Uma criança de três anos morreu após ser picada por um escorpião, dentro de casa, no Jardim Europa, em Jaguariúna.
O caso ocorreu no último domingo (2), mas a informação foi confirmada ao Hora Campinas somente nesta quinta-feira (7).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a criança foi socorrida ao Hospital Municipal Walter Ferrari no dia 2, foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Unicamp. A criança faleceu na segunda-feira (3).
O caso abalou a vizinhança na Rua Padre Antônio Joaquim Gomes. Segundo testemunhas, a família havia se mudado há pouco tempo para Jaguariúna.
Por pouco outra tragédia não acontece na mesma rua, dias antes. Na quarta-feira, 30 de outubro, um menino também de 3 anos sofreu um picada de escorpião no momento em que brincava na sala.
A criança também foi rapidamente socorrida e passa bem. A mãe relatou a reportagem que o escorpião não teria despejado grande quantidade de veneno ao atacar a criança. “Foi feito eletrocardiograma, a médica escutou o pulmão, fizeram exame de sangue e ficamos por seis horas no hospital para observação. Ele só sentiu muita dor e ficou muito vermelho o local da picada. Mas não teve outros sintomas” relatou. A criança passa bem.
Segundo a moradora, essa semana apareceu novamente escorpião em sua casa.
De maio a agosto foram nove registros de acidentes por animais peçonhentos, de acordo com balanço da Secretaria de Saúde. Questionada sobre quais ações estão sendo tomadas nos bairros para conscientizar e prevenir o surgimento desses animais, a pasta não detalhou.
CASO RECENTE
Em agosto desse ano, uma criança de 9 anos foi picada por um escorpião enquanto participava de uma festa, no condomínio Quinta do Conde, no bairro Vargeão.
O menino tinha saído do pula pula e calçou o tênis, quando sentiu uma picada seguida de dor intensa. O pais encontraram o escorpião dentro do calçado.
♦ O que fazer em caso de picada
Os acidentes com escorpiões podem ser leves, moderados ou graves. Nas pessoas, o veneno é capaz de afetar o sistema nervoso e causa muita dor no local da picada, podendo se estender para o membro inteiro.
As dores acontecem imediatamente após o ataque. Nos casos moderados, os sintomas podem evoluir para suor excessivo, vômito e taquicardia. Nos acidentes graves, além da dor intensa, pode acontecer salivação, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e até mesmo a morte.
Após a picada a primeira coisa a se fazer é lavar o local com água e sabão e fazer uma compressa de água quente para aliviar a dor. Logo depois, é importante buscar o apoio do atendimento médico.
A lista das unidades de saúde referência para acidentes com animais peçonhentos pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
♦ Como evitar o aparecimento de escorpiões?
Para afastar escorpiões, é importante cuidar dos ambientes residenciais, seja casa ou apartamento, mantendo-os limpos e sem acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção.
Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos.
Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los.
LEIA TAMBÉM: