PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Educação e Cidadania

Férias escolares: como preencher o tempo das crianças com qualidade?

Professora do curso de Pedagogia do UniMetrocamp Wyden explica a importância de atividades que contem com a atenção dos adultos e a necessidade do controle do uso de telas.

Redação Por Redação
7 de julho de 2025
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Férias escolares: como preencher o tempo das crianças com qualidade?

Nas férias, o controle do uso das telas deve ser mantido. Foto: Freepik

As esperadas férias de julho chegaram. E com elas, uma pergunta que costuma deixar os pais e cuidadores bastante preocupados: como preencher o mês inteirinho das crianças? Com pais que, muitas vezes, seguem trabalhando normalmente neste mês, o desafio está lançado. Mas, com organização e planejamento, é possível propor atividades lúdicas para ocupar o tempo dos pequenos com qualidade e fortalecer os vínculos familiares, sem desestruturar completamente o cronograma dos pais.

 “A época das férias escolares pode ser compreendida como uma fase mais flexível e diferenciada na vida das crianças. A rotina sempre estabelece organização e segurança emocional nas atividades infantis e é saudável que ela se mantenha, ainda que com algumas mudanças nas férias”, explica Silvia Cristina Salomão, professora do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden.

É importante lembrar que férias é tempo de brincar. E o brincar vai muito além de preencher o tempo da criança nas semanas que ela está em casa. Ele é um eixo estruturante na vida da criança que desenvolve importantes funções em seu desenvolvimento e aprendizagem física, social e afetiva.

A brincadeira promove a imaginação, autorregulação das ações, prazer e diferentes descobertas sobre si, o outro e o ambiente em seu entorno. Eixo este que merece ser objeto de estudo de profissionais que optam pela área da pedagogia, para que as brincadeiras promovam desenvolvimento cognitivo e motor.

Sabendo da importância do brincar, algumas atividades simples e que não envolvem recursos financeiros, certamente, atendem essa necessidade de atividades para as crianças, mas que não dispensam a atenção do adulto, que precisa separar um tempo – sem se dividir com outras tarefas paralelas – para estar presente:

“Os adultos devem oferecer não só segurança emocional, como maior proximidade e atenção durante a brincadeira, mas também observar o desenvolvimento e a aprendizagem e agregar novos conhecimentos e elementos por meio de ações lúdicas – com diferentes papéis sociais durante uma brincadeira de faz de conta, por exemplo, como casinha, hospital, e outras realidades sociais que fomentam a brincadeira”, orienta a professora.

Para Silvia, os jogos com regras também são importantes, pois as crianças pequenas aprendem o cumprimento de regras simples e que são introduzidas de maneira prazerosa por meio do brincar:

“O baralho do mico, dominó, jogo da memória, bingo com figuras, por exemplo, são boas opções de brincadeiras. Para as crianças a partir de 7 anos, jogos de tabuleiro e com escrita no papel, como “forca” e “stop”, também são uma boa pedida”, sugere.

 

Uso de telas: durante as férias deve ser liberado?

O uso das telas cada vez mais cedo na infância acende uma questão polêmica e recorrente: quanto tempo de tela as crianças podem acessar por dia e a partir de que idade? De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças menores de dois anos não devem ter acesso às telas. Já as crianças que têm entre 2 e 5 anos podem assistir até uma hora por dia; enquanto o tempo limite de tela recomendado para crianças entre 6 e 10 anos é de uma a duas horas diárias. A partir dos 11 anos, os pais podem permitir que os filhos assistam entre 2 a 3 horas de telas.

“Os danos causados com o uso abusivo das telas já são amplamente conhecidos, como ressecamento dos olhos, distúrbio do sono, desatenção, comportamento obsessivo, sedentarismo, irritabilidade, ansiedade, entre outros. Os pais devem estabelecer os limites desse uso, não permitindo que a criança assista a tvs, tablets e celulares à vontade”, comenta Silvia.

Nas férias, o controle do uso das telas deve ser mantido. Mas não é apenas o tempo de tela que precisa ser controlado, mas sim a qualidade do conteúdo que a criança está acessando, principalmente os online. Todo conteúdo acessado precisa ser selecionado e supervisionado por um adulto.

 

Colônia de férias: vale a pena manter a criança na escola durante o mês das férias?

Muitas instituições de ensino oferecem aos pais a opção de, mediante o pagamento de taxas extras, promover atividades para os pequenos durante as férias. Esta pode ser uma opção para as famílias que não conseguem tirar férias neste período, mas a professora ressalta que a presença da família no período segue sendo relevante.

“É importante, que, ao menos no período das férias, a criança tenha maior convívio com sua família e, se possível, experiências de qualidade sem maiores custos financeiros, como passeios em pracinhas, parques públicos, exposições, feiras, assistir um filme junto com os familiares, fazer culinária simples com adultos, ler juntos um livro, etc. Mas isso não impede das crianças, também, frequentarem cursos de férias em escolas e outras instituições sociais, que pode ser programado para uma ou duas semanas, ao invés do mês inteiro das férias, se for viável para a família”, sugere a profissional.

Nas escolas, os cursos de férias devem proporcionar uma programação rica e variada de experiências, diferente das atividades oferecidas no período escolar, que são focadas em conteúdos pedagógicos.

“Não podemos esquecer que férias é um período de descanso e pausa para os alunos”, finaliza a professora Sílvia.

Tags: colônia de fériascriançasescolaresfériasfilhostelasuso
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Parque das Águas promove atividades de ginástica e artesanato
Educação e Cidadania

Parque das Águas promove atividades de ginástica e artesanato

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Jovens da Academia Educar protagonizam ‘Severina: Flor em Terra Rachada’
Educação e Cidadania

Jovens da Academia Educar protagonizam ‘Severina: Flor em Terra Rachada’

Por Redação
6 de novembro de 2025

...

Ética, gênero e raça nas escolas é o tema da semana do podcast Os Incomodados

Ética, gênero e raça nas escolas é o tema da semana do podcast Os Incomodados

5 de novembro de 2025
Celular em sala de aula: sim ou não?

Rodas de Conversa online reúnem educadores e preparam para Fórum

4 de novembro de 2025
Vestibular indígena Unicamp: 1,5 mil estudantes fazem a prova em cinco cidades do País

Unicamp abre nesta segunda-feira as inscrições para o Vestibular Indígena 2026

3 de novembro de 2025
Centro Dom Bosco oferece formação técnica gratuita para jovens de Campinas e região

Centro Dom Bosco oferece formação técnica gratuita para jovens de Campinas e região

3 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.