PUBLICIDADE
21 de maio de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • WHATSAPP
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Feliz Natal e grande 2022 – por Carmino de Souza

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
20 de dezembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Feliz Natal e grande 2022 – por Carmino de Souza

Ufa! Estamos chegando ao final de 2021. Mais um ano dificílimo para todos e absolutamente excepcional para a saúde pública. O ano de 2020 já havia sido dramático com a abrupta chegada da pandemia do Sars-Cov2 e a Covid-19 no Brasil, doença nova, agressiva, desconhecida em todos os seus aspectos e com todas as suas inseguranças e de evolução aterrorizante, em muitos momentos. Entretanto, já no mês de janeiro de 2021, graças ao extraordinário trabalho feito por pesquisadores em todo o mundo e aqui no Brasil pelos Instituto Butantan e FioCruz, tínhamos as primeiras vacinas para começar a proteger cidadãos vulneráveis, idosos e profissionais de saúde.

Devo recordar que, em outubro de 2020, o Instituto Butantan já tinha em estoque 12 milhões de vacinas preparadas para uso, não foi permitido pela Anvisa naquele momento. Todo o meu respeito pelo trabalho da Anvisa na pandemia, mas naquele momento faltou diálogo para que pudéssemos começar o processo de vacinação. Todos os especialistas diziam que as vacinas seriam fundamentais, o que se confirmou ao longo do ano de 2021. O Brasil poderia ter sido o primeiro país no mundo a iniciar a vacinação, ainda em 2020. Em grave crise sanitária, é absolutamente normal autorizações excepcionais com a garantia da segurança vacinal. E isto havia. Informações completas sobre as vacinas só viriam muito tempo após.

Praticamente, 100% dos 50 milhões de pessoas vacinadas incialmente no País receberam a CoronaVac e isto certamente foi fundamental para a evolução da pandemia nos meses que se seguiram. O Brasil só “engrenou” no programa de vacinação a partir de junho deste ano, quando mais de um milhão (na verdade, chegamos a mais de dois milhões por dia nos melhores momentos) de pessoas passaram a ser vacinados todos os dias. Infelizmente, a chegada a variante P1 (amazônica) e após alguns meses a da variante Delta (Índia) provocou uma explosão de novos casos e de mortes, muito pior do que havíamos vivido em 2020. Ainda assistimos perplexos as discussões surreais sobre o uso de máscaras.

 

Neste 2021, não temos mais dúvidas sobre a importância das máscaras como elemento fundamental e complementar à prevenção da disseminação do vírus.

 

Em 2021 tivemos ainda que conviver com a desinformação e o negacionismo a respeito da pandemia e suas consequências. Felizmente, a população brasileira, em sua grande maioria, e a imprensa em geral, confiam historicamente nas vacinas e participaram intensamente deste movimento fundamental ao controle e estabilização da epidemia no Brasil. Devo lembrar, até porque estamos novamente em período de festas de final de ano, que essa grave reativação da pandemia também teve origem em uma série de eventos que precisamos evitar neste final de 2021. Em 2020 tivemos eleições municipais (que felizmente não tivemos agora) em todo o País o que, certamente, movimentou toda a classe política e a população. Assistimos um número enorme de candidatos doentes e, infelizmente, também muitas mortes dentre eles. Em minha visão, é impossível eleição sem grandes aglomerações, reuniões presenciais, abraços, etc. E isto ocorreu em mais de 5.000 municípios brasileiros.

Após as eleições, vieram as festas natalinas. Como em novembro de 2020 tivemos um arrefecimento da epidemia no Brasil, este fato fez com que muitos grupos familiares, corporativos, de amigos, dentre muitos outros, se reunissem para confraternização de final de ano. Após as festas, vieram as férias de Verão. Novamente, movimentação, passeios, aglomerações, etc. Enfim, tudo somado, tivemos uma explosão de casos e mortes. Foram constrangedoras as imagens de Manaus, já no início deste ano. E todo o sistema de saúde já pressionado e de certo modo cansado, desanimado e, em parte já desmobilizado pela redução de casos nos meses de outubro e novembro de 2020, assistiu este recrudescimento e teve que se reorganizar para atender novamente este segundo pico de transmissão e de casos. Todo o esforço feito em 2020 teve que ser refeito e multiplicado.

 

A segunda onda foi muito mais grave e letal que a primeira. Confesso que não esperava isto.

 

Mas as novas variantes pegaram a população totalmente desprotegida já que as vacinas chegaram atrasadas. Nesta segunda onda tivemos, em três períodos inferiores a 60 dias cada, 100 mil mortes por período (entre janeiro e junho). É muito triste e indigno isto que ocorreu. Certamente, muitas vidas teriam sido salvas caso não tivéssemos a politização da vacinação. No momento em que a sociedade se convenceu da importância das vacinas e o Ministério da Saúde as adquiriu em quantidades adequadas, o SUS entrou em ação e tivemos um trabalho admirável e inesquecível pela nossa rede de saúde. Todo o know how que o Brasil adquiriu ao longo de décadas foi colocado em prática e começamos um movimento cívico, maravilhoso e resolutivo com a vacinação ocorrendo em todos os lugares deste país.

A partir de junho tivemos curvas inversas entre casos/mortes e vacinas. Na medida que a vacinação progredia, o número de casos diminuía bem como o número de mortes. Em outubro chegamos a 100 milhões de cidadãos completamente imunizados no Brasil. Neste mesmo mês de outubro, o País começou a dar as doses de reforço em idosos, imunossuprimidos e em profissionais de saúde.

 

Os números de Campinas eram extraordinários, com mais de 70% de nossa população completamente vacinada. Devemos todos, neste final de ano, homenagear estes profissionais que fizeram um trabalho histórico e heroico.

 

Se a sociedade tinha alguma dúvida da competência e compromisso público de nossos profissionais de saúde, isto se dissipou. Nunca o SUS, as instituições e os profissionais de saúde, os pesquisadores foram tão reconhecidos pela sociedade. Eu vivi dois momentos, o de gestor de saúde da cidade e o de cidadão. Em ambos os momentos senti orgulho de meu trabalho e do trabalho de meus colegas. Terminamos 2021 aliviados, porém com o sentimento de que a pandemia não acabou. Precisamos continuar a cumprir nossos deveres de cidadãos, mantendo as medidas de proteção sobejamente difundidas, fazendo nossas imunizações a seu tempo e defendendo o nosso SUS e todas as instituições e profissionais de saúde. Ainda há muito a fazer.

O período pós-pandemia também será muito duro. As sequelas e agravos, tanto da Covid-19 como de outras doenças, virão. Mas, estaremos trabalhando para superar as dificuldades que vierem. Neste momento, devemos celebrar a vida, a amizade, a família e a fraternidade entre todos nós. Vamos torcer para termos um ano de 2022 melhor. Estes últimos dois anos foram muito difíceis em todos os sentidos, mas nos ensinaram a lutar juntos, solidariamente e superar o que vier pela frente. Feliz Natal!

Carmino Antonio de Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994) e da cidade de Campinas entre 2013 e 2020

Tags: amizadeBem-estarCarmino de SouzacidadaniaciênciacolunistasCovid-19gratidãoLetra de MédicoNatalPandemiapesquisaRéveillon 2022saúdevacinaçãovida
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

PL da Devastação é o Brasil do atraso – por José Pedro Martins
Colunistas

PL da Devastação é o Brasil do atraso – por José Pedro Martins

Por José Pedro Martins
21 de maio de 2025

...

Bebê reborn e sanidade mental – por Thiago Pontes
Colunistas

Bebê reborn e sanidade mental – por Thiago Pontes

Por Thiago Pontes
20 de maio de 2025

...

Condições do imóvel para devolução ao locador – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Condições do imóvel para devolução ao locador – por Renato Ferraz Sampaio Savy

20 de maio de 2025
Para não esquecer: o impacto da pandemia de Covid-19 na Atenção Básica à Saúde – por Carmino de Souza

Para não esquecer: o impacto da pandemia de Covid-19 na Atenção Básica à Saúde – por Carmino de Souza

19 de maio de 2025
Que tal ser parte da mudança que queremos ver no mundo? – por Luis Norberto Pascoal

Que tal ser parte da mudança que queremos ver no mundo? – por Luis Norberto Pascoal

16 de maio de 2025
Conferência Nacional do Meio Ambiente reiterou desafios – por José Pedro Martins

Conferência Nacional do Meio Ambiente reiterou desafios – por José Pedro Martins

14 de maio de 2025
Carregar Mais












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    Destinos charmosos no Interior de São Paulo para um bate e volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Artigo:  Analfabetismo funcional tem rosto, nome e exige respeito – por Vanessa Crecci 

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre prédios e patrimônios: a disputa silenciosa pelo Centro histórico de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Uma pessoa morre em acidente com motocicleta na SP 101

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Guarani escapa da lanterna, mas obtém pior colocação sob o comando de Fernandes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing e Comunicação

Pedro Basso
pedrobasso@horacampinas.com.br

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9880-3040

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.