7 de agosto de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Fase vemelha em Campinas flexibiliza regras e programa volta às aulas

Mudança de etapa é resultado de melhora nos índices da pandemia; comércio pode vender na porta

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
9 de abril de 2021
em Cidade e Região, Manchete
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Prefeito Dário durante a live: cenário melhor em Campinas, com menor pressão por atendimento e leitos hospitalares, além de volta às aulas programada

Prefeito Dário durante a live: cenário melhor em Campinas, com menor pressão por atendimento e leitos hospitalares, além de volta às aulas programada

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Repub), e integrantes do primeiro escalão do governo campineiro anunciaram nesta sexta-feira (9), durante live nas redes sociais, a volta da cidade à fase vermelha do Plano São Paulo a partir de 12 de abril, próxima segunda-feira, seguindo as determinações reveladas um pouco mais cedo pelo governador paulista João Doria (PSDB). A saída da fase emergencial, bastante restritiva, é resultado da melhora dos indicadores gerais da pandemia em todo o estado, inclusive Campinas.

“Adotamos medidas difíceis, mas deram resultado. Estamos muito menos pressionados”, agradeceu o prefeito Dário Saadi

Entre as principais flexibilizações estão a permissão para que os estabelecimentos comerciais vendam seus produtos na porta (não está liberada a venda dentro da loja). Concessionárias de veículos e lojas de insumos mecânicos podem agora atender o público. Hóspedes podem, a partir de segunda, usar os restaurantes desses locais. Isso estava vetado. O decreto que detalha as novas regras será publicado neste sábado (10).

Algumas restrições, porém, serão mantidas, como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas. A fase emergencial está em vigor desde o dia 15 de março para frear o aumento de casos e mortes por Covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares. O recrudescimento da pandemia exigiu prorrogação na medida no dia 26 de março, com término previsto para 11 de abril, deste domingo.

Atividades como comércio (atendimento interno nas lojas), shoppings, salões de beleza e barbearias não podem funcionar nesta fase. Os bares e restaurantes só podem atuar com retirada (drive-thru e take away) e delivery, dentro do horário autorizado no alvará. Os parques públicos e praças de esportes também permanecerão fechados.

Avaliação

Para o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, o cenário na cidade é muito melhor do que há duas ou três semanas. “Estamos diminuindo os pedidos de internação e os quadros gripais”, revelou. Mas fez um alerta e reiterou a necessidade de manutenção dos protocolos sanitários, como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos com álcool gel.

“Temos que manter a atenção. Isso mostra o sucesso das medidas restritivas que adotamos aqui, inclusive antes do governo do Estado. Estamos colhendo os frutos. Estamos com taxa de contaminação de 0,8”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, referindo-se ao cálculo estimado de pessoas infectadas que transmitem a doença para outras pessoas. Acima de 1 é um dado preocupante, pois mostra um alto índice de propagação.

Zambon reforçou que, com a fase emergencial em vigor e o comércio restrito, o maior número de contaminações tem ocorrido nas reuniões familiares. “Usem máscara”, pediu o secretário.

Balanço

Campinas conta nesta sexta-feira (9), com 407 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública municipal e particular de saúde. Deste total, 378 estão ocupados, o que corresponde a 92,87%. Há 29 leitos livres no SUS municipal e na rede privada. Há 38 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) à espera de leitos de enfermaria e de UTI hoje no SUS municipal.

Os leitos estão disponibilizados da seguinte maneira: SUS Municipal: 160 leitos, dos quais 157 estão ocupados, o que equivale a 98,12%. Há 3 leitos livres. Particular: 247 leitos, dos quais 221 estão ocupados, o que equivale a 89,47%. Há 26 leitos vagos. O Estado não está mais informando a ocupação dos leitos do HC da Unicamp e da AME.

Educação

Uma das medidas mais importantes anunciadas foi a volta às aulas de forma planejada e responsável. As redes estadual e particular têm autorização para a retomada a partir do dia 19 de abril próximo, uma segunda-feira. Segundo o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, essa operação logística ocorrerá de forma gradativa, respeitando o limite de até 35% de ocupação. A capacidade seguirá reduzida no início, reforçou.

No caso da rede municipal, as aulas do Ensino Fundamental estão autorizadas para retorno em 26 de abril, incluindo Educação Especial, Fumec e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Já a Educação Infantil, com crianças até seis anos, a agenda prevê retomada em 3 de maio.

“As unidades escolares só podem receber até 35% dos alunos matriculados enquanto estivermos na fase vermelha ou laranja. A partir do momento em que a cidade evoluir para a amarela, as escolas poderão receber 50% dos estudantes matriculados”, revelou José Tadeu Jorge.

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, por causa da pandemia de coronavírus e agora serão retomadas com regras, como redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde. O cronograma da rede municipal prevê, neste primeiro momento, um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital.

“Os alunos da Educação Integral, do Ensino Fundamental, terão aulas presenciais todos os dias. As turmas serão divididas em dois períodos: metade frequenta a escola pela manhã e o restante à tarde. “O retorno presencial é facultativo ao aluno. Caso a família não queira levá-lo à escola, o estudante pode acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O conteúdo será o mesmo”, explicou o secretário.

Em virtude da constante necessidade de higienização de todos os espaços das escolas, o que inclui maçanetas das portas e carteiras, o período de aula será reduzido de cinco para três horas diárias. Nos dois turnos serão oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou almoço e café da tarde).

Vacinação

Outro importante anúncio revelado na live liderada pelo prefeito na Sala Azul do Paço Municipal foi o agendamento da vacinação para os professores do Ensino Fundamental. Essa possibilidade só está aberta para profissionais da Educação com mais de 47 anos que trabalham numa das escolas públicas ou privadas do Município. “Se o professor dá aulas em Jaguariúna e mora em Campinas, por exemplo, não pode agendar conosco. Isso foi definido pelo Estado. O Município é apenas o executor da vacinação”, explica a diretora da Devisa, Andrea Von Zubem.

Andrea Von Zubem, diretora da Devisa

Uma vez agendado, o retorno e a validação ocorrerão por e-mail, observou a diretora. “Se for validado, o profissional vai receber o QRCode em seu e-mail. E se não receber o QRCode, não adianta ligar”, advertiu. O agendamento para os docentes começa na segunda-feira (12). O prefeito Dário Saadi garantiu que haverá aproximadamente 7,7 mil doses de vacina para o pessoal da Educação. “É um avanço muito grande para esses profissionais”, celebrou.

Sobre a reabertura do agendamento da vacinação para a população em geral, a diretora da Devisa afirmou que se o Estado enviar as doses na segunda (12), a normalização pode ocorrer já no dia seguinte. Ela comentou sobre os “raríssimos” casos de idosos que não voltaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose.

“Não temos perda da segunda dose. É muito raro. Temos mecanismos de e-mail e WhatsApp para lembrar e avisar sobre a vacinação”, disse Andrea

Atualização dos dados

No recente balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgado pelo prefeito, consta que já foram aplicadas 213.748 doses de vacina contra a Covid-19 na cidade. Desse total, 146.177 pessoas receberam a primeira dose e 67.571 pessoas também foram imunizadas com a segunda dose.

Os casos confirmados de Covid-19 em Campinas somam 84.695 nesta sexta-feira, 557 a mais do que balanço anterior (eram 84.138). Com as 20 novas mortes registradas em decorrência do novo coronavírus, agora são 2.618 óbitos (eram 2.598 no levantamento anterior).

Dos novos casos fatais, 11 eram mulheres e nove homens. Quinze deles tinham doenças preexistentes (comorbidades) e cinco não apresentavam. Segundo a faixa etária, 14 vítimas tinham mais de 60 anos e seis menos de 60 anos.

Campinas sem Fome

O prefeito Dário Saadi aproveitou a despedida da live para lembrar que haverá neste sábado o Dia D da campanha Campinas Sem Fome, que arrecadou até agora 230 toneladas de alimentos para famílias que estão em situação de vulnerabilidade por conta do impacto econômico da pandemia. A arrecadação, lembrou Dário, ocorre neste sábado na Prefeitura, acesso pela Rua Barreto Leme. “A pessoa nem precisará descer do carro. O pessoal vai retirar a doação. Ajudará muito na mesa e na vida das pessoas”, incentivou o prefeito.

Tags: CampinasCidade e RegiãoCoronaviruscovidCovid-19crise sanitáriadário saadiHora CampinasPandemiasaúdeUTIvacinaçãovolta às aulas
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Notícias Relacionadas

Jorge, um dos animais disponíveis para adoção pelo www.portalanimal.campinas.sp.gov.br - Foto: Divulgação/PMC

Empresas podem se cadastrar para ponto de coleta de doação de ração

7 de agosto de 2022
A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as que já receberam as doses - Foto: Tomas Silva/Agência Brasil

Vacinação contra a pólio vai começar nesta segunda-feira

7 de agosto de 2022
Centro de Saúde Barão Geraldo ficará fechado para manutenção por cerca de dois meses - Foto: Fernanda Sunega/PMC

Centro de Saúde Barão Geraldo passará por reforma e fecha por 2 meses

7 de agosto de 2022
Mudança no trajeto: medida valerá a partir desta segunda-feira, 8 de agosto - Foto: Divulgação/PMC

Trajeto da linha 261 muda na região do Padre Anchieta a partir de segunda

7 de agosto de 2022
Faixa em tenda de vacinação instalada no Rio, ano passado, incentiva os pais a levarem os seus filhos: é preciso responsabilidade Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Campinas: cobertura vacinal contra a pólio encolhe perigosamente

7 de agosto de 2022
Teatro de Arena da Unicamp, onde será realizado o ato de leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito! - Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp

Unicamp fará leitura pública da carta em defesa da democracia

7 de agosto de 2022





  • Carlos Brickmann
    Chumbo Gordo
  • Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Daniela Nucci
    Moda e Beleza
  • Flávio Benetti
    Vem de Boas
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Retratos da Juventude
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Tadeu Fernandes
    Saúde
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista
  • Walmando Fernandes
    Conexão Seguro

Populares

  • FAICI é considerada uma das maiores festas do Interior paulista e integra o calendário oficial da cidade Imagem: Marchetti Fotografia

    Rodeio de Indaiatuba está de volta! Confira a programação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Amparo recebe 10ª edição do Movimento Você e a Paz com show de Daniel

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Faculdade de Educação da Unicamp perde professora Adriana Missae Momma

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas Shopping recebe a exposição ‘Mundo Jurássico’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas: cobertura vacinal contra a pólio encolhe perigosamente

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist