Felicio Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos e pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou que pretende implantar 30 mil câmeras de segurança, com reconhecimento facial, nos municípios paulistas, como medida para reforçar a segurança das cidades. Outro projeto é passar para os municípios a responsabilidade pelo Ensino Fundamental, que hoje é atribuição do governo estadual.
As propostas foram apresentadas na terça-feira (21), em evento na Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), em bate-papo com empreendedores.
Sobre a questão da segurança, o pré-candidato afirmou que pretende implementar 30 mil câmeras de monitoramento nas cidades, integrando os sistemas dos governos estadual e federal, como já ocorre em São José dos Campos e Indaiatuba: “Com esse sistema de câmeras é possível fazer o reconhecimento facial e saber, por exemplo, se uma pessoa é procurada pela justiça”, reiterou Felicio Ramuth.
Ainda neste tema, ele destacou a importância de ajudar às prefeituras na substituição de toda a iluminação pública por lâmpadas de led e na integração das polícias civil e militar, além da necessidade de valorizar as corporações e equipá-las. Uma de suas ideias é equipar as polícias com veículos elétricos sustentáveis e tecnológicos.
Já no campo da Educação, o pré-candidato defendeu municipalizar o ensino fundamental, que hoje é atribuído ao estado. De acordo com ele, o município entraria com a estrutura e, o estado ajudaria repassando uma parte do dinheiro para poder focar no ensino médio, inclusive com matérias específicas, conforme as características de cada região, com cursos mais tecnológicos ou mais ligados à zona rural, por exemplo.
Além disso, ele também defendeu transformar em lei o repasse de 9% para as universidades estaduais, que hoje ocorre por decreto, e que o Estado foque na cultura do empreendedorismo nas escolas, desde a educação infantil, para que as crianças comecem a conhecer os princípios desse conceito.
O ex-prefeito defendeu que créditos de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) retornem para serem investidos em capacitação e melhorias para a vida dos cidadãos e ressaltou a intenção de buscar benefícios fiscais que tenham relação com o retorno de investimentos para a geração de emprego e renda.
Felicio Ramuth ainda explanou sobre a criação do Poupatempo Rural para valorizar os pequenos produtores e ajudá-los nas questões mais importantes, e sobre a criação de uma agência reguladora das organizações sociais para que elas façam as gestões dos hospitais e das unidades de saúde. Dessa forma, o foco do Estado seria em contratar serviços dos hospitais que já existem e não gastar para construir novos.
Para a área da Habitação, o pré-candidato explicou que o seu plano de governo prevê que o empreendedor construa e o Estado loque para as pessoas que precisam, pelo resto da vida. Esse modelo, segundo ele, evitaria a revenda do imóvel e as famílias que, eventualmente, não cumprissem as regras poderiam ser retiradas do local, dando a chance para outras.
Empresário e gestor público
Felicio Ramuth tem 53 anos. É empresário com formação em Administração, com MBA em Gestão Pública pela Faculdade Getúlio Vargas. Começou a vida pública como secretário municipal de Transportes, foi presidente da Urbanizadora Municipal (Urbam) e secretário de Comunicação. Assumiu a presidência do Diretório Municipal do PSDB e da Agência Ambiental do Vale e foi vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de ter sido prefeito de São José dos Campos por duas vezes consecutivas.
O bate-papo com empreendedores é parte de uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) que está promovendo uma série de encontros entre os pré-candidatos aos governos estadual e federal e o empresariado, a fim de que cada um detalhe o seu plano de governo no que se refere aos setores econômicos.
Em Campinas, a ação tem o apoio e a parceria do Ciesp Campinas, Habicamp, Sindilojas Campinas e Região e Sindivarejista Campinas e Região. Felicio Ramuth foi o segundo pré-candidato a participar do encontro.
Adriana Flosi, presidente da Acic, diretora-executiva vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que também é secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, abriu a solenidade, agradeceu a presença de todos e parabenizou Felicio por sua reeleição à frente da prefeitura de São José dos Campos e pelo trabalho que realizou.
Em seguida, Adriana passou a palavra para Guilherme Campos, vice-presidente da Facesp e da Acic, que conduziu o evento e enalteceu as propostas de campanha de Felício, classificando-as de “retas, acolhedoras e humanas”, além de corajosas e otimistas. Já Artur Orsi, presidente do PSD municipal, que também integrou a mesa diretora da solenidade, destacou o histórico de boa governança do pré-candidato Felicio Ramuth, principalmente no setor da tecnologia.
Cerca de 50 convidados estiveram presentes, entre os quais Pedro Maciel, vice-presidente do Conselho de Administração da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento); José Carlos Sioto, delegado regional do Creci Campinas, João Rodrigues, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, e Fileto de Albuquerque, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg Centro).