O Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) estará aberto excepcionalmente neste sábado (9) para a realização da 17ª edição do Feirão de Emprego e Oportunidades, promovido pela Secretaria de Trabalho e Renda, que estima uma oferta de 1,2 mil vagas durante o evento.
Entre as oportunidades estão 68 vagas para atendente em supermercados, 50 vagas para operador de caixa e 70 vagas para motorista.
Esta edição do feirão terá novidades. Será a primeira vez que o evento será realizado na própria sede do CPAT no Centro. Além disso, os trabalhadores refugiados e imigrantes também serão atendidos, com a participação do Centro de Referência ao Migrante, Refugiados e Apátrida de Campinas e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU.
O objetivo da ação, de acordo com a secretaria, é sensibilizar os empregadores e acolher os estrangeiros que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho em Campinas. “É importante ressaltar que as vagas oferecidas no feirão são destinadas ao público em geral e não são exclusivas para imigrantes e refugiados”, destaca a Pasta.
Outra ação do feirão será a abertura para a participação das cooperativas de reciclagem atendidas pela Secretaria de Trabalho e Renda. As cooperativas Unidos da Vitória (Ceasa), São Bernardo (Parque Itália), Antonio da Costa Santos (Satélite Iris II) e Nossa Senhora Aparecida (Vila Lemos) estão em busca de pessoas que queiram ser cooperadas nos empreendimentos voltados a materiais recicláveis.
Das 1,2 mil vagas oferecidas no feirão, 483 oportunidades são de 16 empresas que estarão com suas equipes de gestão de pessoas no próprio evento para fazer a primeira etapa do processo de seleção:
- Atacadão (Rodovia Dom Pedro)
- Carrefour (Shopping Iguatemi)
- Grupo GPS
- MRV
- Oxxo
- Pão de Açúcar (Barão Geraldo)
- Rápido Luxo Campinas
- Rápido Sumaré
- RIP Serviços Industriais
- Rodocamp Auto Service LTDA.
- Spani Atacadista
- Supermercado Pague Menos
- Tauste
- VB Transportes
- Vitória Hotéis
- Wickbold
Todas as vagas estão disponíveis no site do CPAT https://cpat.campinas.sp.gov.br/. O número de vagas está sujeito a alteração até a data do feirão.
O que os trabalhadores devem levar?
Documento com foto;
Carteira de trabalho;
Currículo
Já o Consórcio Ademicon também estará no feirão em busca de pessoas jurídicas para trabalhar na área de vendas.
Imigrantes e refugiados
O estrangeiro que precisa regularizar sua situação no Brasil deve entrar no site da Polícia Federal para ter acesso a diversos serviços: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao. Após a análise da PF, tanto o solicitante de refúgio quanto o imigrante recebem a Carteira de Registro Nacional Migratório.
Para tirar o CPF, é preciso comparecer a uma agência dos Correios com o passaporte dentro do prazo de validade, comprovante de endereço e pagar uma taxa de R$ 7,00. Com o número do CPF, é possível requerer a carteira de trabalho digital no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.
Quem não puder ir ao feirão e precisa de auxílio com documentação, pode procurar atendimento no Setor do Centro de Referência dos Imigrantes, Refugiados e Apátridas de Campinas, que fica na avenida Francisco Glicério, 1269, 4º andar, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h de segunda a sexta-feira.
Números
Atualmente, o cadastro do Sistema Nacional do Emprego (SINE) de Campinas possui 58.982 cadastrados, sendo 1.027 estrangeiros. Entre eles, estão 597 haitianos, 166 venezuelanos, 68 cubanos e 42 angolanos.
Serviço:
Feirão de Emprego e Oportunidades
Data: 9 de novembro (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT)
Endereço: avenida Campos Sales, 427, Centro.