora é a principal vitrine para o mercado da floricultura nacional. Considerando as duas cooperativas da cidade e mais os outros centros de distribuição, Holambra representa 70% do comércio nacional de flores e plantas ornamentais, que foi diretamente impactada durante a pandemia.
“No começo, com o comércio fechado e os eventos impedidos de serem realizados por causa do isolamento social, as flores foram para o lixo, foram trituradas para se tornar adubo. Houve um desespero num primeiro momento. Aos poucos, graças a um trabalho muito intenso do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o comércio foi retomando, foram campanhas e campanhas mostrando que a flor ajuda a evitar a depressão, que a flor embeleza o ambiente, e que elas eram muito importantes nesse momento de pandemia”, explica Vera Longuini, assessora de imprensa do evento.
“As pessoas que estavam dentro de casa, estavam em home Office, passaram a cuidar mais de seus jardins e a levar as flores para dentro das suas casas, com isso o comércio começou a se movimentar e a recuperar um pouco do que tinha perdido no começo”, acrescenta Vera.
Contudo, o setor de flores de corte, que são aquelas usadas para fazer decoração, sofreu até o começo deste ano, com o impedimento da realização dos eventos.
“Em março liberaram os eventos, então todos os casamentos, formaturas, festas corporativas que estavam represados começaram a acontecer de uma vez e justamente num momento que era das três datas mais importantes para o setor, que é o Dia da Mulher, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Houve um boom de consumo, um boom de demanda, para uma oferta que ainda não tinha voltado. Uma orquídea, por exemplo, demora dois anos do plantio até que ela chegue ao mercado. Com tudo fechado não tinham como produzir sem saber se lá na frente teriam que jogar fora. Situação complicada a que os produtores passaram”, diz.
A liberação dos eventos possibilitou uma retomada firme do setor e também da Expoflora.
“É muito importante para a gente mostrar isso que ficou represado. Para vocês terem uma ideia, só nessa Expoflora a gente tem mais de 30 lançamentos de flores e plantas ornamentais, isso é muito bacana porque mesmo estando limitados em comercializar as suas flores, os produtores continuaram trabalhando para o momento adequado de trazer essas novidades do mercado e o que o público vai ver aqui é uma coisa maravilhosa”, aponta Vera.
O foco do evento é trazer as novidades do setor e inspirar o público a replicar em casa as tendências em exposição.
“A Expoflora é como se fosse o Fashion Week das flores, ela vem para mostrar as novidades, as tendências em cores e texturas, em aromas maravilhosos para a gente espalhar pelo ambiente. O objetivo da Expoflora é mostrar para o público, contar para todo mundo o que está tendo de novidade nesse mercado”, define a assessora.
“A Expoflora é um pontapé no mercado de flores e plantas do segundo semestre. Abre a primavera e toda a divulgação da Expoflora, dos produtos que que são expostos aqui, com certeza ajuda muito. Nós estamos com uma previsão de crescimento esse ano entre 10% e 12% comparado com ano passado e parte desse crescimento é reflexo direto desse trabalho”, diz Jorge Possato, CEO da Cooperativa Veiling Holambra.
Fernando Capato (PSD), prefeito de Holambra, ressalta a importância do evento.
“É uma alegria e uma satisfação receber esse vento de novo. A Expoflora é o quie projetou Holambra no cenário nacional. Essa é a 39ª edição, mas para vocês terem ideia o município completa 31 anos nesse ano. A expoflora veio antes até de o município ser emancipado politicamente. A gente se espelha muito e tem muitas ideias que a gente quer replicar no nosso município”, afirma.
SERVIÇO
39ª Expoflora
Data: de 2 a 25 de setembro, de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira, aproveitando o feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9h às 19h
Local: Parque da Expoflora – entrada pelo estacionamento em frete ao Moinho dos Povos
Ingressos: R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira)
Informações: no site www.expoflora.com.br, pelo telefone (19) 3802-1499 ou pelo e-mail [email protected]